Gestão de qualidade: a importância dela para a sua empresa


Já pensou em como a gestão de qualidade impacta a rotina da sua empresa? Com ela é possível garantir que os setores do estabelecimento comercial passem por uma supervisão para evitar fraudes. 

Sendo assim, uma fiscalização pode prevenir acidentes e certificar-se de que todos os procedimentos serão realizados de forma segura, sem oferecer riscos aos colaboradores e àqueles que adquirirem a mercadoria. 


Logo, pensar em jeitos que possam ajudar para que esses processos ocorram de forma adequada é a finalidade dessa administração. Isso permite que os gestores realizem adaptações na rotina do estabelecimento. 

Como funciona a gestão de qualidade?

Pensando que um estabelecimento tem muitos setores, a gestão de qualidade é um recurso que líderes utilizam para realizar a supervisão de suas atividades. Dessa forma, tem de se a possibilidade de controlar vários departamentos. 


Sendo assim, isso é um conjunto de medidas adotadas conforme as necessidades e seguindo as especificidades de cada área. Ou seja, a medida adotada para um setor, não será necessariamente inserida nos demais. 


Com esse sistema há a possibilidade de controlar desde a administração dos colaboradores, até atividades mais operacionais, como é o caso de indústrias, por exemplo. 


Além disso, a medida gera consequências positivas, impactando colaboradores, funcionários e todos aqueles que têm uma ligação com o estabelecimento. Isso ocorre porque a gestão mexe como todo o processo do negócio. 


Desse modo, tudo o que está envolvido com a fabricação de uma mercadoria, por exemplo, é feito com base no direcionamento que essa técnica fornece. Por isso, um consumidor que adquire a mercadoria percebe o impacto da gestão no produto final. 

Quais são as vantagens?

O método ajuda os líderes a terem mais controle sobre os seus departamentos e a verificarem as melhores técnicas que podem ser aplicadas para que sejam realizadas adaptações. 


Sendo assim, é possível perceber algumas vantagens para o estabelecimento que adota a técnica, como: 


  • Aumento de produtividade;
  • Satisfação do cliente;
  • Melhora na comunicação interna;
  • Melhora no desempenho do estabelecimento.

Assim sendo, o administrador pode observar que a produção de seu negócio vai aumentar. Com um setor sendo assistido por alguém que procure falhas e adote medidas de aperfeiçoamento, processos demorados e que são passíveis de erros são descartados. 


Isso quer dizer que se o gestor percebe que aquele setor está perdendo muito tempo para realizar uma atividade ou que o processo é muito complicado, é o seu papel pensar em maneiras mais práticas e eficientes para que essa tarefa seja resolvida de um outro jeito.


Logo, ele vai pensar em um modo de realizar as tarefas mais rápido, tudo isso no final contribuirá para que a produção tenha mais agilidade e eleve o seu número total. 


Com todas essas melhorias, o consumidor se sente mais satisfeito, isso porque ele percebe a agilidade e o compromisso que o negócio tem com a sua produção. Além disso, o indivíduo percebe quando a mercadoria é feita pensando nele. 


Isso porque ele percebe quando tudo é feito para que atenda às suas demandas, um bom estabelecimento certifica-se das necessidades daqueles que ele atende e garante por meio da gestão que elas sejam cumpridas. 


Logo, a relação construída com o consumidor será mais forte, pois o indivíduo vai valorizar mais o estabelecimento, além de ter confiança no que eles produzem, já que ele percebe isso nas mercadorias. 


O próximo quesito é a comunicação dentro do estabelecimento, esse é um dos desafios que muitos gestores enfrentam, principalmente, em negócios grandes, onde há muitos colaboradores que podem tornar a comunicação desafiadora. 


Isso acontece porque pode ser difícil certificar-se que todos os colaboradores receberam um comunicado, por exemplo. Por isso, esse é um dos tópicos que o recurso passa. Para que tudo seja desenvolvido no padrão estabelecido, é preciso que haja comunicação. 


Sendo assim, ela é a base da produção, tornando possível identificar erros, reconhecer acertos e descobrir novas soluções. Deste modo, a comunicação é uma parte essencial para que a gestão de qualidade seja bem desenvolvida. 


Além do mais, se a empresa não consegue dialogar com seus colaboradores, dificilmente a sua rotina de atividades terá um bom desempenho. O diálogo previne que acidentes aconteçam e permite que o ambiente de trabalho tenha um clima mais agradável.  


Por fim, todos esses fatores contribuem para que o desempenho do negócio apresente uma melhora. 


Com a gestão, os colaboradores poderão desempenhar suas funções de modo mais apropriado, os consumidores terão um produto melhor e os gestores menos trabalho, já que tudo será realizado da melhor maneira. 


Portanto, tudo isso vai refletir no desempenho do comércio que vai aumentar as vendas, além de ter o seu tempo melhor aproveitado, podendo alcançar as suas metas rapidamente e podendo concentrar a sua atenção em outras demandas.  


