SEO: conheça mais sobre essa estratégia


Todo mundo sabe o quanto o Google impera na internet. Por esse motivo, muitas empresas investem em SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), como uma estratégia para melhorar a classificação dos sites no buscador.

Até porque, passamos a confiar muito mais em uma página que está entre o topo dos resultados, do que um conteúdo que aparece só depois da décima lista, não é mesmo?


Só para termos uma ideia: a primeira posição nos resultados de pesquisa orgânica do Google tem uma taxa de cliques de 34,36%. Depois, essa porcentagem só vai caindo.


Faça o teste e pesquise sobre quiosque móvel. Tenho certeza que você vai acabar clicando nos conteúdos que aparecem no topo.


Então, para quem deseja se destacar na internet, não dá para fugir do SEO.


No artigo de hoje, conheça mais sobre essa estratégia e saiba como aplicá-la na sua página. Acompanhe a leitura!

O que é o SEO?

O SEO nada mais é que um conjunto de técnicas de otimização, que podem ser aplicados em sites, blogs e páginas web, com a intenção de melhorar o rankeamento no Google, seguindo os pressupostos do algoritmo do buscador. 


Sabe quando procuramos por motoboy urgente no Google e ele nos dá inúmeros resultados? Então, para aparecer no buscador, você precisa do SEO.


Com isso, você tem chances de ganhar visibilidade e cliques, além de aumentar o tráfego orgânico do seu site e ampliar a sua presença online. 


Mas, para isso, é preciso provar ao Google que você realmente tem a melhor resposta e merece aparecer com uma boa classificação nos resultados de pesquisa (também chamados de SERP, “Search Engine Results Page”).


Aqui, vai além do melhor conteúdo, mas o seu site também deve oferecer uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e uma excelente experiência ao usuário. 


Tudo isso é SEO.

Quais são os fatores de rankeamento do Google?

Antes de começar a colocar em prática o SEO, é preciso compreender quais são os fatores de rankeamento do Google. Ou seja, o que o buscador leva em consideração na hora de classificar os diferentes sites da internet.


Isso vai te ajudar a ter uma visão mais ampla da aplicação do SEO.


Claro que vale a pena acompanhar as tendências do próprio Google, já que hoje existem mais de 200 fatores de rankeamento no algoritmo. É a combinação entre eles que irá influenciar na SERP.


Em geral, sabemos que os fatores se dividem em dois módulos: o On-Page (dentro da página) e o Off-Page (fora da página).


A seguir, conheça alguns deles.

On-Page

Os fatores On-Page incluem os elementos que estão dentro da sua página. Ou seja, se você tem um site de buffet a domicílio para casamento, aqui estariam os elementos que você precisa aplicar para conquistar uma boa classificação. São eles:


  • Qualidade do conteúdo;
  • Criação do título;
  • Elaboração da meta descrição;
  • URL amigável;
  • Boa navegabilidade mobile.

O Google vai avaliar se o seu site está com todos esses itens em dia e, assim, fazer a indexação da sua página.

Off-Page

Já os fatores Off-Page referem-se ao relacionamento que o seu site tem com o restante da web. Por exemplo, se o seu conteúdo cita um parceiro e vice-versa.


Aqui, a principal técnica é conhecida como link building, que é a capacidade de receber backlinks (hiperlinks ou menções) de outros sites.


Se voltarmos ao exemplo do buffet, caso você produza um ótimo conteúdo sobre buffet de massas, pode receber hiperlinks de outros sites e, com isso, o Google irá verificar que o seu material é realmente bom e melhorar a classificação no SERP.

Como aplicar o SEO na prática?

Agora que você já conhece mais sobre o SEO e os fatores de rankeamento do Google, chegou o momento de aplicar a estratégia na prática.


Inclusive, muitas empresas já consideram a otimização como parte do planejamento de marketing digital, diante da importância que o Google tem para toda a internet.


Só no Brasil, o SEO é adotado por 69,3% dos empreendimentos - e a perspectiva é que esse número cresça cada vez mais. 


Então, vamos lá para algumas dicas de aplicação do SEO.

1 - Comece com uma arquitetura responsiva

Desde o ano de 2016, o Google conta com uma nova atualização conhecida como Mobile First


Basicamente, o buscador vai considerar que os sites responsivos e que oferecem uma boa navegabilidade para dispositivos móveis (tablets e smartphones) como base para a classificação.


