Marketing de conteúdo: conheça mais sobre essa estratégia


O marketing de conteúdo tornou-se um dos queridinhos da internet. Muito disso, deve-se ao próprio comportamento do consumidor atual, que está cada vez mais ávido por informações, ao invés das tradicionais e invasivas propagandas.

Tanto que hoje em dia, a produção de conteúdo relevante é indispensável para qualquer planejamento de marketing. Sendo assim, todos os empreendimentos que desejam crescer digitalmente vão acabar criando algum material informativo.


Pare e pense: quando você pesquisa por escapamento esportivo para carros no Google, você está buscando somente o preço do produto? Não! Você quer saber mais sobre aquele artigo, ver fotos, ler depoimentos, saber as especificações.


É aí que o marketing de conteúdo é aplicado.


Por isso, o artigo de hoje vai justamente tratar sobre essa estratégia, para que você conheça a metodologia e possa aplicar nas suas campanhas de marketing. Acompanhe a leitura!

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa engajar o seu público, com a intenção de aumentar a rede de clientes e leads (potenciais clientes), por meio da criação de materiais relevantes e informativos.


Dessa forma, é possível fazer com que a audiência vá até a sua marca e, ao mesmo tempo, entregar algo de valor, para que as pessoas criem uma imagem positiva do seu negócio.


Segundo uma pesquisa da HubSpot, cerca de 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam. Ou seja, a estratégia é capaz de criar um relacionamento saudável e duradouro com os clientes.


Como consequência, tem-se uma maior porcentagem de conversão e vendas.


No entanto, é preciso ressaltar que o foco do marketing de conteúdo não é necessariamente vender, mas sim, trazer algum benefício para os leitores, resolvendo problemas, esclarecendo dúvidas ou transmitindo conhecimento.


Quer dizer que a venda é apenas uma consequência de todo esse processo.


Por esse motivo, ao criar um artigo sobre pintura para carros, é interessante focar na atividade, mas sem intenções propagandísticas, já que isso pode afastar os clientes. Então, o melhor é criar algo que seja relevante e faça sentido aos leitores.

Como funciona o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo faz parte da metodologia do Inbound (ou marketing de atração). Sendo assim, a estratégia tem como objetivo captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva.


Por essa razão, o funcionamento do marketing de conteúdo é um pouco diferente das publicidades tradicionais. Essa atração deve ser feita sutilmente e, para isso, a estratégia se apoia em quatro etapas principais:


  • A atração, por meio de conteúdo relevante;
  • A conversão, transformando visitantes em leads;
  • A venda, com a demonstração do produto ou serviço;
  • Encantamento, campanhas de pós-venda e relacionamento com o cliente.

Portanto, fazer marketing de conteúdo é seguir a metodologia do Inbound, já que a criação dos materiais passa por essas quatro etapas, atendendo às necessidades do usuário durante a sua jornada de compras.


Na prática, significa que uma pessoa que acabou de conhecer o site da sua oficina de funilaria e pintura terá interesses diferentes de alguém que já fez um negócio com você. Sendo assim, os conteúdos criados também devem levar isso em consideração.

Quais as vantagens do marketing de conteúdo?

De acordo com um levantamento da Content Trends, mais de 70% das empresas brasileiras adotam o marketing de conteúdo como parte da sua estratégia de divulgação - e a estimativa é que essa porcentagem aumente ao longo dos anos.


De fato, a estratégia é capaz de atender segmentos dos mais variados ramos, desde uma oficina especializada honda, comércios, até profissionais autônomos. Afinal de contas, a informação é a grande moeda de troca da internet.


Mas quais são os benefícios do marketing de conteúdo? A seguir, separamos alguns deles.

1 - Aumenta o tráfego orgânico do seu site

O marketing de conteúdo é o grande aliado do SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca). Por isso, quem investe na estratégia acaba conquistando um bom posicionamento no Google.


Para termos uma ideia, cerca de 87% dos usuários utilizam o Google para se informar. Por esse motivo, aparecer com uma boa classificação entre os mecanismos de busca é a chance de aumentar o tráfego orgânico de visitantes, bem como o número de conversões.