Ademais, o setor financeiro também sofrerá as consequências da medida, isso porque com o recurso, há a possibilidade de identificar erros e corrigi-los, além de poder diminuir os gastos e ter uma mercadoria final produzida sem desperdícios. 


Assim, as finanças terão um melhor desempenho e a gestão ajudará no controle e organização para que tudo seja controlado. Assim, a gestão pode ajudar uma empresa que está passando por dificuldades com as contas, por exemplo.  

Como funciona a gestão de qualidade

Para que seja aplicada de forma apropriada, é preciso que o gestor conheça os conceitos de base desse método, fazendo uso deles é possível que o estabelecimento consiga um desempenho positivo. Confira os conceitos a seguir.

1. Foco no cliente

Esse indivíduo é a principal razão para que o estabelecimento desenvolva as suas funções, logo, é imprescindível que ele seja agradado, ou seja, é essencial que ele fique satisfeito com os serviços oferecidos. 


Se isso não for realizado, pode prejudicar o bom desenvolvimento do negócio. Devido a isso, o comércio deve se preparar para que as atividades de atendimento e a mercadoria sejam feitas de modo apropriado. 


Deste modo, uma fabricante de relógio de ponto digital com comprovante, deve se atentar à maneira como atende o cliente, à qualidade da mercadoria e às necessidades de seus consumidores. 

2. Liderança proativa

Bons líderes garantem às suas equipes um ambiente confortável em que há possibilidades de diálogo, além de transmitirem aos seus colaboradores a cultura do estabelecimento, visando a melhora no desempenho.


Ademais, também é papel do líder observar as atividades que estão em desenvolvimento e se precaver ao perceber que situações e problemas surgirão e já pensar em soluções e mudanças para isso. Um bom gestor é atento e proativo. 


Nesse sentido, a qualificação de instalação operação e desempenho deve ser observada pelo gestor para que sejam identificados possíveis erros, além de serem sugeridas melhorias. 

3. Foco contínuo

Para que esse método dê resultado, é necessário realizá-lo de forma frequente, isso quer dizer que não basta fazer algumas adaptações e depois esquecer. É preciso que as atividades sejam supervisionadas continuamente. 


Sendo assim, os administradores devem sempre procurar por melhorias e soluções para serem implementadas, para que o bom desempenho seja crescente. 


Por exemplo, uma fabricante de cadeira confortável para escritório deve sempre estar atenta ao desenvolvimento de suas atividades e garantir que a supervisão seja feita de forma contínua. 

4. Decisões realistas 

É fundamental que as decisões sejam baseadas em fatos, ou seja, nesses momentos é importante que as métricas do estabelecimento sejam verificadas para que isso direcione as decisões.  


Nesse sentido, uma empresa de ppra eletricidade deve observar os seus resultados antes de pensar em novas estratégias. 

5. Bom relacionamento com fornecedores

As relações que um estabelecimento mantém com os seus fornecedores são muito importantes para que os trabalhos sejam realizados com mais agilidade e sejam construídas relações de confiança que no futuro podem gerar oportunidades.


Pensando nisso, uma fábrica de Laudo nr12 pode construir relações benéficas com os seus fornecedores para melhorar a qualidade das suas mercadorias.

6. Gerenciamento de processos

Com o conhecimento de todos os processos, é possível organizar os setores do estabelecimento. Assim, pode-se pensar em um planejamento adequado visando atender às necessidades do lugar, corrigindo erros e usando técnicas que aumentem as vendas.  


Desse modo, uma empresa de Manutenção elétrica industrial deve controlar todos os seus processos, elaborando técnicas que sejam apropriadas para elevar o seu desempenho. 

7. Colaboradores informados

Para que o gestor garanta a qualidade das suas tarefas, é preciso que haja um diálogo com os seus colaboradores. Dessa forma, todos são assertivos em suas produções e realizam o seu trabalho. 


É importante que todos compreendam a importância de suas atividades para que haja resultados positivos em seu produto final. Portanto, uma empresa que trabalha com projeto de hotelaria deve manter sempre um diálogo aberto com os seus trabalhadores. 

8. Visão sistêmica

Essa é a função que permite ao gestor ter uma capacidade analítica e observar o desempenho de todos os procedimentos realizados, bem como todos os fatores que implicam em sua produção à procura de erros e melhorias. 


Aqui o administrador realiza o planejamento para que tudo seja integrado e realizado de forma que funcione. Sendo assim, é essencial que uma empresa de pintura para fachada,por exemplo, tenha um gestor encarregado por essa função. 


Em suma, é crucial para qualquer negócio de sucesso, o investimento em uma gestão de qualidade, de modo a aplicá-la da melhor forma possível, melhorando sua empresa em todos os aspectos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários