Comunicação Interna: saiba como melhorar a da sua empresa


Vivemos a era da cultura organizacional, das filosofias de marca, do endomarketing e dos esforços de valorizar o ativo humano de cada empresa. É nesse contexto que a Comunicação Interna se mostra tão importante.

A cultura organizacional ou corporativa nada mais é do que um princípio que norteia uma empresa. Mais ou menos como os famosos “Missão, Visão e Valores”, porém de modo até mais profundo, e que deve surgir desde a fundação do negócio.

Já o endomarketing parte do princípio de que se uma marca não conseguir vender sua ideia para os funcionários, dificilmente vai conseguir se firmar no mercado e convencer o público-alvo. Seja uma empresa de alimentação ou de cabeamento industrial.

Tudo isso deixa muito claro o seguinte: foi-se o tempo em que o funcionário era visto apenas como um elemento qualquer no processo, como uma mera engrenagem de uma máquina. Atualmente, já se ouviu falar até em “capital humano”.

Aí é que entra o papel da Comunicação Interna, sem a qual nenhum negócio pode se tornar realmente sólido e sustentável no curto, médio e longo prazo.

Então, se você quer compreender como tudo isso pode melhorar a missão e a rotina do seu negócio, mudando-o de patamar, basta seguir adiante na leitura.

Por que falar em Comunicação Interna?

De fato, em um mercado cada vez mais competitivo, com clientes e pessoas cada vez mais exigentes, toda marca precisa se preocupar com isto. Nos dias de hoje a informação corre solta, e a internet está aí para garantir isso, dando liberdade ao público.

Há plataformas e até redes sociais, por exemplo, que são voltadas exclusivamente para o mundo corporativo. Assim, antes de decidir participar de entrevistas de emprego em uma empresa, a pessoa já pode ler muita coisa sobre ele.

Isso inclui a qualificação e o comentário de ex-funcionários. Agora imagine, se você mesmo fosse funcionário, e visse qualificações excelentes sobre o ambiente de trabalho de uma empresa de manutenção hospitalar, isso seria motivador, não é mesmo?

Por outro lado, se visse que uma empresa concorrente tem vários problemas, como ruídos de informação, ambiente tóxico e liderança abusiva, certamente você ia ficar muito receoso de mandar o seu currículo para esta segunda opção, concorda?

Deste modo, a Comunicação Interna pode trazer vários benefícios, tais como:

  • Visão de longo prazo;
  • Transparência e credibilidade;
  • Um clima geral positivo;
  • Pertencimento de equipe;
  • Oportunidades de destaque;
  • Motivação e alinhamento;
  • Minimização de crises;
  • Potencialização de resultados;
  • Troca de conhecimento;
  • Entre tantos outros similares.

Certamente, você já ouviu o ditado: “quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”. De fato, sem uma visão de longo prazo, apenas debatendo-se na “correria do dia a dia”, nenhuma empresa chegará a ser realmente grande.

Além disso, faz parte da Comunicação Interna garantir que essa visão seja atingida. Se o negócio trabalha com check up geral exames, ele precisa ter sua filosofia bem desenhada desde o primeiro dia.

Aí vem um fator que pouca gente leva em conta: não bastaria definir a missão, sem comunicação. Se ela não estivesse bem comunicada, nunca seria atingida, as metas ficariam para trás e tudo se perderia no caminho.

Os demais benefícios e vantagens da Comunicação Interna

A transparência e credibilidade são o princípio de qualquer negócio. 

Se a empresa trabalha na área de motoboy pequenas encomendas, não apenas os donos e gestores precisam ter essa qualidade entre si, como os funcionários da operação também necessitam.

Quando o ruído de informação começa a dar espaço a fofocas em vez de alinhamento, é sinal de que algo está se perdendo. 

Daí que um clima geral positivo seja um dos maiores benefícios de uma Comunicação Interna eficiente, o que já dá várias dicas de como conduzi-la.

O problema da famosa “luta de egos”

Tem gente que pensa que o pertencimento de equipe é algo que pode ser mensurado facilmente. Não é bem assim, mas existe uma régua infalível que geralmente é esquecida.

Trata-se de acompanhar um colaborador novo, que acabou de entrar. Mesmo depois de ser aprovado pelo RH e pelos gestores, se ele tiver muita dificuldade de se entrosar, pode ser um sinal de que tem algo errado, de que os demais estão dificultando o processo.

É muito comum colaboradores sentirem medo de gente nova, de perderem seus cargos, sua “liderança” anterior, e daí em diante. Quando se fala em locação de espaço comercial, por exemplo, quem era o melhor vendedor até ontem?

