Grupo Cataratas leva inovação e sustentabilidade para o Rio Innovation Week


Experiências imersivas, projetos de open innovation e debates sobre turismo sustentável marcaram a participação da empresa no maior evento de inovação do Rio



De 12 a 15 de agosto, o Grupo Cataratas participou do Rio Innovation Week (RIW). A empresa apresentou iniciativas que reforçaram seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a valorização da biodiversidade carioca. No stand do Parque Tecnológico da UFRJ, no Armazém 4, o público viveu uma experiência imersiva inédita. Com óculos de realidade virtual Meta Quest, os visitantes foram transportados para dentro do AquaRio — atrativo do Grupo e maior aquário marinho da América do Sul. Foi possível explorar seus ambientes em 360º, de forma interativa e educativa. Quem participou ainda recebeu um cupom especial com desconto para conhecer o aquário pessoalmente.

O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, esteve no stand e também vivenciou a experiência em realidade virtual.

O evento foi palco para o compartilhamento de conhecimentos e conexões estratégicas. No Pavilhão Open Innovation (Armazém 5), o Grupo Cataratas participou do Speed-Dating da 100 Open Startups, um espaço com sessões de 18 minutos de reuniões pré-agendadas que conectaram executivos e startups para discutir parcerias, contratos e soluções inovadoras. Ana Barbara Guaranha, responsável pela frente de Inovação Aberta do Grupo, esteve na arena de negócios buscando empreendimentos com propostas voltadas para design de experiência, acessibilidade, tecnologias ecoeficientes, automatização de processos, gestão e análise de dados, entre outras.

Outro destaque foi a apresentação do case “Maré de Inovações”, no dia 13 de agosto, das 15h às 16h, no Porto Maravalley – Palco B, durante a Sessão Técnica de Logística & Mobilidade do 4º Congresso Latino-Americano de Casos de Open Innovation. O projeto foi um dos 106 selecionados, dentre mais de 1.000 cases submetidos ao congresso. Ao lado de Marcelo Tomé, coordenador do Núcleo de Projetos e vice-diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, Ana Barbara apresentou a iniciativa, fruto de uma parceria entre a UFF, o EmbraturLab e o Grupo Cataratas. O projeto desenvolveu uma metodologia inédita para compreender e avaliar a experiência dos visitantes em parques e atrativos turísticos no Brasil. O AquaRio foi escolhido como campo de prova, combinando pesquisas qualitativa e quantitativa, benchmarking com aquários internacionais e mapeamento e análise cerebral em parceria com a startup Neurosenses. Após a validação, o modelo será aplicado em outros parques e atrativos pelo país.

Já no dia 15 de agosto, a gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, Talita Uzeda, participou do painel “RIO – A Capital Natural”, às 18h15, debatendo os desafios e oportunidades de integrar o desenvolvimento urbano com a conservação dos ecossistemas da região, promovendo um turismo mais consciente e inclusivo.

A participação do Grupo Cataratas no Rio Innovation Week reforçou sua posição como referência em inovação e sustentabilidade no setor turístico, aliando tecnologia, educação ambiental e desenvolvimento econômico para a construção de um futuro mais sustentável.








Talita Uzeda





Postar um comentário

0 Comentários