Fábrica Aberta completa 40 anos e se consolida como referência em turismo industrial


Com mais de 134 mil visitantes ao longo de sua trajetória, o programa da Unipar se firmou como um exemplo de aproximação entre indústria e comunidade

(Divulgação Unipar)

São Paulo, novembro de 2025 – O setor químico tem se reinventado constantemente ao longo dos anos e, cada vez mais, as demandas ambientais e sociais ocupam o centro das estratégias empresariais. Como parte desse movimento, a Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, deu um passo pioneiro em 1985 ao abrir as portas de sua fábrica em Cubatão (SP) para a comunidade. Nascia ali o Fábrica Aberta, iniciativa que, ao longo de quatro décadas, se consolidou como referência em turismo industrial, educação ambiental e relacionamento com a população local.


Desde então, o Fábrica Aberta foi aprimorado e expandiu. Em 2018, passou a ser realizado também nas unidades da Unipar em Santo André (SP) e em Bahía Blanca (Argentina). Ao longo dos anos, mais de 134 mil pessoas — sendo 122 mil somente em Cubatão — participaram das visitas guiadas, conhecendo de perto os processos produtivos, as medidas de segurança e as práticas de sustentabilidade da empresa. A iniciativa reforça o compromisso da Unipar com a transparência, o engajamento social e a responsabilidade socioambiental nos territórios onde atua.

 

 

(Inauguração do Programa Fábrica Aberta por Mario Cilento, 11 de novembro de 1985)


“O Fábrica Aberta traduz o propósito da Unipar: ser confiável e gerar valor em todas as nossas relações. Ele é parte da nossa essência, porque inspira gerações, mostra nossos processos produtivos e como a química transforma a vida das pessoas”, afirma Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar.
 

Fábrica Aberta em Movimento
 

Atualmente, a unidade industrial de Cubatão passa por obras de modernização tecnológica, mas o Fábrica Aberta segue ativo e se reinventando. As visitas presenciais deram lugar a experiências virtuais, e o projeto “Fábrica Aberta em Movimento” passou a levar a vivência da indústria até escolas e universidades, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o diálogo com a comunidade.
 

Em comemoração aos 40 anos do programa, no dia 13 de novembro, o “Fábrica Aberta em Movimento” será apresentado na Universidade Católica de Santos para cerca de 160 pessoas, que terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura, a história e o funcionamento das operações industriais. Já no dia 11, em Santo André, uma visita especial à unidade local reforçou o vínculo da Unipar com seus públicos e reafirmou o compromisso do programa em manter-se próximo das pessoas.
 

Essa nova fase mantém o projeto em atividade e amplia o acesso de estudantes que, muitas vezes, não teriam a chance de conhecer o parque fabril. Até o momento, já foram realizadas 23 visitas a instituições de ensino de Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande, alcançando mais de mil pessoas — em sua maioria, alunos do ensino médio, técnico e superior.
 

Experiência que aproxima a desmistifica
 

(Visita da comunidade do Jardim Costa e Silva, Cubatão, à Fábrica da Carbocloro, por meio do Programa Fábrica Aberta, 08 de novembro de 1986)


Idealizado em um momento em que o setor industrial passava por grandes transformações, o programa nasceu com o propósito de mostrar que o desenvolvimento econômico pode caminhar em harmonia com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas.
 

“As pessoas da comunidade que conhecem o programa ficam maravilhadas. Muitos nunca tiveram a oportunidade de ver o interior de uma fábrica e entender como funciona. A Unipar é a única que oferece essa oportunidade de visitação e demonstra como os produtos são feitos. É uma experiência única”, diz Dilson Mato Grosso, morador de Cubatão.
 

Os visitantes são acompanhados por monitores, incluindo ex-colaboradores aposentados, que compartilham seus conhecimentos sobre os processos industriais e a história da companhia.
 

"Comecei a participar do Fábrica Aberta em 2018, em Santo André. Me sinto muito bem em fazer parte do programa", diz Joel dos Santos, que trabalhou na Unipar de 1971 a 2012. Para ele, o mais gratificante é ver a transformação na percepção das pessoas. “Eles chegam com dúvidas ou receios sobre a indústria química e saem com outra visão, mais segura e informada. Saber que contribuímos para desmistificar o setor e compartilhar conhecimento é extremamente recompensador”, afirma.
 

Além da comunidade local, o Fábrica Aberta também recebe fornecedores, profissionais do setor, pesquisadores, professores e, especialmente, estudantes, que têm a oportunidade de conhecer de perto como a empresa atua, seguindo rigorosas medidas de proteção ambiental e priorizando a saúde e segurança de colaboradores e vizinhos. Orzilho Filho, que trabalhou na unidade de Cubatão por mais de 30 anos, ressalta a importância desse contato entre a indústria e o público jovem.
 

“Vejo o Fábrica Aberta como uma oportunidade valiosa para os alunos de cursos técnicos, que podem observar de perto os diversos tipos de trabalho dentro de uma indústria. É nítido o quanto eles saem motivados e entusiasmados com a ideia de seguir carreira nesse setor”.
 

Ele ainda pontua o orgulho que sente em fazer parte da iniciativa. “Para mim participar do programa é muito gratificante. Temos o apoio da equipe da Unipar, que conduz a abertura das visitas, e depois nós, aposentados, explicamos os processos. Acho que esse é um dos segredos do sucesso do programa: mostramos, de forma simples e verdadeira, onde a química acontece”, complementa Orzilho.
 

Sobre a Unipar
 

A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
 

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e também em Bahía Blanca (AR). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
 

Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.

Postar um comentário

0 Comentários