Troupe de circo brasileira levará representatividade feminina à Europa

Troupe de circo brasileira levará representatividade feminina à Europa
A equipe criou uma “vaquinha virtual” para ajudar na compra das passagens para a Eruopa, onde irão participar de festivais de circo no segundo semestre. O impacto visual e a mensagem da apresentação são os pontos mais destacados pelos espectadores
O espetáculo ELA, da Troupe Guezá, entra em cartaz no Teatro West Plaza no mês de março, com apresentação de pirâmides humanas 100% femininas e uma mensagem de grande importância: a força da mulher. Há oficinas e apresentações programadas também no Rio de Janeiro. Após mais de um ano de ensaios, a equipe ainda levará o show aos festivais de circo da Europa, no segundo semestre deste ano.

“A ideia de promover uma apresentação apenas com mulheres em cena nasceu no início do ano passado e cresceu junto com as necessidades individuais que percebemos no caminho”, explica Rubia Neiva, idealizadora da Troupe. “Fizemos apresentações em teatros e ruas e o retorno foi muito positivo, pois trata-se de um ato político, que mostra que somos capazes de fazer o que quisermos”, explica.
Outro aspecto discutido em cena é a beleza do corpo feminino, com o intuito de mostrar que o padrão de beleza estabelecido é prejudicial e mentiroso. Para ela, os corpos são ainda mais bonitos em suas particularidades. “Reforçamos que as nossas características nos trazem mais força, seja pela forma física, altura ou até mesmo por situações vividas que deixaram alguma carga emocional. Nada disso nos invalida ou diminui”, destaca.

Para levar esta mensagem adiante, a equipe vai participar dos festivais europeus de circo e, para isto, uma campanha de financiamento coletivo foi criada. O objetivo é arrecadar dinheiro para as passagens. Para conhecer e ajudar, clique aqui. As doações recebem recompensas como fotos exclusivas, aulas em grupo ou particulares, acesso aos ensaios ou até uma apresentação exclusiva.
Desdobramentos
A partir desta mensagem, o grupo criou o curso “Acrobacia para Elas”, voltado para mulheres. Não existem requisitos específicos, já que a ideia é colocar em prática o que o mostra: que todas são capazes. “No curso podemos ver como uma mulher ajuda a outra e o quanto é surpreendente quando conseguem executar as acrobacias”, diz Rubia. A próxima turma, gratuita, acontece em 13/3, na região da Avenida Paulista.
Serviço
Todas as informações podem ser encontradas no perfil do Instagram: @troupegueza
ELA
Quando: 6, 13, 20 e 27/3, às 21h
Onde: Teatro West Plaza - Av. Francisco Matarazzo, s/n - Bloco B - Praça de alimentação - Água Branca
Ingressos: até R$ 20, compre aqui
Sinopse
Pronome pessoal, terceira pessoa do singular, indicação de gênero feminino... o que as motiva. Não apenas o gênero feminino do corpo físico, mas do corpo como um todo, composto de pensamentos, sentimentos, alma e sua relação imposta pela sociedade. E para olhar esse universo analisamos as partes, a divisão se si mesma. Quem sou? Do que eu gosto? Quais são meus defeitos? E minhas qualidades? Como eu me vejo em sociedade? Como será que os outros me veem? Podemos confiar em relações? Fragmentos analíticos de cada artista se revelam no palco, sem interpretações, apenas expondo o que elas fazem, mostrando as impressões do que são e de como se reconhecem nesses outros corpos. Assim, cada cena é uma parte exposta desses corpos acrobáticos, revelando universos particulares, vozes de representação, pensamentos coletivos e individuais, em que tensão e relaxamento completam os níveis complexos e sutis de acrobacias.





Postar um comentário

0 Comentários