5 vantagens do Google Analytics para o seu escritório



Já não é segredo para ninguém como o marketing digital pode mudar os rumos de uma empresa. O que pouca gente sabe é como as métricas podem ser importantes para um escritório, como quando falamos sobre Google Analytics para advogados.

Primeiramente, existe uma confusão muito comum no setor jurídico sobre a aplicação de estratégias de marketing nesse segmento. De fato, a lei prevê que os advogados não podem anunciar seus serviços de modo apelativo ou explicitamente comercial.

Isso está previsto no Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem de Advogados do Brasil), no seu artigo 39, capítulo VIII, chamado “Da Publicidade Profissional”. Mas será que a passagem trata de todo e qualquer tipo de ação de marketing digital? Vejamos:

A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”.

Ou seja, fica claro que com “discrição e sobriedade” é possível, sim, um escritório e mesmo um advogado autônomo divulgarem seus serviços. É o caso do marketing de conteúdo, algo muito importante para entendermos melhor este artigo.

Certamente, uma agência marketing digital pode ajudar e muito alguém dessa área, fazendo o uso de ferramentas como a RD Station, sistema de automação de marketing, bem como desenhar uma estratégia que seja, ao mesmo tempo, eficiente e ética. 

Ou seja, que consiga engajar pessoas sem quebrar com o protocolo da profissão.

Também é exatamente aí que entra o papel Google Analytics, que lida com métricas e números que mensuram os resultados das ações de marketing digital de qualquer site, blog ou plataforma similar.

De fato, muitas pessoas pensam que para promover seus conteúdos basta pagar para isso, Contudo, existe todo um processo de estruturação, implementação e manutenção que precisa ser levado em conta.

Realmente, nenhum escritório conseguirá evoluir sem fazer testes, comparações, novas tentativas e muito esforço. Para isto, é preciso ter os números nas mãos e saber como cada ação performou, até para decidir quais permanecerão, e quais precisarão mudar.

Por isso, escrevemos este artigo, para ajudar os advogados e gestores de escritórios jurídicos a compreenderem, e até aplicarem, as cinco principais vantagens dessa ferramenta incrível que é o Google Analytics.

1. Quanto custa usar essa ferramenta?

Quem pensa que, para estar em dia com as soluções mais avançadas de análise de tráfego e métricas online, precisa gastar fortunas em softwares, está muito enganado. Na verdade, a melhor ferramenta do mundo é gratuita: o próprio Google Analytics.

Trata-se, portanto, da primeira grande vantagem de aplicar a solução. Claro que, no fundo, a Google Inc. faz isso por uma questão de posicionamento de marca, já que junto com o pacote ela acaba promovendo sua própria rede de anúncios.

Assim, ao verificar os números de pesquisa de uma palavra-chave como “computador novo”, é bem provável que a pessoa acabe investindo no Google Ads.

Ademais, tudo isso também tem o benefício de disseminar a cultura digital, levando cada vez mais empresas a investirem na esfera online. Afinal, antes de um site ser bonito e cheio de efeitos especiais, ele precisa estar bem posicionado, não é mesmo?

Daí a importância de ferramentas como o Google Analytics se popularizarem, tornando a internet mais assertiva, e forçando os conteúdos publicados a serem cada vez melhores, pois quem não correr atrás, certamente vai acabar perdendo posição.

Basta fazer uma breve pesquisa por catálogo de empresas para ver a quantidade de artigos, vídeos e materiais tratando do assunto. Em um ou dois segundos, são centenas de milhares de resultados que aparecem. Porém, só os melhores na primeira página.

Poder desfrutar de uma ferramenta gratuita para conseguir um ranqueamento assim é, sem dúvida, um enorme benefício, concorda?

2. Sobre usabilidade e eficiência

Além de gratuita, a ferramenta do Google Analytics é extremamente intuitiva e amigável, pensada para ser assim mesmo. É claro que, no limite, dependendo do nível de acompanhamento que o escritório quiser fazer, é preciso ter um domínio maior.

Contudo, se comparada com outras ferramentas do mercado, certamente ela é a que tem um dos layouts e usabilidades mais eficientes. Para acompanhar uma página sobre demolição construção civil ou qualquer assunto, basta ter uma conta no Gmail.

Depois, os principais passos a serem seguidos, na fase inicial de configuração, aparecem na tela como pop-up, indicando um passo a passo infalível. A interface também salienta as principais métricas que podem ser trabalhadas, tais como:

  • Usuários e visitantes;
  • Sessão: comportamento deles;
  • Taxa de rejeição;
  • Fonte de tráfego por campanha
  • Duração média da sessão;
  • Relatório de canais;
  • Busca orgânica e taxa SEO;
  • Fluxo vindo das redes sociais;
  • Fluxo de e-mail marketing;
  • Acesso via direct;
  • Referral e link building;
  • Buscas pagas e display;
  • Conversões e CTAs;
  • Duração e engajamento;
  • Eventos e sessões;
  • Entre outras similares.

