‘Arte de Inovar’ mobiliza mais de 1.400 estudantes de Jundiaí com Maratona de Inovação


 

 

Nos dias 8 e 9 de outubro, Jundiaí recebeu a última edição do evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação na E. E. Profª Maria de Lourdes de França Silveira, reunindo estudantes, professores, mentores, jurados, voluntários, representantes do ecossistema e autoridades locais. Nas duas edições realizadas no município pela Loa Produções Culturais, em parceria com o Ministério da Cultura e patrocínio da Messer Gases Brasil, foram envolvidos cerca de 1.450 estudantes da rede pública em dinâmicas que envolveram apresentações teatrais e oficinas de inovação.

 

Com a proposta pioneira de unir arte, criatividade e inovação, o evento provocou os participantes a criarem soluções sustentáveis para desafios reais do meio ambiente com ideias inspiradas no espetáculo teatral Água à Vista, da Cia de Teatro Parafernália.

 

Em formato de ideathon, imersivo e com uma metodologia gamificada, inspirada em grandes hackathons internacionais, os participantes tiveram cerca de duas horas para desenvolver soluções criativas e que dialogassem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

No total, 24 ideias foram criadas durante a maratona de inovação com a orientação de mentores e a avaliação de uma banca de jurados. Entre os voluntários convidados, a coordenadora de custos e indicadores da Messer Gases Brasil, Aline Paraizo, que atuou como jurada e reconheceu o potencial transformador do evento:

 

“Achei fantástico levar esse projeto às escolas públicas e mostrar aos estudantes a realidade do dia a dia. Fiquei muito feliz com o convite e com a proposta de unir empresa e escola. É bonito ver nos olhos dos alunos a alegria de participar. Projetos como o Arte de Inovar fazem a diferença e merecem ser conhecidos por cada vez mais pessoas”, destacou.

 

Os estudantes de Jundiaí apresentaram soluções que unem tecnologia, sustentabilidade e criatividade. Foram avaliados conceitos como viabilidade, criatividade e impacto social.

 

Entre os destaques da etapa da manhã, o 1º lugar ficou com a CiaCid, uma proposta de tecnologia com sensores de movimento e inteligência artificial para detectar desmatamento e combater incêndios florestais. O 2º lugar foi para a proposta app Limpe Já, que orienta o descarte correto de resíduos poluentes e incentiva a reciclagem, seguido pela plataforma Futuro em Nossas Mãos, que propõe o uso de mapas interativos, jogos e vídeos sobre sustentabilidade.

 

No período da tarde, o 1º lugar foi conquistado pelo Mundo Reciclável, uma proposta de jogo educativo que recompensa o descarte correto de resíduos com prêmios, além de incentivar a reciclagem em família. O 2º lugar ficou com o app Elimina Gases, que monitora a poluição do ar e propõe soluções para reduzir gases nocivos, e o 3º lugar com o aplicativo NER (Nova Energia Renovável), que propõe o uso de fontes de energia limpa e alternativas sustentáveis.

 

 

“Ideias incríveis e alunos completamente engajados, preocupados com o meio ambiente. O espetáculo teatral foi um gatilho importante que provocou reflexões e contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das soluções. O Arte de Inovar é isso: uma experiência que movimenta o ecossistema, garantindo acesso à Cultura e um futuro melhor para todos. Jundiaí foi um sucesso em todas as edições. Os jundiaienses estão de parabéns!”, destacou Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais.

 

O coordenador de inovação, Wellington Sacheti, complementou: “Em dois dias de evento, tivemos alunos refletindo e discutindo ideias sobre criação de aplicativos, uso de tecnologia artificial e jogos, por exemplo, com o objetivo de incentivar, monitorar, resolver problemas ambientais. Os alunos de Jundiaí entenderam a proposta e mergulharam na experiência que é o Arte de Inovar e o resultado foi fantástico”, parabenizou Sacheti.

 

Todos os participantes receberam certificados de participação e uma revista educativa com conteúdos sobre inovação, sustentabilidade e as habilidades do futuro.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários