RESULTADOS DA EXPOSIÇÃO NACIONAL DO CAVALO MANGALARGA MARCHADOR SÃO DIVULGADOS

 

Com conquistas institucionais inéditas, grande participação do público e de criadores de todo o país, a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador foi encerrada no último sábado (02/08), consolidando a edição de 2025 como um marco histórico para a raça e para o agronegócio brasileiro.


Realizada entre os dias 19 de julho e 2 de agosto, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), a 42ª Exposição Nacional reuniu um público de 180 mil pessoas, 505 expositores e 1.600 animais vindos de 18 estados brasileiros. Após duas semanas intensas de competições e uma programação diversificada, com provas morfológicas, de marcha, esportivas, sociais, palestras técnicas e atrações para toda a família, foram anunciados os grandes campeões nacionais da raça.


Durante a cerimônia de encerramento do evento, a presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez, avaliou positivamente os resultados da edição. “Encerramos a 42ª Exposição Nacional com o sentimento de missão cumprida. Todo esse resultado é fruto do comprometimento do nosso corpo técnico, dos criadores, associados, colaboradores e profissionais que se dedicam intensamente para fazer deste evento um reflexo da grandeza da raça. A Nacional é, acima de tudo, um espaço de celebração do trabalho de seleção zootécnica realizado por criadores de todo o Brasil”, afirmou.


Conquistas inéditas

Durante a programação do evento, o Governo de Minas oficializou a transferência da gestão e operação do Parque de Exposições Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, para a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A assinatura simbólica do contrato de gestão foi realizada pela diretora-presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes e pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza de Castro.

 

Na ocasião, Gutierrez afirmou que o foco da associação será trabalhar para que o parque se torne um centro de referência não apenas para o Mangalarga Marchador, mas também para o agro mineiro, com estrutura, visibilidade e oportunidades para todas as raças. “A gestão do Parque da Gameleira nos permitirá cuidar desse espaço que nos acolhe há tantos anos. O futuro do parque será construído por muitas mãos”.

 

Bem-estar animal

Foi também nesta edição, que a Exposição Nacional do Mangalarga Marchador se tornou o primeiro evento do agronegócio brasileiro a receber uma certificação internacional em Bem-estar Animal, concedida pela TUV Rheinland em conformidade com o protocolo FAIR4THEM.  Mais do que atender critérios técnicos internacionais, o processo trouxe avanços práticos na rotina do evento, promoveu a conscientização de expositores, profissionais e público, e inaugurou um novo padrão de qualidade para as futuras edições da Nacional e demais exposições da raça.

  

História e temática

Em 2025, o conceito do evento trouxe a temática “Tradição se Honra. Legado se Constrói”.  O tema foi um convite para o público a vivenciar um momento que celebra o passado, valoriza o presente e projeta o futuro da raça. “Mais do que preservar a história, a proposta deste ano é manter vivo o compromisso de seguir evoluindo, com trabalho, inovação e propósito”, destaca a presidente da associação.

 

Pensado para toda a família, o evento ofereceu uma ampla gama de atrações como: espaços gastronômicos variados, vila kids, farmácia, joalheria e reuniu 180 mil pessoas.  A “Calçada da Marcha” foi um dos destaques da Nacional. Ela foi projetada por uma instalação cheia de significado, logo na entrada do evento com as marcas das ferraduras dos grandes campeões da história, seguida de uma “Vitrine Viva”, em um corredor interativo que transportava os visitantes para o universo da marcha.

 

Marcha e Morfologia

Durante a 42ª Exposição Nacional, foram julgados animais jovens e adultos, machos e fêmeas, das modalidades de Marcha Batida e Marcha Picada. Ao todo, 110 campeonatos de marcha e 98 de morfologia foram realizados ao longo do evento. Todos os julgamentos foram transmitidos ao vivo pelos canais oficiais da ABCCMM, somando mais de 230 horas de cobertura e alcançando cerca de 1,5 milhão de espectadores.  Fique por dentro do resultado final dos campeonatos.

 

Ação Social

A solidariedade também fez parte da 42ª Exposição Nacional. Com a categoria inteira social na bilheteria do evento foram arrecadadas mais de 11 toneladas de alimentos não perecíveis.

