Identidade visual: a importância dela para a sua empresa


Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos, ou seja, visuais, que caracterizam uma organização. Desse modo, somente com um olhar e sem nenhum texto, um usuário reconhece que o conteúdo divulgado é de determinada empresa. 

Portanto, a identidade visual tem como principal funcionalidade se comunicar com os indivíduos e transmitir mensagens, gerando para os negócios uma possibilidade maior de converter novos consumidores, por meio da construção de uma marca forte.


Nesse sentido, é preciso que no momento da elaboração da identidade visual os detalhes sejam definidos cuidadosamente, afinal, a identidade que for definida vai acompanhar o estabelecimento por toda a sua trajetória.

Do que se trata a identidade visual?

A identidade visual é a elaboração de todos os elementos visuais e gráficos de um estabelecimento, desde nome, cores, slogan, tipografia, entre outros materiais de divulgação.


Ou seja, tudo o que representar o estabelecimento imageticamente faz parte dessa definição. 


É por isso que, quando vemos um rótulo de vinho personalizado, já identificamos de qual empresa ele pertence. A construção de uma identidade permite que, por meio de elementos como cores e letras, os indivíduos identifiquem o estabelecimento.


Esses elementos são o que diferencia um estabelecimento do outro,ainda que haja elementos parecidos como, por exemplo, as cores. No entanto, outros aspectos terão a função de diferenciá-los.


Isso porque a identidade visual é algo único e exclusivo de um negócio, não possuindo somente a função de trazer novos consumidores. 


Mas também diz muito sobre o negócio, uma vez que por meio da identidade também são passados os valores, propósitos, ideias e sua visão de mundo.


Por isso, um de seus objetivos é destacar o que a sua empresa tem de melhor e causar um bom impacto nos consumidores, permitindo que o estabelecimento tenha sucesso em suas estratégias e consiga alcançar novos mercados. 


Sendo assim, ela é usada em todo o material com imagens do estabelecimento, fotos, flyer digital, ilustrações, dentre outros. 


Além disso, vale destacar que a identidade visual não é só usada em materiais físicos, ela se estende também para o meio digital, sendo utilizada nas redes sociais, por exemplo.

Por que sua empresa precisa de uma identidade visual?

Para ser lembrado pelo público, uma empresa deve desenvolver diversos métodos, elaborar estratégias de marketing, atendimento, logística, dentre outros. No entanto, o negócio não deve esquecer de como se comunica visualmente. 


Nesse sentido, desenvolver uma identidade contribui para o negócio com a possibilidade de transmitir para as pessoas, ainda que de modo subjetivo, definições como:


  • O que é o negócio;
  • Quais são seus valores;
  • Como as pessoas se identificam com ele;
  • Está gerando engajamento ou não.

Para exemplificar melhor, apenas com esses elementos, o estabelecimento consegue apresentar quem é ele. Pense que há muitas marcas no mercado que somente são reconhecidas pelas cores ou alguma letra do alfabeto que ele destaca. 


Nesse sentido, com a identidade definida existe uma infinidade de maneiras de uma empresa de entrega de encomendas explorar em seus materiais, já que depois de estabelecida e bem conhecida, ela fica no imaginário dos indivíduos.


Pense só: um estabelecimento pode ter definido a sua logomarca com o seu nome e algum elemento gráfico, assim, todos os seus materiais são definidos com essa identidade. Com o passar do tempo, ele decide inovar e mudar esse conceito.


É o caso de diversas empresas, que retiraram seu nome da logomarca e deixaram somente o elemento gráfico. Quando bem trabalhado, é possível notar que mesmo sem o nome, os consumidores conhecem que o conteúdo pertence a determinado negócio. 


É isso o que ocorre quando a identidade visual é forte. Além disso, ela também transmite valor, trazendo uma sensação de proximidade para o indivíduo que está consumindo seus produtos e serviços, estabelecendo uma relação de confiança. 


É necessário ter em mente que, muitas vezes, o primeiro contato que um indivíduo tem com uma empresa é feito por meio da identidade visual. No caso de um estabelecimento físico, a primeira coisa que um indivíduo observa é a fachada e o banner de loja


Além disso, os elementos também geram identificação, o que quer dizer que quando as pessoas gostam do estabelecimento, elas se sentem próximas e passam a estabelecer uma relação de reconhecimento.


Desse modo, desenvolver a identidade visual traz engajamento para a sua empresa, já que elas estão mais próximas e se identificam, o que reflete também em como os internautas se relacionam, interagindo mais na página do comércio, por exemplo. 


Por fim, nada impede que o estabelecimento altere a sua identidade visual, uma vez que ela não deve ser obrigatoriamente para sempre, mesmo porque o comércio passa por mudanças, muda os seus posicionamentos, e a identidade deve acompanhar isso. 


