Semana do Pescado 2025 chega à 22ª edição com ações em todo o país, incluindo a Festa Tem Peixe na Vila


 



 

De 1º a 15 de setembro acontece a 22ª edição da Campanha Nacional Semana do Pescado, uma iniciativa criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para incentivar o consumo de pescados e dar visibilidade a toda a cadeia produtiva do setor. A ideia da campanha nasceu para fomentar o empreendedorismo pesqueiro e implementar uma nova data de incentivo ao consumo de organismos aquáticos, a partir da realização de eventos, captação de patrocínios e divulgação nas redes sociais.

 

Nesse contexto, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoverá, nos dias 6 e 7 de setembro, a 3ª edição da Festa Tem Peixe na Vila. Realizada anualmente na sede do Instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a festa foi idealizada como parte das ações da Semana do Pescado e já se consolidou, na capital, como a FESTA DO PESCADO DE SÃO PAULO, um dos principais eventos culturais e gastronômicos voltados ao tema.

 

Imagem: Gabriel Gainett – Festa Tem Peixe na Vila

 

Mais do que um evento de integração da comunidade com o universo da pesca e da aquicultura, a Festa Tem Peixe na Vila é uma celebração da cultura do pescado. A programação reúne oficinas para todas as idades, culinária à base de pescado, atividades de educação ambiental e muito mais, reforçando o compromisso do IP em apoiar a campanha nacional e promover o consumo consciente e sustentável dessa importante proteína, fundamental para a segurança alimentar e nutricional.

 

A Semana do Pescado 2025 representa, portanto, um esforço coletivo que vai além do incentivo ao consumo. Trata-se de uma campanha que une diferentes elos da cadeia produtiva, desde pescadores e aquicultores até pesquisadores, comerciantes e consumidores, em torno da valorização de um alimento saudável, acessível e de grande importância cultural e econômica para o Brasil.

 

De acordo com André Medeiros, organizador nacional da Campanha, “espera-se este ano uma maior capilarização e regionalização das ações de incentivo ao consumo dessa importante proteína para alimentação humana, assim como o aumento das vendas. A proposta é simples, porém desafiadora: ampliar e fomentar cada vez mais a cultura de consumo do pescado na população brasileira”.

 

Serviço

Festa Tem Peixe na Vila – www.tempeixenavila.com.br

Local: Instituto de Pesca - Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – SP

Datas: 6 e 7 de setembro

Horário: 11h às 21h

Entrada: 1kg de alimento não perecível.

Acompanhe no Instagram: @institutodepescasp

 

Por Andressa Claudino

 

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

 

Postar um comentário

0 Comentários