Todos os donativos recebidos foram direcionados para a entidade filantrópica da raça, a Marchadores pela Vida, que foi a responsável por fazer a distribuição das doações, que beneficiaram 18 instituições sociais de Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

 

Machos Adultos Marcha Picada


Campeão dos Campeões Nacional Castrado e Castrado Ideal de Marcha Picada

Qatar do Monteiro — (Elfo do Porto Azul x Minerva de Sambaíba)

 

Campeão dos Campeões Nacional Adulto de Marcha Picada

Mustang Malu da Louise — (Seu Chico Tandy x Aurora Kafé)

 

Campeão Nacional Marchador Ideal de Marcha Picada

Quintal do Monteiro — (Mussolini da Pedra Verde x Montreal do Monteiro)

 

Grande Campeão Nacional Adulto da Raça de Marcha Picada

Kamikaze do Passo Picado — (Elfo do Porto Azul x Canção de Capri)

  

Machos Adultos Marcha Batida

 

Campeão dos Campeões Nacional Castrado e Castrado Ideal de Marcha Batida

Armani AVA — (Quartel de Santa Rosa x Primavera Porteira Azul)

 

Campeão dos Campeões Nacional Adulto de Marcha Batida

Império Sapecado — (Palhaço Porteira Azul x Nave do Capinzal)

 

Grande Campeão Nacional Adulto da Raça de Marcha Batida

Encantado da Agrotexas — (Espetáculo de Três Corações x Alteza da Agrotexas)

 

Campeão Nacional Marchador Ideal de Marcha Batida

Formoso do Arco Azul — (Triunfo do Porto Palmeira x Jatiúca do Morro Azul)

Fêmeas Adultas Marcha Picada

 

Campeã das Campeãs Nacional Adulta de Marcha Picada

Gueixa VB — (Seu Chico Tandy x Cabiúna VB)

 

Campeã Nacional Marchadora Ideal de Marcha Picada

Sinhá Moça de Itapoan — (Itapoan da Santíssima Trindade x Serenata de Itapoan)

 

Grande Campeã Nacional Adulta de Marcha Picada

Donatella das Três Missas — (Elfo do Porto Azul x Upa Kafé)

 

Fêmeas Adultas Marcha Batida

 

Campeã Nacional Marchadora Ideal de Marcha Batida

Turmalina Porteira Azul — (Palhaço Porteira Azul x Quirina E.A.O)

 

Campeã das Campeãs Nacional Adulta de Marcha Batida

Sinira Quelé Formoso 2S — (Comandante Elfar x Minerva Formoso 2S)

 

Grande Campeã Nacional Adulta de Marcha Batida

Magnífica de Três Corações — (Atributo de Três Corações x Hidráulica de Três Corações)

Machos Jovens Marcha Picada


Campeão dos Campeões Nacional Jovem de Marcha Picada

Dallas do Tonho – (Gaiato Beira Rio x Ambrosia do Tonho)

 

Grande Campeão Nacional Jovem de Marcha Picada

Foguete ARJ – (Timoneiro da Riocon x Nigeria JFS)

 

Machos Jovens Marcha Batida

 

Campeão dos Campeões Nacional Jovem de Marcha Batida

Majestoso Elfar – (Monarca de Alcateia x Campeã Elfar)

 

Grande Campeão Nacional Jovem da Raça de Marcha Batida

Mei dia do Fusca – Favorito da Morada Nova x Xica da Gabiroba)

 

Fêmeas Jovens Marcha Picada


Campeã das Campeãs Nacional Jovem de Marcha Picada e Grande Campeã Nacional Jovem da Raça

Carmem do Misk – (Gaiato Beira Rio x Flanela do Amelo)

 

Fêmeas Jovens Marcha Batida


Campeã das Campeãs Nacional Jovem de Macha Batida

Sina L2 da Cachoeira – (Nobel da Cachoeira x Tatuagem de San Genaro)

 

Grande Campeã Nacional Jovem de Marcha Batida

Beija Flor Mury do Bonono – (Favorito da Morada Nova x Sonhada de Alcateia)

Postar um comentário

0 Comentários