Isso quer dizer que os sites que não são adaptados para telas menores e celulares podem perder o seu posicionamento orgânico.


Essa atualização do Google acompanha muito o próprio comportamento dos usuários, já que 50% das buscas são feitas através de celulares.


Sendo assim, se você tem um site que vende lacre adesivos e ele ainda não é responsivo, está na hora de mudar a arquitetura de programação e otimizar a navegação.

2 - Escolha bem suas palavras-chave

O coração do SEO é a palavra-chave. Afinal de contas, quando fazemos uma busca, digitamos termos específicos e são eles os responsáveis pela indexação das páginas.


Por esse motivo, é importante realizar um bom planejamento de palavras-chave, escolhendo os termos mais pesquisados pelos usuários, mas que também façam sentido para o seu negócio.


Por exemplo, se você trabalha no ramo de alimentação, é interessante verificar se a palavra-chave “refeição para empresa” cabe no seu conteúdo.


Além disso, vale a pena averiguar se a palavra não é muito concorrida. Por vezes, é melhor optar por um termo mais específico para atrair usuários mais qualificados, isto é, com maiores chances de conversão.


Para te ajudar, o Google disponibiliza ferramentas do próprio buscador, como o Google Search Console, em que você pode avaliar as palavras-chave e escolher as mais adequadas para o seu objetivo.

3 - Produza conteúdo relevante

Nada de ficar repetindo as palavras-chave sem parar. Isso não é bem visto pelo Google e você pode prejudicar a sua posição, ao invés de melhorar o rankeamento.


Em primeiro lugar, vale dizer que o usuário é quem realmente tem interesse, depois o algoritmo. O Google sabe disso e daí a importância de produzir conteúdo relevante.


Assim, se você trabalha com adesivo vinil personalizado, por exemplo, a dica é escrever um blog post sobre o produto, destacando algumas opções de decoração com o revestimento, entre outras informações valiosas para o seu público.


Por esse motivo, o marketing de conteúdo é considerado o grande aliado do SEO.


Lembre-se que o seu material deve ter originalidade, ou seja, não pode ser copiado de outro site. O Google também sabe quando você pratica plágio e condena essa prática.

4 - Tenha uma URL amigável

A URL, que é o endereço da sua página e sessões, deve ser amigável. Isso quer dizer que a extensão dela deve ser simples, objetiva e, se possível, conter a palavra-chave principal.


Tente evitar o uso de caracteres como “%”, “#”, entre outros, que prejudicam a leiturabilidade do endereço. O próprio Google pode ter dificuldade para indexar as páginas com uma URL confusa.

5 - Escreva um título atrativo

O título é a primeira coisa que o usuário vê ao se deparar com os resultados de pesquisa. Então, nada melhor que caprichar bastante e conquistar o interesse dos leitores!


É importante usar a palavra-chave principal, mas também incrementar o título com algo que desperte a curiosidade, como listas e perguntas.


Abaixo, observe uma possibilidade de título com a palavra-chave “telão de led para shows”:


“5 formas criativas de usar um telão LED para shows”


Percebe como essa construção chama a atenção? Também é essencial priorizar pela objetividade, por isso, nada de títulos muito longos e cansativos.

6 - Elabore a meta descrição

Não são todos os sites que investem em uma meta descrição com o conteúdo. Mas ela é importante para que o usuário já tenha uma ideia do que o seu material trata.


Basicamente, a meta descrição é um pequeno parágrafo, de até 160 caracteres, que resume o seu conteúdo, aparecendo logo após o título nos resultados de pesquisa. Assim, o usuário pode verificar se realmente o seu material é interessante para ele.


Recomenda-se usar a palavra-chave principal também na meta descrição. Dessa forma, fica mais fácil para o Google indexar a página e melhorar a sua classificação.

Conclusão

O SEO é uma estratégia muito ampla. Fora que o algoritmo do Google se atualiza todos os anos e, por conta disso, você também precisa ficar de olho nessas mudanças, para produzir conteúdos mais otimizados e assertivos.


No entanto, é fundamental que você nunca se esqueça da experiência do usuário. Afinal de contas, a intenção é atrair pessoas interessadas no seu site, não apenas focar nos robôs do Google. Então, sempre pense em agradar o seu público primeiro.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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