Sushis e pokes: as opções asiáticas mais frescas para a primavera


Estação traz clima mais quente e é propícia para pratos frios; Jin Jin traz grande variedade em seu cardápio

 

Sushis são os destaques da Jin Jin para os dias mais quentes (Divulgação)

 

Setembro, 2025 – A primavera se iniciou na última segunda-feira (22), com a expectativa do aumento das temperaturas e da umidade e até a chegada de chuvas. Dessa forma, é comum o corpo “pedir” pratos mais frios, refrescando-se e se mantendo hidratado. E a cultura asiática é riquíssima em possibilidades, com destaque para as culinárias japonesa e chinesa, muito difundidas por aqui. E entre outros pratos tradicionais, destacam-se os sushis.

 

A Jin Jin, maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, é uma grande representante desse setor, com um rico cardápio trazendo tais pratos, além de outras opções que combinam com temperaturas mais altas, saindo dos famosos yakissobas e domburis, opções mais quentes.

 

Muita gente pensa que sushi é apenas o “rolinho” cortado, com alga, arroz e o recheio, porém a definição é bem mais simples e abrangente. Isso porque, no Japão, ele é sinônimo de shari (arroz com vinagre), com ingredientes como frutos do mar, vegetais, entre outros. Dessa forma, são muitas as variações possíveis, como os hossomakis (rolinho com a alga por fora), uramakis (rolinho com arroz por fora), niguiris (bolinho de arroz com uma fatia de salmão ou outro ingrediente por cima), joes (bolinho de arroz com uma fatia de peixe ou vegetais enrolados), entre outros, todos presentes na Jin Jin, seja em self-service ou à la carte.

 

Os pokes estão entre os mais pedidos da Jin Jin (Foto: Divulgação)

 

Outra especialidade da rede, com bastante procura, são os pokes, que têm suas origens no Havaí, inspirados em um prato criado no Japão, nos anos 60, chamado “tirashi sushi”, cuja base é uma combinação de partes de peixe com arroz num bowl, junto de molhos. No Havaí, o “poke” começou na década de 70, com os pescadores temperando os recortes de peixe de suas pescarias para servir como lanche e trazendo diversos elementos presentes na culinária oriental, como os peixes crus, gohan (arroz japonês), noris (algas) e molhos específicos, como o Tonkatsu e o Ponzu. Até mesmo os acessórios são oriundos do país nipônico, como os bowls, onde são servidos os pokes, e os hashis, utilizados como talheres.

 

Na Jin Jin, são nove versões disponíveis no cardápio: sashimi crispy, salmão e grill, salmão misto, salmão e shimeji, ceviche, tropical, space, camarão e vegetariano.

 

Para completar a viagem pelas opções asiáticas para dias mais quentes, a pista self-service traz, nas unidades da Jin Jin listadas no site oficial, diversas alternativas para degustar o quanto quiser.

 

Primavera em 2025

Tecnicamente, a primavera tem por característica as temperaturas altas e a umidade, com bastante chuva, principalmente no fim da tarde. A origem da palavra primavera vem do latim “primo vere”, que pode ser interpretado como o “primeiro verão”. Em 2025, segundo o Clima Tempo, ela deve trazer volumes de chuva um pouco acima da média para a maioria das áreas do país. Além disso, terá temperaturas um pouco acima do normal em quase todas as áreas do sudeste, do centro-oeste, do norte e do Nordeste do Brasil.

 

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF. Soma 23 Selos de Excelência em Franchising e um ESG.

 

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 66 Selos de Excelência em Franchising e quatro ESG.


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