6 dicas para melhorar sua gestão do tempo


Muitas pessoas se perguntam como fazer uma boa gestão do tempo, para que possam dar conta de todas as suas tarefas do dia a dia.

Independentemente da idade, todos temos compromissos, mas é na vida adulta que o tempo se torna mais escasso, uma vez que sempre há muito o que fazer.

Quem consegue administrar bem o seu cotidiano, é capaz de cumprir os seus afazeres, enquanto outras pessoas estão sempre atrasadas ou precisam deixar algo por fazer.

De qual lado você está? O fato é que o tempo de cada um é indiferente, tendo em vista que o que realmente importa é a maneira como ele é administrado.

Se você se surpreende com o fato de que seu colega de trabalho dá conta de tudo e você não, precisa saber como ele gerencia sua rotina.

Muitas pessoas se surpreendem com os indivíduos que conseguem trabalhar, estudar, cuidar da família e ainda ter momentos de lazer e descanso. Mas saiba que isso não é sorte, apenas eficiência na hora de gerir o tempo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é gestão do tempo, sua importância e vantagens, além de dar algumas dicas. Confira!

Afinal, o que é gestão do tempo?

Gestão (ou gerenciamento) do tempo é um planejamento que define a divisão das tarefas das pessoas em seu dia a dia. Também diz respeito a quanto tempo você demora para executar cada tarefa.

Para fazer uma boa gestão, é necessário mudar o foco que damos às nossas atividades e também aos resultados. Da mesma maneira, não devemos confundir o fato de estarmos ocupados com ser produtivos.

Exemplo disso é quando alguém começa várias tarefas ao longo do dia e não conclui nenhuma delas.

Outro caso parecido é cronometrar o tempo em um relógio comparador centesimal, correr e não concluir a sua atividade com qualidade e presteza.

Se isso é comum na sua rotina, saiba que também acontece com outras pessoas, tendo em vista que a maioria não está acostumada a dividir sua atenção com muitas tarefas ao mesmo tempo.

Independentemente da quantidade de afazeres que você tenha, é preciso usar o tempo a seu favor, e algumas maneiras de fazer isso é estar no lugar certo para fazer a atividade certa.

Ademais, é necessário conhecer bem as obrigações de seu dia a dia e beneficiar todas as áreas de sua vida, não apenas uma.

Em outras palavras, você não precisa trabalhar mais ou fazer mais coisas, mas sim, usar corretamente o tempo que você tem.

Ou seja, uma profissional pode fazer mais conserto de módulo de injeção eletrônica em menos tempo, desde que saiba administrá-lo bem.

Importância da gestão do tempo

As consequências de quando não gerenciamos bem o nosso tempo costumam ser bem desagradáveis, visto que faltamos com compromissos, deixamos de executar algumas tarefas importantes e isso pode até mesmo prejudicar a nossa imagem.

Em alguns casos, uma administração ruim do tempo pode afetar negativamente nossa produtividade e, pior ainda, nossa saúde, pois ficamos mal humorados, cansados, estressados e até perdemos o sono.

Para reverter esse quadro, nada melhor do que fazer uma boa gestão do tempo, pois esse processo pode nos ajudar a organizar e concluir nossas tarefas, sempre com qualidade e agilidade.

Então, tanto para quem trabalha em uma oficina martelinho de ouro quanto para uma dona de casa, a gestão de tempo é importante para reduzir esses fatores e ter uma maior qualidade de vida.

Dicas para uma boa gestão do tempo

Agora que você já sabe o que é e a importância da gestão de tempo, neste tópico, vamos dar algumas dicas para colocá-la em prática. São elas:

1. Faça um planejamento

Prepare uma lista com as tarefas que julga serem mais importantes e urgentes e estipule um prazo para cada uma delas. Não se esqueça de colocar no topo as que têm mais prioridade.

Assim, é possível começar uma nova atividade assim que a anterior for concluída, além de resolver aquelas que estão pendentes. Sinalize as que já foram concluídas.

Além disso, você pode utilizar os seguintes recursos para anotar:

  • Agenda;
  • Planilha;
  • Caderno;
  • Aplicativos.

Independentemente da modalidade que você escolher, crie uma lista de coisas que precisa fazer, estabelecendo as tarefas de acordo com as suas prioridades.

Essa organização deve estar dentro da realidade. Por exemplo, você não pode estipular que terminará uma tarefa em duas horas, se originalmente ela levaria bem mais.

