Explosão cultural, isenção do visto e popularização nas redes explicam o novo boom no turismo japonês, aponta a Civitatis
Tóquio é o país com mais reservas na Civitatis
São Paulo, 30 de julho de 2025 – O Japão vive um dos seus melhores momentos como destino turístico entre brasileiros. De acordo com dados da plataforma de experiências turísticas Civitatis, as reservas para o país cresceram mais de 4 vezes no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado - um salto impulsionado por facilidades burocráticas de visitar o país e pelo crescente fascínio cultural dos brasileiros pelo destino asiático.
"A combinação entre o fim da exigência de visto, o apelo cultural crescente e a visibilidade do Japão nas redes sociais criou um cenário ideal para que o país disparasse nas preferências dos brasileiros em 2025", afirma Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil.
No primeiro semestre do ano, Tóquio, Kyoto e Osaka lideraram as reservas feitas por brasileiros na Civitatis no Japão. Já entre os passeios pagos, os três favoritos do público do país são o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji e ao lago Ashi, ambos com guia em português, e o ingresso para o Universal Studios Japan. "Temos investido fortemente na oferta de passeios em português em destinos do mundo todo para facilitar ainda mais a jornada dos nossos viajantes."
Monte Fuji é o segundo passeio mais buscados por brasileiros no país
Cultura pop, redes sociais e fim do visto
Para Alexandre Oliveira, três fatores explicam o fenômeno: a retirada da exigência de visto para brasileiros para viagens de até 90 dias, a ascensão da cultura asiática no Brasil (especialmente entre os jovens) e a presença constante do Japão nas redes sociais.
A política de isenção de vistos, implementada pelo governo japonês em 2023 para estadias de curta duração (até 90 dias), reduziu burocracias e custos e facilitou a entrada de turistas brasileiros, medida que teve impacto imediato nas reservas, segundo dados da Civitatis.
Ao mesmo tempo, o interesse pela cultura japonesa ganhou força no Brasil, especialmente entre o público jovem. De acordo com levantamento da Winnin de 2025, plataforma de inteligência artificial que identifica dados e tendências a partir do consumo de vídeos, nos últimos 12 meses foram produzidos cerca de 50.000 vídeos relacionados à cultura oriental nas redes sociais no Brasil, somando quase 12 milhões de visualizações e 185 mil interações.
Esse fenômeno se reflete no crescimento de eventos e locais ligados à cultura nipônica no Brasil, como é o caso do Bairro da Liberdade, em São Paulo, que segundo a APECC, recebe cerca de 20 mil visitantes por fim de semana. Este número se multiplica durante eventos como o Tanabata Matsuri, que reuniu 120 mil pessoas em 2024.
O festival Anime Friends, realizado em São Paulo, também confirma esse cenário, com mais de 150 mil visitantes em três dias de evento na edição de junho de 2025.
Japão nas redes e a influência das celebridades
Para Alexandre, a popularização do Japão entre celebridades brasileiras também contribuiu para ampliar o interesse pelo destino. Em 2025, nomes como a influenciadora Virgínia Fonseca e seu ex-marido, o cantor Zé Felipe, que juntos reúnem mais de 84 milhões de seguidores no Instagram, visitaram o país e compartilharam momentos em Tóquio e no Monte Fuji, que conta com visitas guiadas em conjunto com Kamakura e o lago Ashi.
Já Fábio Porchat esteve no Castelo de Osaka, que oferece visita com audioguia em inglês. Eles se somam a nomes que visitaram o destino em 2024, como Manu Gavassi, Marina Ruy Barbosa, Sabrina Sato e Sasha Meneghel.
O Castelo de Osaka recebeu a visita do Fábio Porchat em 2025
“Esse ‘efeito celebridade’ ajudou a consolidar a imagem do Japão como um destino completo: tecnológico e cultural, urbano e de natureza, com atrações que vão de parques temáticos a trilhas nas montanhas japonesas", explicou o Country Manager da Civitatis.
Experiências práticas e acessíveis atraem brasileiros
De acordo com a Civitatis, uma das principais apostas da empresa para o Japão em 2025 são os tours guiados em português, que seguem em alta demanda entre os brasileiros. A plataforma já oferece esse serviço em cidades como Tóquio, Kyoto e Osaka, além de estar presente em destinos como Nara e Hiroshima. A proposta é abranger a diversidade de experiências disponíveis no Japão, com roteiros que vão de passeios na natureza, como a visita ao Monte Fuji, a passeios culturais por bairros históricos, vivências gastronômicas e ingressos para parques temáticos. A possibilidade de parcelamento também vem contribuindo para a boa aceitação entre os viajantes, conta Alexandre.
“Combinando tradição milenar, cultura pop, presença massiva nas redes sociais e agora menos barreiras de entrada, o Japão se consolida em 2025 como um dos destinos mais desejados dos brasileiros”, finaliza o Country Manager da Civitatis.
Sobre a Civitatis
A Civitatis é a empresa líder na venda de visitas guiadas e excursões em português ao redor do mundo, com mais de 95 mil atividades em 4 mil destinos de 160 países. Desde sua fundação em 2008, mais de 40 milhões de pessoas completaram suas viagens com a curadoria de passeios da Civitatis.
0 Comentários