A mostra “Sob os pés da cidade” fica em cartaz até 13 de setembro de 2025
Foto: Ana Rovati
O MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil se despede da exposição temporária “Sob os pés da cidade” no dia 13 de setembro de 2025, encerrando sua temporada no Edifício JB. Aberta em junho, a mostra convidou o público a redescobrir o Triângulo Histórico de São Paulo por meio das descobertas da arqueologia urbana, revelando vestígios que, apesar das intensas transformações urbanas, econômicas e sociais, permanecem essenciais para recontar a história da cidade.
A itinerância da exposição já está confirmada e continuará a ocupar outro equipamento cultural no Centro Histórico de São Paulo, mantendo viva a proposta de aproximar o público desse território emblemático da capital e dar continuidade à reflexão sobre memória, patrimônio e transformação urbana.
A exposição apresenta um panorama da formação de São Paulo, desde os tempos da Vila de Piratininga até o processo de urbanização e expansão territorial. O percurso convida o visitante a revisitar o passado e refletir sobre o futuro da cidade que deseja construir.
Para enriquecer a experiência, o MUB3 desenvolveu uma programação paralela com visitas mediadas e oficinas educativas conduzidas pelo núcleo educativo. Além disso, foi produzido um episódio especial do Podcast MUB3 com o tema “Educação patrimonial e arqueologia para cultura”, em que o professor Dr. Camilo de Mello Vasconcellos, docente da Universidade de São Paulo (USP) e vice-diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/USP), falou sobre a educação patrimonial como ferramenta de sensibilização e destacou o papel da arqueologia urbana em oferecer novas perspectivas sobre a cidade.
Comprometida com a acessibilidade, a mostra contou com maquetes táteis do MAE/USP e audiodescrição, ampliando as possibilidades de fruição para diferentes públicos.
SERVIÇO:
Exposição temporária: Sob os pés da cidade
Visitação até 13 de setembro de 2025
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h
Local: Edifício JB – Prédio das Moedas | Rua João Brícola, 59 – Centro Histórico de São Paulo | Próximo à estação São Bento do Metrô
Entrada gratuita
Edifício JB – Prédio das Moedas
O histórico Edifício JB, que tem a bela fachada decorada com reproduções de moedas nacionais de diferentes épocas, já abrigou diversas instituições bancárias e foi reaberto ao público depois da reforma promovida pela B3 – Bolsa do Brasil. No térreo, abriga um café e conta com um espaço para exposições temporárias.
Sobre MUB3
O MUB3 - Museu da bolsa do Brasil nasceu do desejo de se preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam. O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passa agora a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira, com reflexos para todo o Brasil.
Acompanhe o MUB3 nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn | Google Arts & Culture
0 Comentários