Assim, vasculhar as páginas e identificar os detalhes essenciais, torna-se cada vez mais fácil, graças a um sistema responsivo, que não apenas se torna mais intuitivo e natural com o tempo, como vive contando com melhorias.

3. Foco nas taxas de rejeição

O Google Analytics foi uma das primeiras ferramentas do mercado a salientar a importância de prestar atenção nas taxas de rejeição, também conhecidas como bounce rate.

Trata-se do tempo que as pessoas passam em suas páginas, o qual, sendo muito pequeno, mostra que houve basicamente uma “rejeição” do seu conteúdo. Além disso, é um dos principais índices para os escritórios de advocacia.

Não só eles, afinal, se você entra em um excelente blog de sala comercial compartilhada, quanto tempo você vai passar lendo o material, vendo fotos e interagindo com aquilo? Uma média bacana seria entre quatro e sete minutos.

Mas, como vimos acima, o ramo jurídico praticamente só pode investir em marketing de conteúdo. Isso quer dizer que o tipo de relação que eles têm com o seu público é uma relação de qualidade, que exige tempo para se desenvolver e engajar.

Outra vantagem do Google Analytics é que ele especifica esse fator, indo muito além da questão do tempo que o usuário permanece na página.

Por exemplo, se um conteúdo sobre gravação de áudio conta com vários menus e botões, como CTAs (Call to Action, ou Chamada para Ação), porém eles nunca são clicados, a taxa de rejeição continua sendo ruim, mesmo que o tempo não caia.

Outro índice comparável é o da origem de tráfego pelo Link Patrocinado e pelo SEO (sigla para Otimização Para Motores de Busca). 

Ou seja, se vem muita gente pelas campanhas pagas, mas poucas pelo orgânico, há algo de errado na otimização dos conteúdos do seu escritório, concorda?

4. Os conteúdos mais acessados

Seguindo a mesma linha da importância da taxa de rejeição, outra vantagem do Google Analytics é que é possível analisar quais são os conteúdos mais acessados desde o início do site, ou então com um filtro de semanas, meses, anos e afins.

Aqui, indo muito além do “tempo médio”, é preciso entender as diferenças entre visualização única e impressão de páginas. Em um conteúdo sobre abertura de cofre, por exemplo, como saber se o mesmo usuário leu várias vezes?

Ocorre de a pessoa salvar o link, ler no celular, depois no computador, depois abrir a página para algum amigo ou parente ler, e daí em diante. A vantagem é que a ferramenta do Google discrimina os dois tipos de acesso.

Assim, as estratégias para o futuro se tornam mais assertivas, em vez de se basearem em ilusões ou números descontextualizados.

5. Qual é a origem dos usuários?

Tanto um escritório de advocacia, quanto qualquer outra empresa ou marca que invista pesado em marketing de conteúdo, precisa saber qual é a origem dos usuários que frequentam suas páginas.

Se o site é uma plataforma de controle de bens patrimoniais, é bem provável que a taxa de pessoas entrando direto pela barra de endereços seja alta, pois os assinantes têm interesse total em acessar o site e acompanhá-lo bem de perto.

O que um escritório precisa fazer para conseguir algo assim? Gerar conteúdos originais e relevantes, sem dúvida. Mas, antes de qualquer coisa, precisa saber se as pessoas estão vindo dessa forma, ou pelas redes sociais, ou pelo link patrocinado, ou por e-mail, etc.

Também é isso que vai definir o quanto de orçamento deve ser investido em cada ação de marketing que a empresa faz. Portanto, trata-se de uma questão que é a um só tempo estratégica, comercial e financeira.

Bônus: benefícios e considerações finais

Certamente, ficou claro que o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que queira melhorar seus resultados digitais, seja uma indústria química ou um site de venda de móveis como gaveteiro para arquivo.

No caso dos escritórios de advocacia, porém, as vantagens são ainda mais acentuadas, e dizem respeito, sobretudo, à importância do marketing de conteúdo para esse segmento, assim como de acompanhar as páginas de perto.

Deste modo, levando em conta os cinco tópicos detalhados acima, já é possível compreender melhor a dinâmica do Google Analytics, bem como vislumbrar ações práticas para melhorar o uso da ferramenta. Agora, basta colocar em prática.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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