Emirates Flight Catering inaugura biodigestor de grande escala para reduzir emissões de CO₂ em 2.000 toneladas por ano



Projeto exclusivo reforça compromisso da companhia com o desperdício zero e a redução do uso de aterros
 

Reprodução: Emirates


São Paulo, 5 de fevereiro de 2026 - A Emirates Flight Catering (EKFC) ampliou sua estratégia de gestão de resíduos com um novo biodigestor. O modelo Power Knot LFC-3000 foi instalado na Unidade Central de Comissariado da EKFC, permitindo o processamento de resíduos orgânicos no próprio local, os tratando diretamente, ao invés de enviá-los para aterros sanitários.


O biodigestor funciona por meio de digestão aeróbia, utilizando oxigênio, calor e microrganismos para decompor resíduos orgânicos. Esse processo natural gera uma água de reuso, que pode ser reaproveitada para fins não potáveis. Ao contrário dos sistemas mecânicos convencionais que sofrem desgaste, este biodigestor evolui com o tempo: sua cultura de microrganismos amadurece e se torna cada vez mais eficiente no processamento de diferentes tipos de resíduos.
 

“Na EKFC, entendemos que nosso maior impacto positivo nasce da gestão responsável de resíduos. Nosso foco é tratar o que geramos, evitar os aterros sanitários e reintegrar esses materiais ao ciclo produtivo. A ativação de um biodigestor desta magnitude é um marco operacional histórico, que acelera nossa jornada rumo ao desperdício zero. O sucesso deste projeto reflete a sinergia entre todos os nossos departamentos e o rigor das nossas equipes de operação na triagem de resíduos. Essa união entre inovação e cultura operacional é o que continuará movendo nossa agenda de sustentabilidade”, afirmou Shahreyar Nawabi, CEO da Emirates Flight Catering.

 

Reprodução: Emirates


 Desde a sua ativação em dezembro de 2025, o volume de processamento tem crescido de forma constante. Atualmente, o sistema trata uma média de até 3,5 toneladas de resíduos por dia, com projeções de que a capacidade do biodigestor chegue a cerca de 6 toneladas diárias de resíduos alimentares.*
 

Com base nos fatores de conversão de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA), a EKFC estima que cada tonelada de resíduo alimentar desviada dos aterros evita a emissão de aproximadamente 0,7 tCO₂e. Esse impacto positivo deve-se, principalmente, à prevenção das emissões de metano resultantes da decomposição em aterros. Em plena capacidade operacional e maturidade biológica, o biodigestor poderá evitar mais de 2.000 toneladas de CO₂e por ano.
 

Mais do que uma iniciativa isolada, o biodigestor integra um ecossistema de soluções que a EKFC vem implementando para tornar sua operação cada vez mais sustentável. A empresa está avançando com investimentos estratégicos em energia e infraestrutura, incluindo a instalação de painéis solares que geraram 4.000 MWh no último ano, evitando 1.600 toneladas de CO₂e. Além disso, veículos elétricos estão sendo introduzidos em toda a operação, com a previsão de chegada de um elevador de carga elétrico experimental, para meados de 2026.
 

Reprodução: Emirates


 No último ano, a companhia processou cerca de 75 toneladas de resíduos alimentares em seu primeiro biodigestor (modelo LFC-50) e eliminou 45 mil kg de plásticos de uso anual através da reformulação de suas embalagens. A empresa criou 47 receitas baseadas no aproveitamento integral de insumos, transformando sobras de produção em novos itens de consumo. A sustentabilidade da cadeia de suprimentos é reforçada pela parceria com a fazenda vertical Bustanica, que forneceu alface livre de agrotóxicos para a composição de 28 mil saladas servidas diariamente pela Emirates no último ano.
 

Para assegurar a precisão operacional, a EKFC utiliza automação impulsionada por Inteligência Artificial e sistemas de visão computacional. Essas tecnologias monitoram a produção em tempo real, garantindo padrões rigorosos de qualidade e a mitigação proativa do desperdício.
 

*Sujeito à maturidade biológica e à composição dos resíduos.


Sobre a Emirates:

A Emirates foi fundada em 1985 e hoje é uma das maiores e mais reconhecidas companhias aéreas internacionais do mundo. Com sede em Dubai, a Emirates opera uma frota moderna com mais de 260 aeronaves, que atendem a mais de 140 destinos em seis continentes. A companhia aérea é reconhecida por seu compromisso de oferecer serviço excepcional ao cliente e seu foco em inovação, incluindo experiências a bordo e projetos de sustentabilidade. Como pioneira na indústria da aviação, a Emirates constantemente integra tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para aprimorar suas operações e reduzir seu impacto ambiental. A companhia aérea desempenha um papel fundamental no posicionamento de Dubai como um hub de aviação global, além de promover iniciativas de sustentabilidade alinhadas à visão dos Emirados Árabes Unidos de um futuro mais verde.

Postar um comentário

0 Comentários