Sendo assim, uma empresa de serviço motoboy tem a possibilidade de ser identificada por esses elementos, que quando errados, não transmitem mais uma mensagem que represente o estabelecimento.


Nesse caso, será necessário rever a sua identidade para se posicionarem de modo correto. 

Qual a diferença entre identidade visual, marca e branding?

Esses três conceitos podem até parecer a mesma coisa, mas não são. Como já foi dito, a identidade visual diz respeito a todos os elementos visuais que envolvem o comércio. 


Já a marca, ou brand, trata-se especificamente sobre o logotipo da empresa e é colocado em todos os materiais desenvolvidos pela equipe, até mesmo o banner horizontal que fica exposto no espaço físico. 


Já o branding está relacionado com ambos os itens anteriores. Este cuida da parte de elaboração e tática que serão desenvolvidas, pensando na mensagem que será passada, no posicionamento do comércio, nos valores, ou seja, em tudo. 


O branding vai além da parte gráfica e cuida do processo com um todo, sendo que, sem uma definição adequada dele, todo o restante do processo é afetado, pois o que é definido com ele reflete nos outros dois conceitos. 

Passo a passo para criar sua identidade visual

Depois de constatar que a sua empresa de vinho tinto encorpado necessita de uma identidade visual, é preciso desenvolver algo que seja marcante, que gere impactos para os indivíduos. Por isso, acompanhe como você pode fazer isso.

1 - Conheça o seu público

Não tem como pensar no desenvolvimento da identidade visual sem ter noção de quem o comércio atinge, afinal, sem isso, corre-se o risco de desenvolver algo que não gere o engajamento e muito menos transmita uma mensagem.


É preciso que a identidade seja em concordância com o que o público prefere, assim, se os indivíduos são mais jovens a identidade tem a possibilidade de ser mais divertida e moderna, porque isso está de acordo com esse público, por exemplo. 


Desse modo, faça pesquisas, observe comportamentos e verifique características que ajudem nesse desenvolvimento, para que a identidade seja coerente e realmente consiga se comunicar com o seu público. 

2 - Pense no que você deseja transmitir

Depois de compreender com quem o comércio está se comunicando, a próxima etapa é pensar na elaboração das mensagens que ele deseja transmitir, principalmente porque os valores serão refletidos nessa identidade. 


Esse é o momento de refletir o que é imprescindível ter na identidade, como por exemplo:existe um símbolo que lembra a marca? Que elementos definem o negócio? 


Esses e outros questionamentos devem ser realizados para nortear a criação. 


Portanto, pesquise e analise tudo para ajudar quem será o encarregado do desenvolvimento dos elementos visuais, afinal, com todo esse material ele consegue ter elementos que permitam que ele seja capaz de desenvolver o cartão de visita colorido

2 - Elabore materiais com a identidade visual

A próxima fase é colocar tudo no papel, sendo o momento de testar, escolher todos os elementos, pensar nas suas disposições, entre outros aspectos. Pense na tipografia e experimente todas as possibilidades na marca para escolher os mais agradáveis. 


Teste a identidade em diversos formatos, verifique se ela é adaptável para tamanhos pequenos e maiores, afinal, não basta somente pensar nas redes sociais ou no banner de divulgação, uma vez que a identidade vai ser usada em muitos lugares.


Por esse motivo, os materiais precisam ser adaptáveis.


Em seguida, é o momento de reunir todos da equipe para verificar se a mensagem transmitida é adequada. Observe também se está alinhada com o público e com as metas do comércio, para que seja aperfeiçoada caso não esteja. 

4 - Apresente a criação para os colaboradores

Depois de tudo pronto, é necessário testar a identidade. Uma ótima solução é apresentá-la para os seus colaboradores, por isso, use esse recurso para que eles fiquem familiarizados com a nova forma de comunicação. 


Além disso, eles têm a possibilidade de dar um retorno e sugestões. Pense que isso pode evitar gastos, já que a identidade será usada em tudo e a empresa vai gastar com impressão e produção de materiais. 


Tendo um feedback, alguns detalhes que não sejam adequados podem ser aperfeiçoados, assim, a identidade transmite a mensagem correta e fica de acordo com o que sua empresa deseja, trazendo os resultados esperados.  

Conclusão

Desenvolver uma identidade visual é imprescindível para um comércio que deseja melhorar a sua comunicação com os consumidores, e assim, poder ter uma relação próxima e transmitir confiança para eles. 


Desse modo, a identidade visual faz parte do crescimento do negócio e deve ser desenvolvida em concordância com quem será impactado, para que ela seja propícia para esse público. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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