Agora, com a entrada de novos funcionários, será que aquela pessoa vai perder sua posição de exemplo e de conquistas?

Até certo ponto, esse problema é compreensível, contudo, é preciso cuidado, pois ele pode indicar que o foco já não está na missão da empresa, mas na “luta de egos”.

Aí é que entram as oportunidades de destaque e as propostas reais de plano de carreira, bonificação e reconhecimento, que são mais difíceis do que podem parecer em um primeiro momento, e que serão aprofundadas adiante.

Os demais pontos citados acima, como motivação, alinhamento e troca de conhecimento, também serão aprofundados, já como dicas práticas de implementação de uma boa Comunicação Interna.

O fato indiscutível é que onde existe uma cultura positiva, sempre vai haver potencialização de resultados e minimização de crises.

O papel dos planos de carreira e reconhecimento

Uma dica de ouro para qualquer gestor, líder ou empreendedor que queira ter uma boa Comunicação Interna é garantir que façam parte de sua cultura as propostas reais de plano de carreira, por meio de bonificação e reconhecimento, por exemplo.

De fato, os melhores talentos não virão até seu negócio apenas com base em palavras, mas também com base em gestos e prova de que a empresa se preocupa com eles. Hoje, há grandes corporações que falam sobre PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Deste modo, se o negócio é da área de central de monitoramento cftv, realmente alguém pode entrar como estagiário, fazer por merecer e com o tempo tornar-se alguém maior na hierarquia do negócio.

Dando sinais concretos de que a marca pensa em seus colaboradores, qualquer outra dica sobre Comunicação Interna faz muito mais sentido, concorda?

A eficiência nos processos e setores

Se tem algo que desanima os funcionários é trabalhar numa empresa onde os processos simplesmente não funcionam. Em alguns casos, a impressão que fica é que os setores não se comunicam, então, tudo sempre atrasa ou dá errado.

Imagine, por exemplo, se a empresa presta algum serviço. De certo, o alinhamento vai ter de cobrir desde o técnico que faz manutenção relógio de ponto henry, passando pelo suporte que o ajuda quando ele está externo, até a sessão interna de pós-venda.

Qualquer deslize nesse processo impactaria não apenas os funcionários, como também o cliente, criando um círculo vicioso do qual ninguém gostaria de fazer parte. Já a eficiência atrai os melhores talentos e clientes.

A importância da reunião e do feedback

Atualmente, todo mundo ouve falar em feedback, ou em “pontuar” tal pessoa. Mas será que na prática estamos utilizando esses recursos de modo correto?

Uma dica de ouro para a Comunicação Interna ter um upgrade é saber conciliar feedbacks com reuniões coletivas. Assim, enquanto as missões e metas da empresa permanecem claras para todos, os gestores se aproximam da sua equipe.

Lembrando-se da velha regra sobre pontuação: todo elogio deve ser feito em público, na frente dos demais, já as críticas negativas precisam ser em particular.

Outro fator incrível que um bom gestor sempre trabalha em equipe é o da troca de conhecimento. Além de fazer com os demais, o líder também pode estimular que todos façam entre si.

O que é motivação e alinhamento?

Afinal de contas, o que é ter uma equipe motivada, alinhada entre si e em relação ao que se espera dela?

Pouca gente faz essa pergunta, mas ela é fundamental. Trata-se de levar em conta todas as dicas dadas até aqui.

Hoje, é muito comum as empresas investirem em espaços para lazer, algumas contam até com geladeiras com sorvete e refrigerante.

Tudo isso pode ser algo bom. Mas, certamente, só vai funcionar se os funcionários estiverem realmente motivados e alinhados. 

Ou seja, se eles comprarem a cultura da empresa, se ela fizer sentido para eles e for capaz de tocar suas vidas profissionais e até pessoais.

Quando se fala em soluções que dependem da sensibilidade do colaborador, como uma casa de repouso zona leste, tudo isso é ainda mais importante e urgente, não é mesmo?

Bônus: canais de comunicação

Dependendo do tamanho da empresa, a comunicação pode ir desde um mural, passando por jornais de circulação interna, até uma TV corporativa.

Em todo caso, uma dica de ouro é utilizar a tecnologia. Ela pode facilitar o disparo de e-mails e a circulação de vídeos, seja com a missão da empresa ou com conteúdos motivacionais.

Uma dica infalível para melhorar a Comunicação Interna é o uso de pesquisas de satisfação, que precisaram garantir o anonimato. Assim, você descobre os problemas de cada setor, e as pessoas ficam à vontade para dizê-lo.

Tudo isso apenas reforça o que foi dito até aqui, agora é questão de colocar as dicas em prática e buscar os melhores resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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