Gerdau é campeã do Prêmio AutoData 2025 na categoria inovação tecnológica e ESG

 


Maior produtora brasileira de aço foi reconhecida pelo projeto Gerdau Tech Ecomachining, que oferece usinabilidade, alta performance com sustentabilidade para a cadeia automotiva


São Paulo, 28 de outubro de 2025 – A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços especiais para o setor automotivo do mundo, foi a grande vencedora da categoria Inovação Tecnológica e ESG do Prêmio AutoData 2025, a mais tradicional e prestigiada premiação da indústria automotiva nacional, que celebra as empresas e os profissionais que mais se destacaram no setor.

O reconhecimento foi concedido ao projeto Gerdau Tech Ecomachining, uma linha de aços especiais, com ligas atóxicas desenvolvida especialmente para processos de usinagem de alta precisão, um processo essencial para a fabricação de peças como motores, eixos e sistemas de transmissão, sem comprometer o meio ambiente. Voltado a setores como o automotivo e agrícola, o novo aço alia sustentabilidade, performance e segurança operacional.

O desenvolvimento da nova linha reforça o compromisso da empresa com o pilar de sustentabilidade e a geração de valor para os clientes, entregando soluções que contribuem com a melhora da competitividade da cadeia automotiva. Testes realizados em parceria com o SENAI São José dos Campos comprovaram ganhos significativos, incluindo o aumento de até 40% na vida útil das ferramentas de corte e uma redução de 30% nas trocas, impactando diretamente a produtividade e a redução de resíduos para seus clientes.

"A inovação e a sustentabilidade são pilares estratégicos para a Gerdau. A nova linha reforça o papel da companhia como fornecedora estratégica de soluções em aço, agregando valor real aos produtos dos clientes e contribuindo para um setor mais sustentável e competitivo. Ser a primeira produtora de aço a vencer esta categoria do Prêmio AutoData demonstra nosso compromisso com o futuro da cadeia do aço”, afirma Rafael Reifschneider, Líder de Marketing da Gerdau Aços Especiais.

Criado em 2000, o Prêmio AutoData foi pioneiro em destacar o trabalho realizado pelas empresas, líderes setoriais e produtos na indústria automotiva brasileira. A edição deste ano contou com 39 finalistas em onze categorias e a votação foi aberta ao público.


Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Postar um comentário

0 Comentários