Roteiro cultural: um giro pela Alemanha no coração de São Paulo



Cultivar o vínculo com a história e os valores que ajudaram a moldar a cultura no Brasil é também uma forma de aprender, se conectar e se divertir em família.
 

Mosteiro de São Bento (imagem/ilustração)


São Paulo, julho de 2025 – A cidade de São Paulo oferece uma programação rica em experiências culturais que resgatam e valorizam as diversas influências da imigração no Brasil. A herança germânica, por exemplo, presente na arquitetura, na gastronomia, na arte, na música e na educação, pode ser explorada por toda a família em passeios que unem lazer e conhecimento.

 

Comprometido com a formação de cidadãos globais e o fortalecimento do diálogo entre culturas, o Colégio Visconde de Porto Seguro, instituição com quase 150 anos de história e reconhecida como Escola Alemã de Excelência no Exterior, estimula famílias e educadores a explorar atividades culturais que refletem a contribuição da imigração de povos diversos para o desenvolvimento do país.

 

A cultura alemã deixou marcas profundas no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, por meio da valorização da educação, do multilinguismo, do rigor científico e da ética no trabalho. Corais, clubes, sociedades musicais, escolas técnicas, grupos de teatro e práticas pedagógicas foram incorporados ao cotidiano brasileiro por meio dessa convivência histórica.

 

Explorar essa herança social e cultural com os filhos é também uma forma de construir identidade, promover o conhecimento e valorizar o aprendizado fora da sala de aula. Para o Porto Seguro, cada experiência cultural é uma oportunidade de ampliar horizonte – com afeto, pertencimento e compromisso com uma formação integral.

 

Uma São Paulo Alemã

Baixe o arquivo ou clique nas indicações em destaque no mapa e descubra mais de 30 pontos turísticos, como monumentos históricos, museus, igrejas, cemitérios, escolas, bairros, estações de metrô e institutos culturais com influência direta de imigrantes, personalidades e artistas alemães.

https://agendaalema.org.br/mapa.aspx
Link 
 

 

Confira algumas opções:

  1. Instituto Goethe
    Um dos principais centros de difusão da cultura alemã no Brasil, o Instituto Goethe oferece exposições, filmes, oficinas, uma biblioteca com livros infantis e juvenis em alemão e português, além de cursos e eventos gratuitos.
    Rua Lisboa, 974 – Pinheiros.
     
  2. Instituto Martius-Staden
    Com um acervo histórico riquíssimo, o Instituto Martius-Staden abriga arquivo e biblioteca especializados na imigração alemã no Brasil. O atendimento é gratuito e aberto ao público.
    Rua Itapaiuna, 1.355 – Panamby.
     
  3. Museu do Ipiranga
    Atualmente dedicado à História e à Cultura Material, o Museu do Ipiranga foi formado por coleções de zoologia e botânica, além de peças arqueológicas, etnográficas e históricas. Seu primeiro diretor foi Hermann Friedrich Albrecht von Ihering (1850-1930), zoólogo alemão radicado no Brasil que atuou na organização da instituição com o objetivo de torná-la um museu de História Natural.
    Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga.
     
  4. Jardim Botânico
    Em 1942, o espaço passou a se chamar Instituto de Botânica, tendo como primeiro diretor o alemão Dr. Frederico Carlos Hoehne (1882-1959). As estufas do Jardim Botânico receberam seu nome. Hoehne foi um naturalista botânico de grande importância para a implementação da biodiversidade na cidade de São Paulo. Avenida Miguel Estéfano, 3.031 – Água Funda.
     
  5. Museu Lasar Segall
    Abriga um acervo museológico, documental e fotográfico e promove atividades culturais, como exposições e oficinas em diversas áreas. Lasar Segall (1891-1957) estudou nas Academias de Arte de Berlim e Dresden, depois emigrou para o Brasil em 1923.
    Rua Berta, 111 – Vila Mariana.
     
  6. Museu Judaico
    O espaço apresenta a história dos judeus no Brasil e no mundo, inclusive de exilados da Alemanha, como Fritz Pinkuss. Realiza exposições temporárias e permanentes com o objetivo de preservar as tradições da cultura judaica.
    Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista.
     
  7. Biblioteca Mário de Andrade
    Costuma promover eventos dedicados à imigração e à cultura alemã em São Paulo. Além de contar com um acervo robusto, oferece oficinas, teatro e contação de histórias.
    Rua da Consolação, 94 – Centro.
     
  8. Museu da Imigração
    O museu conta com uma área dedicada à imigração alemã e exposições interativas, além de oferecer um espaço com mala interativa para crianças, trenzinho e área verde para piqueniques.
    Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca.
     
  9. Mosteiro de São Bento
    Foi construído entre 1910 e 1912 por iniciativa do abade alemão Dom Miguel Kruse (1864-1929), responsável pela modernização do mosteiro, pela fundação do Colégio São Bento e pela criação da Faculdade São Bento. O edifício atual foi projetado pelo arquiteto alemão Richard Berndl (1875-1955).
    Largo de São Bento, s/nº – Centro.
     
  10. Instituto Butantan
    Trata-se de um complexo de pesquisas biológicas que conta com um hospital, uma biblioteca, um macacário e o famoso serpentário. Wolfgang Bücherl (1911-1985), nascido na Alemanha, foi diretor do Instituto por mais de 35 anos, e seus estudos, durante esse tempo, o tornaram famoso no mundo todo.
    Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto no Currículo Internacional como no Currículo Bilíngue. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.
 

Postar um comentário

0 Comentários