ROI: o que é e qual a sua importância


Uma das melhores formas de saber se o seu investimento está funcionando ou precisa de melhorias, independente da área de atuação da sua empresa, é por meio do ROI, uma das técnicas mais utilizadas no marketing digital para medir a rentabilidade de estratégias.

Fazer uma medição e se atentar para os resultados dessas métricas é um método bastante eficaz para implementar melhorias, corrigir erros e ainda saber se aquilo que você está gastando está de fato trazendo lucro.


Conhecer o seu negócio é sinal de controle total. Por isso, saiba um pouco mais sobre essa ferramenta, cujo cálculo de investimento é simples e fácil de mostrar resultados, do qual qualquer negócio deve aderir, inclusive um chaveiro de carros 24 horas. Acompanhe!

Afinal, o que é o ROI?

Ao longo dos anos e durante os estudos sobre marketing digital e os resultados que essa ferramenta traz para as empresas, foram sendo criadas inúmeras formas de verificar resultados que poderiam explicar o trabalho feito em campanhas de divulgação.


Foi aí que surgiu o Return of Investiment (ROI), ou em português, Retorno sobre Investimento. 


Esse indicador nada mais é do que um cálculo apropriado para saber quanto a empresa está ganhando ou perdendo diante do que ela está investindo - no caso, o retorno.


Por exemplo, uma empresa de manutenção de jardim implementou ao longo dos últimos seis meses diferentes estratégias para venda, entre elas, a compra de um software de automação para envio de e-mail marketing, que é um grande potencial para vendas.


Fazendo o cálculo do ROI, é possível saber o quanto essa empresa tem tido como retorno, de acordo com os ganhos e os custos totais trazidos especialmente pela tal ferramenta, sem contar com valores totais, como por exemplo, vendas na rua.


É importante saber que o cálculo de retorno pode ser feito não apenas por questões financeiras, mas também em outras modalidades, como para equipes, tempo, estratégias e outras modalidades, embora a procura mais comum seja a financeira.

A fórmula do ROI

Basicamente, qualquer tipo de indicador pode ser calculado utilizando a seguinte fórmula:


ROI = receita - custo/ custo


Em seguida, o resultado deve ser multiplicado por 100, que equivale à porcentagem.


Vamos supor que determinada empresa pretende encontrar o retorno sobre o investimento referente às estratégias de anúncios em redes sociais que possibilitaram vendas. 


A busca por uma métrica será importante para decidir se o investimento será mantido no futuro ou não.


Somando contratação de funcionários qualificados, compras de anúncios e produção de campanhas, o dono do estabelecimento chegou ao valor de 5 mil reais de investimento. 


Nesse caso, a equipe já foi contratada com seus devidos treinamentos e qualificações feitas, mas se caso o empregador tivesse pago esses estudos eles também seriam valores a serem contabilizados em uma soma aos 5 mil reais.


Em uma análise aprofundada foram vistos que cerca de 10 mil reais foram ganhos por conta de anúncios clicados em redes sociais. Embora as páginas tenham ganhado muitas visitas, apenas esse número de ganhos foi contabilizado.


Ou seja, foram 10 mil vendas pelas redes por meio de 5 mil reais de investimento na plataforma. Ao subtrair 10 mil (receita) de 5 mil (custo), dividindo novamente por 5 mil e multiplicando por 100, é possível encontrar 100% de ROI nesta estratégia.


Por isso, é importante entender um pouco mais sobre cada uma das partes em um cálculo de ROI.

Receitas

É interessante pontuar que receitas podem ser todos os ganhos notados pela empresa, seja em uma contabilização financeira, seja por visitantes em uma página, um público específico esperado ou até mesmo pessoas que deixaram seus dados no site.


Por exemplo, uma clínica de exame toxicológico demissional quer descobrir o ROI a partir de uma campanha feita com um influencer contratado para promover os serviços da empresa. 


O preço usado para investimento da contratação do influenciador, somado ao preço do serviço que o mesmo utilizou gratuitamente, totalizou 4 mil reais.


A lucratividade que a clínica teve durante os meses em que o influenciador realizou a campanha foi de 2 mil reais. Esse valor final equivale à receita.

Despesas

Conforme o exemplo anterior, a clínica teve como despesa todos os valores relacionados aos gastos com o influencer, que incluem tanto o salário dele como os serviços ou gratuidades que ele teve na empresa, que fazem parte de uma estratégia de investimento.


