Gestão – Defesa Agropecuária completa 27 anos de atividade e cerimônia de aniversário conta com homenagens e doações de alimentos inspecionados


 

A Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo completou nesta terça-feira, dia 2 de setembro, 27 anos de atividade e para comemorar, foi realizada cerimônia em sua sede em Campinas e que contou com a participação de autoridades estaduais e federais, além de representantes do setor produtivo das áreas animal e vegetal.

 

“Dia muito especial para Defesa Agropecuária e para o seu quadro de servidores que juntos somam cerca de 525 funcionários, 360 homens, 140 mulheres e todos trabalham dia, tarde, noite, final de semana, sempre que for necessário, então é um momento oportuno para agradecermos um quadro que sempre está pronto para o atendimento. Isso é um diferencial e algo que temos que agradecer sempre”, destacou Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e diretor da Defesa Agropecuária.

 

“A Defesa Agropecuária é um trabalho de quem gosta daquilo que faz e ama o local onde está, pois tudo que é problema cai no colo da Defesa. É Raiva, é Greening, é Brucelose. O trabalho da Defesa não é só um trabalho de vigilância, mas de saúde, bem-estar animal e segurança alimentar. Devemos muito à Defesa Agropecuária”, ressaltou o secretário, Guilherme Piai.

 

Estiveram presentes durante a cerimonia, Marcelo Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Judi Nobrega, diretora do Departamento de Suporte e Normas do MAPA, Estanislau Steck, superintendente da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA/SP), Daniela Chiebao, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV), Erico Pozzer, diretor da Associação Paulista de Avicultura (APA), Valdomiro Ferreira, presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Ricardo Pereira, diretor da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Carlos Nabil, diretor da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Diogenes Kassaoka, subscretario de abastecimento, Alberto Amorim, Secretário Executivo de Agricultura e Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento.

 

A atividade teve início com palestras técnicas que abordaram temas como “Influenza Aviária – Estado de Atenção Sanitária”, “Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins de Uso Agrícola em Produtos de Origem Vegetal (PEARA-POV) e a sua contribuição para a cadeia produtiva de alimentos” e “As exigências do novo consumidor e o impacto na cadeia de produção”.

 

Foram responsáveis pelas apresentações, Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) da Defesa Agropecuária, Frederico Ramos de Moura em nome da Cooperativa Agropecuária de Ibiúna (CAISP), Elias Onoda representando a Cooperativa Agroindustrial APPC e o zootecnista Roberto Barcelos, especialista em carnes.

 

Doações

Além das palestras, a Defesa Agropecuária, em parceria com estabelecimentos registrados junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP), realizou a doação de milhares de quilos de alimentos inspecionados para a Casa Ronald Mc’Donalds e para a Casa da Criança e da Família, vinculada ao Instituto Ingo Hoffmann.

 

As empresas doadoras foram a C.C.R Indústria de Carnes LTDA; Entreposto e Casa de Carnes São Judas Tadeu; Grupo Zanchetta; BFA Alimentos; Gran Corte Industria e Comercio de Carnes; Fish Farm Brasil; Supermercado Pague Menos; Raiar Orgânicos e a Cooperboi Indústria e Comércio de Alimentos, que juntas, disponibilizaram às instituições, 3.490 kg de produtos cárneos, 1200 litros de leite e 14.400 (1.200 dúzias) ovos.

“É uma ocasião em que pretendemos devolver em forma de agradecimento, o que fazemos pelas indústrias e pelas pessoas que trabalham nelas”, disse Barrochelo.

 

“Talvez a coisa mais bonita do evento hoje, foi esse momento, ajudando crianças que precisam e é isso que a gente leva dessa vida”, finalizou o secretário Guilherme Piai.

 

Selo Agro SP

A cerimonia também foi palco para o lançamento do “Selo Agro SP – Propriedade livre de Brucelose e Tuberculose”. A iniciativa, da Defesa Agropecuária em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), reconhece propriedades que cumprem os mais altos padrões sanitários e que são livres de Brucelose e Tuberculose, doenças que impactam a saúde pública e a produção agropecuária.

 

Assim como o Selo de Qualidade, concedido a todos os estabelecimentos artesanais registrados no SISP, o “Selo Agro SP – Propriedade livre de Brucelose e Tuberculose” é mais um incentivo para produtores que buscam aprimorar seus produtos com qualidade e com confiança ao consumidor final.

 

Na ocasião, foi entregue o primeiro Selo à Fazenda Colorado, responsável pela produção do leite “Xandô”. “A questão não são números, mas sim qualidade e a qualidade é reconhecida a partir deste prêmio”, agradeceu Carlos Alberto Pasetti, um dos proprietários e sócios da Fazenda.

 

Homenagens

 

Assim como em anos anteriores, servidores foram homenageados pelo empenho e dedicação que resultaram no sucesso e na solidificação da Defesa Agropecuária. Foram escolhidos para receberem as homenagens, os servidores Silvio Roberto Thimóteo Borges, médico-veterinário aposentado em 2018; José César Ferraz, técnico agropecuário em Cunha e Euclides de Lima Moraes, engenheiro agrônomo aposentado em 2023.

 

“Dentro do possível nós batalhamos, fizemos o máximo, até sacrificando às vezes, o convívio familiar, para participar ativamente e eleger a este patamar, a este status que tem a Defesa hoje. São palavras de agradecimento que tenho para expressar esta lembrança. Foi um grande prazer estar aqui hoje e desejo que possamos ir cada vez mais longe”, disse Silvio Roberto em nome dos homenageados.




Postar um comentário

0 Comentários