Em um investimento de R$18 milhões, iniciativa da Secretaria de Agricultura segue em expansão e já beneficiou mais de 29 mil pessoas com segurança alimentar, treinamento e cidadania em todas as regiões do estado
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, alcançou um marco importante na política de segurança alimentar, com 204 cozinhas inauguradas nos últimos três anos, por meio do programa Cozinhalimento, levando treinamentos e geração de renda para milhares de famílias em todo o estado.
Ao todo, o programa já implantou 258 cozinhas desde sua criação.
Com equipamentos industriais, utensílios, bancadas de inox e formação técnica em boas práticas alimentares e empreendedorismo, o programa já capacitou mais de 29 mil pessoas em três anos, com foco em mulheres, lideranças comunitárias, pequenos produtores e entidades sociais.
A entrega da 204ª unidade no período aconteceu no município de Tarabai, na região Oeste do Estado.
“O Cozinhalimento tem um poder transformador na vida da população do interior.
Cada cozinha entregue significa oportunidades para quem quer empreender e valorização das pessoas”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai durante a inauguração.
O prefeito Rubens Pinaffi Júnior, anfitrião da entrega da nova unidade, destacou a relevância da inauguração. “Estamos investindo em parcerias para fortalecer o município, e essa nova unidade do Cozinhalimento é um marco para a cidade de Tarabai, porque vai gerar renda e fomentar o empreendedorismo na cidade”, concluiu.
As cozinhas são implantadas em parceria com prefeituras, sempre com contrapartida local.
As unidades contam com todo infraestrutura equipamentos para os treinamentos, como geladeira industrial, freezer e fogões para as aulas práticas dos cursos.
Carreta Cozinhalimento leva capacitação itinerante à região metropolitana de São Paulo
Além das unidades fixas espalhadas por todas as regiões do estado, o programa conta agora com uma frente itinerante, a Carreta Cozinhalimento, lançada na última semana no município de Cajamar.
Com investimento estadual de R$3,3 milhões, a carreta está percorrendo o perímetro urbano da Região Metropolitana de São Paulo, oferecendo treinamentos e atividades práticas voltadas à segurança alimentar, inclusão produtiva e combate ao desperdício.
Na próxima segunda-feira (17), o veículo estaciona em Franco da Rocha, com expectativa de atender milhares de pessoas em oficinas gratuitas. Até o fim de 2025, a meta é capacitar 25 mil pessoas com essa estrutura móvel.
“A carreta é uma extensão da nossa política de segurança alimentar. É São Paulo indo ao encontro das pessoas. A comida aproxima, acolhe, ensina, e é com ela que estamos gerando oportunidades”, resume Guilherme Piai.





0 Comentários