2. Delegue tarefas

O gestor de uma empresa de manutenção de ar condicionado automotivo não realiza todo o trabalho sozinho. Ele delega tarefas para seus subordinados, portanto, cada um tem uma função.

Em nosso dia a dia, não só podemos como devemos fazer a mesma coisa, pois quando assumimos mais responsabilidades do que somos capazes de dar conta, nos sentimos sobrecarregados, estressados e não conseguimos fazer tudo como deveríamos.

Se você mora com alguém, divida as tarefas de casa com essa pessoa. Uma mãe pode delegar alguns afazeres ao filho, desde que esteja de acordo com a idade dele. Dessa forma, tudo o que você precisa fazer, será bem feito naquele dia.

3. Defina metas e objetivos

Para quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve, não é mesmo? Ao estabelecer um objetivo, sabemos onde queremos chegar, e as metas representam o que precisamos fazer para chegar lá.

É uma forma de estabelecer um caminho que te ajude a alcançar o sucesso de cada tarefa do seu dia a dia.

Mas lembre-se de que as metas devem ser realistas, independentemente se o seu objetivo é fazer polimento cristalizado no carro ou uma faxina pesada em casa.

4. Não procrastine

A procrastinação é o principal causador dos problemas de produtividade, fazendo com que você gaste ainda mais tempo e energia em algumas tarefas.

É comum que as pessoas procrastinem as atividades mais complexas ou que são menos prazerosas. No entanto, para lidar com essa situação, reflita acerca da importância delas e quais serão os resultados a curto, médio e longo prazo.

Se achar necessário, peça ajuda de alguém, pois você pode agilizar o tempo de execução. Outra saída é dividir a tarefa em etapas para que você execute-a com mais calma e atenção.

5. Defina prazos

Se você define um prazo e tenta terminar suas atividades antes do que foi estipulado, consegue manter o foco e se dedicar totalmente ao que está fazendo.

Não existe ninguém melhor para fazer isso do que o próprio responsável pela tarefa. Por exemplo, se um chaveiro precisa fazer afiação de alicate e tem 10 peças, deve estipular honestamente o tempo que cada um vai levar.

Se os 10 alicates levarem 40 minutos no total, é interessante que se consiga cumprir a tarefa em 30 minutos. Isso, claro, sem desperdiçar a qualidade do serviço.

6. Saiba dizer não

Nós sabemos que ajudar as pessoas a fazerem alguma coisa é fundamental, e devemos ajudá-las para que também possamos receber apoio quando precisarmos.

No entanto, esse pedido não deve entrar em conflito com os seus afazeres. Por exemplo, se o colaborador de uma oficina está consertando um airbag lateral com um prazo para entregar, ele não pode interromper sua tarefa naquele momento para ajudar um amigo.  

Em outro momento, com certeza. Ou seja, você pode usar as prioridades de suas atividades para decidir em que momento pode ajudar alguém. Se o que você está fazendo não é tão importante, então aproveite para dar uma força.

Vantagens da gestão de tempo

Agora que você já conhece algumas dicas, vamos mostrar, resumidamente, por que a gestão de tempo é vantajosa.

Em primeiro lugar, ela diminui - e muito - o estresse do cotidiano, além de que reduz os riscos de imprevistos e surpresas desagradáveis durante o dia.

Outra vantagem é que você consegue aumentar a sua produtividade, fazendo mais rápido e melhor um conserto de câmbio automático, por exemplo. Inclusive, você conseguirá realizar mais tarefas quanto mais produtivo for.

O retrabalho também diminui, visto que cada atividade será executada no seu tempo certo e com mais concentração.

Se você gerencia bem o seu tempo, então vai conseguir preencher o período dedicado ao trabalho de maneira mais produtiva, o que lhe permitirá ter mais tempo disponível para o lazer e cuidar de seus interesses pessoais.

Por outro lado, também vai diminuir o tempo ocioso, ou seja, você não precisa pensar no que deve ser feito em seguida, pois já tem todo o seu tempo planejado.

Conclusão

“Não tenho tempo” é a frase que as pessoas mais falam atualmente, mas a verdade é que podemos reverter essa situação se soubermos gerenciar nossos horários.

Como você pôde ver neste artigo, se fizer uma boa gestão do seu tempo e respeitar o seu planejamento, terá um dia a dia mais produtivo em casa, no trabalho, nos estudos ou em qualquer outro setor da sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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