Até o final de 2025, projeto leva 20 espetáculos gratuitos e com tradução em Libras ao Teatro de Contêiner com a proposta de valorizar a arte circense e sua potência
Cena do espetáculo Fora de Órbita - Crédito:Giulia Nina
Em sua quarta edição, o projeto Circo Contêiner reafirma o compromisso com a valorização da arte circense na sua potência e diversidade ao promover 20 espetáculos de grandes artistas da cena paulistana para o Teatro de Contêiner, sede da Cia. Mungunzá. Em agosto, as atrações são a Cia. LaMínima (13/8, às 19h), a dupla Vick & Greta (14/8, às 9h30) e a trupe Caravana Tapioca (14/8, às 14h30). As apresentações são gratuitas e têm tradução em Libras.
A responsável pela curadoria da atual edição é palhaça, atriz, saxofonista, filósofa e produtora Giulia Nina, que selecionou trabalhos que representam a riqueza de linguagens, trajetórias e corpos que compõem o universo do circo contemporâneo. E diversidade é o eixo central da curadoria, ao dar visibilidade a artistas de diferentes gêneros, raças, corpos, territórios e gerações.
A programação contempla uma ampla variedade estética e técnica, com números de acrobacia, palhaçaria, malabarismo, entre outras expressões que atravessam e expandem os limites do circo. Trata-se de um encontro entre artistas da rua, da lona e do teatro.
Nesta edição, parte da programação acontece no período da manhã e tarde durante os dias da semana, graças a uma parceria com escolas públicas, que serão recebidas no Teatro de Contêiner por meio de transporte escolar. A iniciativa amplia o acesso de crianças e adolescentes às atividades culturais e fortalece o vínculo entre arte e a educação.
Aos finais de semana, seguem os espetáculos com classificação livre, enquanto a programação também se expande, acolhendo algumas montagens voltadas ao público adulto, reafirmando a complexidade, a diversidade e a potência crítica do fazer circense.
Uma novidade do Circo Contêiner é que, junto a alguns espetáculos, serão realizadas 10 oficinas e vivências circenses gratuitas. Para conferir a programação dessas atividades, é preciso ficar atento à página @teatrodeconteiner no Instagram.
Sobre a programação de agosto
A Cia. LaMínima abre a programação do Circo Contêiner com a apresentação do espetáculo Reprise, no dia 13 de agosto, às 19h. Na trama, dois palhaços, já prontos para entrar em cena, descobrem que foram contratados para se apresentar no mesmo horário, dia e local. E depois de muitas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, eles decidem realizar o trabalho juntos. Desta forma percebem durante o show que seus talentos se multiplicam, além de ser uma boa oportunidade de renovar o repertório.
O grupo, fundado em 1997 por Fernando Sampaio e o saudoso Domingos Montagner, ainda ministra uma Oficina de Acrobacia para Família, logo depois da apresentação. A ideia da atividade, direcionada para crianças e seus responsáveis, é incentivá-los a desenvolver interesse pelas artes circenses. Em duplas, trios ou grupos, os participantes aprendem princípios básicos de acrobacias no chão.
Já Vick & Greta, formada pelas artistas Laura Faleiros e Giulia Nina, encena O Último Show, no dia 14, às 9h30. Entre acrobacias desajeitadas, bambolês, equilíbrios e humor, a dupla tenta impressionar uma figura importante na plateia com sua essência excêntrica e apaixonante. Glamourosamente bagaceiras e habilidosamente equivocadas, elas seguem firmes no propósito de se tornarem famosas.
E, no próprio dia 14, às 14h30, o grupo Caravana Tapioca, fundado por Anderson Machado e Giulia Nina, apresenta o trabalho Fora de Òrbita. Em cena, o palhaço Astro Nauta, cansado da vida na Terra resolve construir um foguete e partir pra lua. Entre malabarismos com planetas e encontros com extraterrestres, o artista interage com o público a partir de suas ações, buscando trazer uma reflexão sobre nossa jornada no planeta e o desejo de conquistar outros mundos.
Histórico do projeto Circo Contêiner
A primeira edição do Circo Contêiner aconteceu em 2019, quando 11 espetáculos se apresentaram na área externa do Teatro de Contêiner ao longo de três meses.
Em 2022, a programação circundou o Dia das Crianças durante os finais de semana do mês de outubro, com cinco espetáculos. E, em 2023, a programação também aconteceu nesse mês e acolheu 13 atrações.
Sobre a curadora
Giulia Nina é artista circense, fundou o grupo Caravana Tapioca, realizando projetos de descentralização das artes. Mestranda em artes cênicas na ECA/USP. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras e orienta artistas em processos criativos. Também é produtora e diretora de processos criativos, com formações em palhaçaria, audiovisual e artes circenses. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos o riso. Já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior e ministra cursos de comicidade.
Serviço
Circo Contêiner - 4ª Edição
Quando: 13 de agosto a 14 de dezembro de 2025
Teatro de Contêiner - Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla
Capacidade: 99 lugares
Classificação indicativa: Livre
*Todas as apresentações têm tradução em Libras
Confira abaixo as atrações já confirmadas do projeto:
AGOSTO
Dia 13/08, Quarta-feira, às 19h
Reprise - Cia. LaMínima
Após a apresentação, às 20h, oficina "Acrobacia para família" com Fernando Sampaio e Fernando Paz (Cia. LaMínima)
Dia 14/08, Quinta-feira, às 9:30h
O último show - Vick & Greta
Dia 14/08, Quinta-feira, às 14:30h
Fora de órbita - Caravana Tapioca
SETEMBRO
Dia 13/09, Sábado, às 19h
Parapapel - Cia. Pelo Cano Setembro
Dia 14/09, Domingo, às 19h
Cabaré Alamanda
Dia 18/09, Quinta-feira, às 9:30h
Quizumba - Indômita Cia.
Dia 18/09, Quinta-feira, às 14:30h
Estupendo Circo di SóLadies - Circo di SóLadies | Nem SóLadies
Dia 21/09, Domingo, às 19h
O macaco e a lua - Cia. do Asfalto
Dia 27/09, Sábado, às 19h
Tarântula Transita - Vulcânica Pokaropa
Dia 28/09, Domingo, às 19h
Espetáculo Cancelado - Cia. Fundo Mundo
OUTUBRO
Dia 09/10, quinta-feira, às 9:30h
Desentupirada - Natalia Lua
Dia 09/10, quinta-feira, às 14:30h
Memorável - Palhaços Sem Fronteiras
Dia 11/10, Sábado, às 16h
Catappum - Catappum
Sia 12/10, Domingo às 16h
Patas de Palo - Cia. Stilts
NOVEMBRO
Dia 20/11, Quinta-feira, às 11h
No Varal - Trupe Liuds
Dia 20/11, Quinta-feira, às 16h
Irmãos Carreto - Trupe Dunavô
DEZEMBRO
Dia 11/12, Quinta-feira, às 9:30h
Porongo Vaudeville - The Pambazos Bros
Dia 11/12, Quinta-feira, às 14:30
Cia Pé de Mamão
Dia 13/12, Sábado, às 19h
Birita Procura-se - A Casa das Lagartixas
Dia 14/12, Domingo, às 19h
O perrengue - Trupe Lona Preta
0 Comentários