Runcation: três provas 'fora da curva' para correr ou turistar

 

Combinação de corrida com turismo atrai corredores brasileiros para eventos diferentes e à margem das já consagradas maratonas internacionais, caso da Meia Maratona de Cardiff (foto) - Fotos: Divulgação/Sub4 Turismo

Porto Alegre, 7 de outubro de 2025 - Junto da expansão da corrida de rua no Brasil está a procura de atletas por diferentes eventos do segmento fora do país. Uma tendência que impulsiona o turismo esportivo ao unir férias e passeios com a participação de um evento esportivo, sendo o ponto central do roteiro. O Runcation também estimula a busca por desafios que fujam do tradicional circuito das grandes e consagradas maratonas.


É essa busca por experiências que atrai procura pela Sub4 Turismo Esportivo, agência especializada em pacotes para corridas em diversos destinos. Uma parcela cada vez maior de atletas procura a Sub4 em busca de uma vivência que alie boas provas a destinos inusitados e, ainda, a percursos fora do comum.


"Os brasileiros não querem mais só a medalha e o recorde pessoal; eles buscam a experiência completa. Por isso, tem sido crescente a busca por provas tradicionais do calendário mundial das grandes provas e maratonas. No entanto, há também uma parcela considerável que quer algo realmente fora do comum, que ofereça, por exemplo, correr em meio a castelos, paisagens intocadas ou destinos que não são tão famosos como destino turístico mais tradicional”, Henrique Farias, sócio-diretor da Sub4 Turismo Esportivo. 


Especializada em levar corredores para os quatro cantos do planeta, a Sub4 destaca três eventos que são ‘fora da curva’, cada qual por seu motivo.


Paris-Versailles (França)

Também chamada de La Grande Classique, é a prova favorita dos franceses por ser simplesmente belíssima e, ao mesmo tempo, incrivelmente desafiadora. São 16 km correndo ao lado do Rio Sena e dos verdes bosques de Paris. O percurso começa na Torre Eiffel e termina no magnífico Palácio de Versailles. O destaque fica por conta da famosa e íngreme "Côte des Gardes", uma subida de 2 km que testa a resistência dos corredores antes de levá-los aos jardins e à chegada no palácio. 


Maratona Internacional da Patagônia (Chile)

De tradicional, somente as distâncias de 42 km, 21 km e 10 km. A Maratona Internacional da Patagônia acontece no cenário selvagem do Parque Nacional Torres del Paine. O percurso, que passa por estradas de cascalho, oferece vistas espetaculares das famosas Torres, lagos glaciais e vida selvagem. A experiência é de total conexão com a natureza. 


Meia Maratona de Cardiff (País de Gales)

Considerada uma das meias maratonas mais rápidas do Reino Unido, a prova de Cardiff (21 km) ganhou um enorme atrativo internacional por fazer parte do circuito SuperHalfs, que reúne outras meias maratonas europeias. O percurso é plano e veloz, ideal para quem busca quebrar o seu recorde pessoal. Mas também oferece alguns atrativos históricos, como o Castelo de Cardiff e o litoral da baía. A inclusão da prova nas SuperHalfs colocou a cidade no mapa do turismo e possibilitou que os corredores conheçam a rica cultura e os pontos importantes da capital do País de Gales. 


Sobre a Sub4 Turismo Esportivo

Com quase 15 anos de experiência, a Sub4 Turismo Esportivo nasceu especializada em levar corredores e turistas aos maiores eventos da modalidade no Brasil e no mundo. Até hoje, mais de 10 mil atletas cruzaram a linha de chegada em algum lugar do planeta com o suporte da agência. Em junho de 2025 a agência adotou nova identidade visual, mais conectada à referência no atendimento especializado e humanizado a atletas de todo o país.  


I

Maratona Internacional da Patagônia (Chile) - Fotos: Divulgação/Sub4 Turismo 

Paris-Versailles (França) - Fotos: Divulgação/Sub4 Turismo 

Postar um comentário

0 Comentários