Muito além do churrasco: conheça os segredos do costelão preparado no Capital Moto Week

 


Carne assada no fogo de chão une histórias, legados e encontros de moto clubes no maior festival de motos e rock da América Latina

Mesa farta é símbolo de confraternização e traduz um dos pilares do Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina. Para celebrar em grande estilo, motoclubes transformam seus acampamentos em lares equipados, com refeições generosas, cerveja gelada e clima de festa. Entre os rituais que conquistaram o coração de quem passa pelo festival, o costelão é uma tradição dos grupos Dragões do Cerrado e Mad Brasília. Com carne saborosa que derrete na boca e acompanhamentos cheios de sustança, o preparo da comida marca um momento coletivo de irmandade, acolhimento e histórias vividas na estrada.
 

No comando dos Dragões do Cerrado há 19 anos, o cearense Francisco Edilson Lopes (62), mais conhecido como Boiadeiro, é daquelas figuras que misturam sabedoria com espírito pioneiro dos motoclubes do Distrito Federal. Morador de Sobradinho II, ele é um líder que constrói pontes e acolhe com afeto. Seu apelido nasceu na infância, nas comitivas do sertão nordestino e a transição dos cavalos para as motos foi natural. “Meu avô e meu bisavô mexiam com gado. Eu acompanhava e gostava de cantar, aboiar. Hoje não se pode ter cavalo na cidade, mas tem a moto. É nosso cavalo de ferro.”
 

Foi com essa alma que nasceu o costelão dos Dragões do Cerrado. A tradição começou com um integrante gaúcho, o Tchê, e virou programação obrigatória no acampamento. O fogo acende cedo, a carne é colocada para assar na primeira hora do dia e o almoço vira evento. “Marinamos no sal grosso com cerveja na véspera. No dia seguinte, são mais de seis horas assando”, explica Viviane Oliveira da Silva (44), uma das responsáveis pela receita. Para acompanhar a carne, é servido arroz carreteiro, regado de molho de pimenta baiana.
 

Eis que o sabor do costelão roda o Brasil e o mundo. O grupo tem 32 membros com subsedes em Unaí (MG), Floriano (PI) e até na Flórida, nos Estados Unidos. “O que era só um grupo virou uma ponte sem fronteiras. Dragões do Cerrado é o ponto de encontro do Brasil. Amizade que vira família”, diz Cássio Lima (33), empresário do Piauí, recém-coletado durante o festival.
 

Costelão do Mad, feijoada e churrasco de respeito

O costelão também é sucesso em outra ala do Capital Moto Week, desta vez no moto clube MAD Brasília.Guilherme Noronha (49), um dos fundadores do grupo, revela que, desde 2016 no festival, o grupo só deixou de fazer o costelão uma vez e sentiu na pele a falta da tradição. “Ano passado não fizemos e todo mundo cobrou. Em 2025, não teve conversa e trouxemos o costelão de volta”, contou, entusiasmado.
 

Aqui, a carne, assada por longas horas, é preparada por um parceiro especialista em churrasco gaúcho. Para acompanhar, Noronha providenciou o pacote completo: linguiça, pão de alho, frango, vinagrete, farofa e aquele clima de almoço em família. “Esperamos mais de 60 pessoas para comer com a gente. Aqui, quem chega tem lugar na mesa e os motoclubes vizinhos são muito bem-vindos”, garante.
 

O costelão é uma das tradições que fortalecem a identidade do MAD Brasília. Outro símbolo do grupo é o sino, pendurado no espaço coletivo e usado para anunciar refeições ou dar voz aos líderes nos encontros. Para tornar o ritual ainda mais especial, a cada edição do Capital Moto Week é escolhido um “guardião do sino”, responsável por levar o objeto para casa e zelar por ele até o próximo festival. Neste ano, a missão coube ao decano Arthur. “Ele ficou emocionado. Disse que vai até fazer uma caixa forrada de veludo para guardar o sino”, relata Guilherme.
 

Durante o Capital Moto Week, que segue até 02 de agosto, a programação do grupo inclui aniversário de membros, feijoada, festa com banda ao vivo e o “Mad Convida”, em que o clube oferece chopp, comida e som para celebrar com amigos. “Abrimos nossa casa com alegria. Quem quiser chegar, é só vir com respeito e sintonia com o que a gente acredita”, finaliza.
 

Sobre o Capital Moto Week 2025

De 24 de julho a 2 de agosto, Brasília será palco do maior festival de motos e rock da América Latina. O CMW, que atrai 800 mil pessoas e 300 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o Brasil e do mundo, é reconhecido por proporcionar uma experiência inesquecível, reunindo rock, adrenalina e cultura motociclista em um complexo de mais de 320 mil m². Além dos mais de 100 shows previstos para 2025, o festival oferece programação variada que inclui atrações como tirolesa, bungee jump, roda-gigante e cinco palcos temáticos, com identidades únicas para agradar todos os gostos musicais do rock. O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero e zera as emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva do entretenimento.

SERVIÇO

Capital Moto Week 2025

Data: 24 de julho a 02 de agosto de 2025

Local: Parque Granja do Torto | Brasília | DF

Postar um comentário

0 Comentários