No entanto, as despesas podem ir além dos serviços dados a um influenciador, como já foi citado anteriormente, podendo ser englobado todo o esforço ou pagamento feito, fosse ele significante ou não para o bolso do empresário.


Digamos que o dono de um restaurante de hambúrguer artesanal doce queira calcular o ROI relacionado às novas mudanças no cardápio e toda a estratégia de divulgação por trás disso.


Como despesa, ele deverá acrescentar não apenas o pagamento de anúncios em redes sociais, mas também o valor gasto com os materiais deste novo produto e também um possível treinamento feito, dos quais se incluem cursos e até mesmo a locomoção.


É importante que tudo seja considerado na hora de encontrar o ROI, mas claro, somente aquilo que estiver relacionado ao produto final. Se nesse caso foi um novo sanduíche a ser lançado, então as despesas que fazem parte envolvem todo o processo de lançamento.

Como avaliar os resultados?

Digamos que uma empresa de buffet casamento para 200 pessoas deseja encontrar o ROI específico sobre uma estratégia de marketing de conteúdo, que realizou através de publicidade em um jornal impresso.


Então, qual a melhor maneira de saber se essa estratégia, apesar de não ser negativa, é favorável ou não para a empresa?


Tudo depende do que a empresa ou a equipe responsável quer metrificar. O ROI pode variar bastante, e é impossível que todas as empresas sigam um padrão definido, já que os números tanto de despesas como de investimentos mudam para todas.


É interessante utilizar os valores do ROI para comparação de épocas do ano ou outros tipos de estratégias, metas a serem alcançadas ou até mesmo ultrapassadas, cálculos de investimentos de acordo com o tempo de trabalho, e muitas outras possibilidades.


Novamente, a melhor forma de verificar uma negativa ou uma positiva sobre o valor encontrado é saber qual o propósito do ROI e para quê ele será utilizado na empresa. 


Lembre-se que o ROI não é uma medição feita para curtos prazos. Você não pode, por exemplo, decidir acabar com a venda de cordão para crachá personalizado na sua loja porque os resultados não foram os esperados em duas semanas.


O ROI é importante como métrica de uma empresa em relação a médios e longos prazos. Quanto maior for o tempo para contabilizar o investimento, mais certeiro será o resultado.

Os benefícios do ROI

Se até agora você não está convencido da importância que o valor do ROI pode ter para o andamento de uma empresa, saiba que essa é uma das maneiras mais utilizadas por investidores na bolsa para verificar as possibilidades de compras de uma empresa.


Isso acontece porque é possível verificar o quanto necessita-se de investimento para certas atividades e resultados, o que proporciona um olhar amplo sobre as facilidades e dificuldades dentro de uma empresa.


Por exemplo, em uma multinacional especializada na fabricação de impressora datacard sd260, investidores notaram alguns erros em apostas relacionadas à compras de materiais, mas viram positivos índices relacionados à propaganda.


Essa perspectiva de análise é essencial, tanto para pessoas na própria empresa, quanto para empresários que querem entrar com capital no negócio. 


Algumas das possibilidades encontradas em análises de ROI, estão:


  • Principais fontes de lucro;
  • Gastos indevidos;
  • Retornos bem avaliados;
  • Investimentos necessários;
  • Força do cliente;
  • Capacitação necessária para colaboradores.

Essas e outras questões podem vir a surgir de acordo com cada leitura, feita pelas equipes responsáveis pelo ROI. Ao encontrarem os erros e acertos, é possível atingir resultados cada vez maiores, o que torna o uso dessa estratégia uma das mais precisas no mercado.

Conclusão

Agora que você já sabe melhor o que é ROI, como fazer o cálculo dele, os benefícios e resultados, comece já a aplicar essa estratégia na sua empresa, e tenha resultados mais assertivos em seus relatórios.


Uma boa dica, inclusive para um buffet de churrasco, é manter uma periodicidade de cálculos, priorizando análises completas, que incluam o público-alvo da empresa, correção de danos e lançamento de metas e reparos em eventuais problemáticas.


Ademais, procure também fazer o ROI de forma mensal ou trimestral, sempre guardando os resultados, para que seja possível uma análise mais completa sobre as métricas alcançadas em diferentes épocas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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