Idealizado pela fotógrafa Mariana Orsi como uma iniciativa de passeios fotográficos gratuitos pela cidade, o evento será em 6 de setembro, no Jockey, com a visitação em espaços exclusivos, que não são abertos ao público em geral
Encontro de participantes em edições do ClickAPé promovido pela fotógrafa e arquiteta Mariana Orsi | Foto: Divulgação
São 10 anos de diferentes passeios fotográficos gratuitos por São Paulo, além de outras regiões dentro e fora do Brasil, com o propósito de registrar os pontos turísticos icônicos. Com uma câmera ou um celular em mãos, com ou sem experiência prévia em fotografia, o projeto Click A Pé – Clube de Fotografia, criado e comandado por Mariana Orsi, tem como essência o desejo de estimular o olhar individual de cada participante por meio da fotografia.
Para celebrar o grande marco dessa iniciativa que se consolidou em uma grande comunidade, os apaixonados pela arte fotográfica já têm data marcada para um novo tour: em 6 de setembro, o ClickAPé visitará as instalações do Jockey Club de São Paulo, que, em 2025, comemora 150 anos de uma história que se entrelaça com a capital paulista.
“Gosto de ver a surpresa do grupo quando estão diante de áreas que, normalmente, não são acessíveis ao público em geral”, entrega Mariana, que conecta sua formação como arquiteta e urbanista à especialização em fotografia de arquitetura e artista visual.
Nesta edição do ClickAPé no Jockey, o roteiro a ser percorrido inclui o Hospital Veterinário e a chance de ver, bem de perto, os cavalos nas cocheiras. Em companhia de funcionários que compartilharão curiosidades, todos ouvirão detalhes sobre as atividades que constituem a vida do clube e a arquitetura, que se encontra em um processo de restauração do patrimônio histórico.
Com um percurso de 6 km e duração prevista para 4 horas, o ClickAPé é gratuito. Após o passeio, mais um presente: o Jockey Club São Paulo separou um local para que os frequentadores tenham a experiência de acompanhar a XXXI Copa Japão de Turfe, prova tradicional com a participação de éguas acima de 4 anos. “Será uma chance incrível de fotografá-las bem de pertinho”, completa a fotógrafa.
Para participar, basta acessar o site e, no dia 6 de setembro, chegar às 9h30 para a retirada da pulseira que permite o acesso às instalações do local. Não é necessário conhecimentos sobre a arte ou o uso de equipamento profissional. “O amor pela fotografia pode iniciar e se desenvolver com um celular na mão”, diz Mariana.
1 década e muitas histórias
As crianças adoram os passeios, assim como o registro fotográfico desses pequenos em um tour realizado no Jockey Club pelo ClickAPé | Foto: Divulgação
Mariana Orsi conta que o ClickAPé começou de uma forma despretensiosa e, até hoje, se surpreende com as dimensões que seu projeto tomou. Segundo ela, tudo começou quando sentiu a necessidade de registrar mais o espaço urbano em sua cidade natal, assim como faz quando viaja para outras capitais pelo mundo. “A intenção sempre foi abrir caminho para que todos pudessem fotografar lugares inusitados e inacessíveis”, verbaliza.
Quando compartilhou com pessoas a vontade de reunir pessoas para o primeiro passeio, a reciprocidade foi tamanha que a fez organizar mais um tour e, com o passar dos anos, alcançar a presença de 800 frequentadores que se engajaram como uma grande comunidade que compartilha o prazer de registrar aquilo que vê. “Eu não imaginava que a iniciativa fosse alcançar uma proporção do que é hoje o ClickAPé”, compartilha.
A fotógrafa Mariana Orsi | Foto: Divulgação
Com o crescimento alcançado em cada edição – até hoje foram quase 40 passeios e mais de 9 mil presentes –, Mariana realizou parcerias que a permitiu levar os participantes em pontos turísticos como a Catedral da Sé, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Centro Cultural de São Paulo, Instituto Biológico, as instalações do antigo Pacaembu, bairros como o Bexiga e a Liberdade, e até o Templo Zulai (em Cotia). “Mesmo em dias chuvosos, a vontade de fotografar superou a preguiça de ficar em casa. Todos saíram com capa e guarda-chuva na mão”, recorda-se.
O ClickAPé não tem restrições sobre experiência de fotografar e idade. “Nossos grupos são compostos inclusive por crianças, que desde pequenos aprendem a observar a cidade onde vivem, admirar e aprender mais sobre a história de São Paulo”, diz Mariana. “Adoro ver pais que levam seus pequenos até nos carrinhos”, complementa.
Registro de uma das edições do ClickAPé na Catedral da Sé, em São Paulo | Foto: Divulgação
Sobre o ClickAPé
O ClickAPé traz uma nova visão da cidade a seus frequentadores. Os passeios fotográficos são pensados para que você seja turista na sua própria cidade, fotografe os momentos, mesmo que você leve apenas seu celular, e tenha a oportunidade de conhecer e aproveitar espaços urbanos e arquitetônicos que muitas vezes são inacessíveis ao público geral.
Em 2017, a Globo em parceria com o ClickAPé, conquistou o Jacaré de Bronze do Prêmio Caio, na categoria evento de relacionamento, com a realização da Expedição Fotográfica Aniversário de SP. O Prêmio Caio é reconhecido como o "Oscar dos Eventos" e tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo.
@clickape
Sobre Mariana Orsi
Arquiteta, Urbanista e Fotógrafa especializada em Arquitetura, Mari dedica sua vida profissional a fotografar a relação do homem com as cidades que visita pelo mundo. A criação da iniciativa de passeios fotográficos surgiu de sua própria necessidade de fotografar São Paulo em segurança e rodeada de amigos. Anos depois, o ClickAPé se tornou uma grande comunidade, que recebe fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil.





0 Comentários