Paulo Roberto Pertusi, Presidente da Fundação Santos Dumont, e Antônio Luiz Leite, Presidente da FuMTran. Crédito: Divulgação
A Fundação Memória do Transporte Brasileiro (FuMTran) e a Fundação Santos Dumont oficializaram, nesta quarta-feira (7), um acordo de cooperação para preservação, digitalização e difusão de acervos históricos relacionados ao transporte e à aviação no Brasil. A cerimônia foi realizada em São Paulo, na sede da Fundação Santos Dumont, no bairro do Jardim Paulista.
A assinatura da parceria contou com a presença dos presidentes das duas instituições: Paulo Roberto Pertusi, da Fundação Santos Dumont, e Antônio Luiz Leite, da FuMTran. Também esteve presente, representando a Fundação Santos Dumont, o vice-presidente Antônio Carlos Castilho Garcia. Pela FuMTran, participaram o coordenador de relacionamento Luis Sergio Ferreira Junior e a coordenadora de marketing e mídias, Andressa Moretti.
A Fundação Santos Dumont é detentora de um dos mais importantes acervos da história da aviação brasileira e atua no resgate da memória de Alberto Santos Dumont. “Preservar a memória é valorizar a cultura. É exatamente isso que estamos fazendo ao firmar esta parceria com a Fundação Santos Dumont. Vamos mobilizar grandes parceiros para que nossa iniciativa alcance as crianças do Brasil, abrindo portas por meio da educação e da valorização histórica”, afirmou Antônio Luiz Leite, presidente da FuMTran.
O acordo prevê ações conjuntas voltadas à digitalização, conservação, organização e compartilhamento de acervos históricos, além da realização de exposições, publicações e eventos que contribuam para a educação patrimonial e a valorização da história do transporte brasileiro. “Nosso objetivo comum é divulgar a trajetória dos diversos modais no Brasil e no mundo, despertando nos jovens o interesse pelo conhecimento e pela valorização do passado”, diz Paulo Roberto Pertusi.
O acervo histórico compartilhado por meio da parceria será disponibilizado no Museu Virtual da Memória do Transporte Brasileiro, ampliando o acesso do público às contribuições de Santos Dumont e à história da mobilidade nacional. “Estamos firmando essa parceria e colocando toda a nossa equipe à disposição para que, juntos, possamos levar educação e criar oportunidades para as futuras gerações", concluiu Antônio Luiz Leite.
Sobre a FuMTran – Fundação Memória do Transporte
A FuMTran – Fundação Memória do Transporte nasceu em março de 1996, instituída pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), com a missão de preservar e divulgar a memória, a história e a cultura do transporte brasileiro em todas as modalidades. Seus objetivos envolvem organizar, preservar e tornar acessíveis os registros históricos da atividade dos transportes. A entidade tem, ainda, a missão de contribuir para a manutenção do patrimônio histórico-cultural do Brasil por meio da conservação da memória e da cultura do transporte brasileiro em todos os modais – rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário –, seja de carga ou de passageiros, mais a infraestrutura e a logística, tornando-os acessíveis à população. Os projetos de memória, acervo e portal são perenes, um processo contínuo, um trabalho sem fim.
0 Comentários