Aqui, vale a pena usar o marketing de conteúdo em conjunto com as palavras-chave para indexação. Desse modo, se o termo escolhido é “troca óleo”, por exemplo, o ideal é criar um material informativo sobre o assunto.

2 - Gera consciência de marca

Sabe quando falamos de um produto específico, como um refrigerante, e logo lembramos de uma marca específica? Então, isso é o chamado brand awareness, ou “consciência de marca” - uma maneira de fazer com que as pessoas reconheçam a sua empresa.


É normal que a gente se sinta mais confortável em comprar com um empreendimento familiar. Por isso, gerar o brand awareness é muito importante, pois ele será um dos responsáveis pelo significativo aumento de vendas.


Com o marketing de conteúdo, esse processo torna-se muito mais fácil. Afinal de contas, um leitor assíduo do seu blog sobre peças de carro, por exemplo, quando precisar de uma bateria automotiva 60a, logo irá lembrar da sua empresa.

3 - Educa o público sobre o seu negócio

Muitas vezes, o seu público não entende muito bem para quê serve o seu produto ou como é o serviço. Com isso, há grandes chances de perder vendas, por puro desconhecimento da audiência. É aí que o marketing de conteúdo entra!


Por meio da estratégia, é possível responder às principais dúvidas dos clientes, ensinando tudo o que eles precisam saber para tomar a decisão de compra.


Vamos supor que uma pessoa viu o anúncio da sua mercadoria em um banner horizontal, mas não entendeu muito bem o que é o produto. Neste caso, se ela procurar no seu site, irá encontrar informações valiosas e perceber que o item pode solucionar vários problemas.


Afinal de contas, quanto mais as pessoas conhecem o seu negócio, melhores são as chances de efetivar uma venda.

4 - Reduz o CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

O CAC é uma métrica usada para verificar o valor que foi investido em marketing e vendas para conquistar um novo cliente. Quanto mais barato for, melhor é o ROI (Retorno sobre Investimento), bem como o potencial de lucratividade.


Com uma estratégia bem elaborada de marketing de conteúdo é possível reduzir o CAC, até porque a produção de materiais informativos é algo que tem um preço muito mais acessível do que outras divulgações, como a propaganda tradicional.


Além disso, você pode munir o seu time de vendas com e-books, vídeos educativos, tutoriais e outros conteúdos que diminuem o ciclo de vendas, afinal, os seus clientes já têm em mãos várias informações sobre o produto/serviço.

Como aplicar o marketing de conteúdo?

Agora que você já conhece algumas das principais vantagens do marketing de conteúdo, está na hora de aprender como aplicar a estratégia na prática.


O primeiro ponto que devemos destacar é que o marketing de conteúdo pode sim ser combinado com outras estratégias. Ou seja, você pode ter um banner de loja com o logotipo da marca, bem como um site para a produção de conteúdo.


Portanto, as estratégias não são excludentes, mas sim, complementares.


Além disso, é importante definir a persona que irá guiar a produção do seu conteúdo (independentemente do formato). 


A persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal, com base em características levantadas sobre o público. Através da personagem, é possível ter uma ideia melhor de quem é o seu consumidor e, desse modo, orientar a produção de conteúdo.


Quanto mais especializado é o seu material, maiores são as chances de conversão, principalmente na internet, em que os usuários estão em busca de informações personalizadas, de acordo com seus interesses.


Posteriormente, é o momento de produzir o conteúdo. Opte por trazer dados verídicos e nunca copie o material de outro site. Essa prática, o plágio, além de ser ilegal é muito mal vista pelos buscadores (Google), podendo prejudicar a reputação da marca.


Depois, oriente o conteúdo também conforme a jornada do cliente. Como dito anteriormente, em cada fase de compra, o consumidor precisa de outras informações, por isso, é importante acompanhar todo esse ciclo de vendas.

Conclusão

O marketing de conteúdo ganha destaque entre as estratégias de divulgação digitais. Hoje em dia, grande parte das empresas já adota a produção de conteúdo como uma das técnicas mais efetivas para conquistar clientes.


O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas e mostrar as vantagens do marketing de conteúdo. Dessa forma, quem ainda não incorporou a estratégia, tem a chance de alavancar os negócios através da atração de usuários com materiais valiosos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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