Artistas internacionais e nacionais fazem shows gratuitos no Dia Municipal do Reggae. Evento acontece no Parque do Trote dias 26 e 27 de julho



Jamaicanos Yellowman e Lila Iké, que se apresenta pela primeira vez no Brasil, estão entre as atrações.
O Brasil é o segundo país que mais consome reggae no mundo segundo plataforma.

 

Artista Yellowman. Foto: Divulgação

 

São Paulo, 22 de julho de 2025 – Reunindo atrações internacionais e da cultura reggae do Brasil, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove mais uma edição do evento Dia Municipal do Reggae. Neste ano, os shows acontecem no Parque do Trote, zona norte da cidade, nos dias 26 e 27, das 11h às 21h, todos gratuitos.

 

Entre os convidados internacionais, está a jamaicana Lila Iké, que se apresenta pela primeira vez no Brasil, no sábado (26), às 20h. Ela é um dos grandes nomes da nova geração do reggae e, desde o início da carreira, já fez turnê solo pela Europa, se apresentou nos Estados Unidos, subiu ao palco principal do maior festival de reggae do mundo na Espanha e agora vem a São Paulo para um show gratuito. No domingo (27), às 20h, quem sobe ao palco é o jamaicano Yellowman, reconhecido como um rei por sua comunidade. Um dos pioneiros do dancehall, ele transformou o estilo musical nos anos 80 e teve papel fundamental na globalização da música jamaicana.
 

Ainda no palco principal, a compositora e cantora Célia Sampaio, natural de São Luís do Maranhão, reconhecida como Capital Nacional do Reggae, se apresenta no sábado (26), às 14h. Em uma época onde o reggae era dominado por homens, a maranhense surge como potência feminina, ganhando o título de “Dama do Reggae”. No domingo (27), às 14h, é a vez de Marina Peralta, natural de Campo Grande, representar. A artista que já participou de grandes festivais, como Lollapalooza, transita por muitos estilos musicais durante seu show, mas principalmente pelo reggae, onde traz canções autorais.
 

Já na Arena Sound System – outro espaço do evento dedicado ao estilo, o duo Femine Hi-Fi sobe ao palco do Dia Municipal do Reggae para o último show da carreira, após anos de dedicação à valorização da mulher na reggae music, no sábado (26), às 11h. As artistas sempre tiveram como objetivo principal mostrar a presença, a força e a importância feminina nas manifestações artísticas

 

Por lá, no domingo (27), às 13h, Yellow P, DJ e operador de sound system brasileiro faz sua apresentação. O artista fundou em 2001 o Dubversão Sistema de Som, o primeiro sistema de som de São Paulo que segue formato original jamaicano, caracterizado por paredes de equipamento próprio.
 

Pensando nas crianças, o evento também vai contar com a Arena do Brincar. Nos dois dias, das 11h às 20h, os pequenos podem se divertir com recreação, oficina de pintura e balangandã, brinquedos infláveis e entre as brincadeiras, podem fazer uma pausa e garantir pipoca e algodão doce. Todas as atividades são gratuitas.

 

Sucesso do gênero

O reggae, surgido na Jamaica nos anos 60, cresce cada vez mais em popularidade no Brasil. Segundo relatório divulgado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica IFPI, o estilo está entre os dez gêneros mais escutados no mundo. O Brasil ocupa a segunda posição no consumo desse estilo, evidenciando a conexão dos brasileiros com o reggae.
 

Acompanhando esse crescimento, a Prefeitura de São Paulo instituiu o Programa Municipal de Fomento à Linguagem de Cultura Reggae/Rastafari em 2022, valorizando a importância cultural do ritmo para a cidade

A capital paulistana se fortalece como um dos pólos mais inovadores do reggae, com mais de 300 sistemas de sons espalhados pela cidade. Os produtores usam de sua autenticidade para lançar coletivos, aparelhagens sofisticadas e conquistar uma legião de fãs.
 

A cultura sound system, que também surgiu na Jamaica, vai além da música, o sistema de sons com alta potência promove o encontro de diversas vertentes do reggae. A trajetória da cena sound system em São Paulo é parecida, em meados dos anos 2000, o Yellow P, atração que estará no evento, levou os ritmos jamaicanos de dentro dos bares e casas noturnas para as ruas de São Paulo. Assim surgiu o DubVersão Sound System, o primeiro sound system da América Latina, que democratizou a música urbana.
 

No primeiro semestre de 2023, mais de meio milhão de playlists foram criadas pelos usuários da plataforma musical Spotify, totalizando aproximadamente 9 milhões de playlists de usuários. A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa fez uma playlist especial para o Dia Municipal do Reggae 2025, confira aqui.


 

Serviço:
 

Dia Municipal do Reggae

Dias 26 e 27 de julho, das 11h às 20h
Parque do Trote - Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n - Portão 1 - Vila Guilherme, São Paulo - SP

Sábado (26)
 

Palco
 

Mestre de Cerimônias: Babi Roots
 

Atração: DJ Tuff Gong

Horário: Intervalos

 

Atração: Casa Nyahbinghi

Horário: 12h

 

Atração: Célia Sampaio

Horário: 14h
 

Atração: David Hubbard

Horário: 16h
 

Atração: Ambulantes

Horário: 18h
 

Atração: Lila Iké

Horário: 20h
 

Arena Sound System
 

Atração: Jahmaica Sistema de Som

Horário: 11h

 

Atração: Grave Urbano

Horário: 12h

 

Atração: Feminine Hi Fi

Horário: 13h
 

Atração: Time Punanny

Horário: 16h
 

Atração: Grave Urbano
Horário: 18h

Arena de Brincar

 

Atração: Pipoca e Algodão Doce

Horário: 11h às 19h

 

Atração: Brinquedos Infláveis

Horário: 11h às 19h
 

Atração: Pintura Facial

Horário: 11h às 19h
 

Atração: Recreação / Coletivo Fora da Garrafa

Horário: 11h às 13h
 

Atração: Oficina

Horário: 13h às 14h
 

Atração: Recreação / Movimento Vem Brincar

Horário: 14h às 16h

 

Atração: Oficina de Pintura

Horário: 16h às 17h

 

Atração: Recreação / Tribo Recreativa

Horário: 17h às 19h

 

Atração: Oficina de Balangandã

Horário: 19h às 20h
 

Domingo (27)
 

Palco

 

Mestre de Cerimônia: Red Lion


Atração: DJ Amoraisah

Horário: Intervalos

 

Atração: Kayla Makena e Banda Crias do Kemet

Horário: 12h

 

Atração: Marina Peralta

Horário: 14h

 

Atração: Sistah Mari & Sankofa Digital

Horário: 16h
 

Atração: Slackness Crew

Horário: 18h

 

Atração: Yellowman

Horário: 20h
 

Arena Sound System
 

Atração: Sanfraink Sound System

Horário: 11h
 

Atração: No Gueto

Horário: 12h
 

Atração: Yellow P (Dubversão)

Horário: 13h
 

Atração: Visionary Woman

Horário: 14h
 

Atração: Juta Posse

Horário: 16h

 

Arena de Brincar

 

Atração: Pipoca e Algodão Doce

Horário: 11h às 19h
 

Atração: Brinquedos Infláveis

Horário: 11h às 19h
 

Atração: Pintura Facial

Horário: 11h às 19h
 

Atração: Recreação / Coletivo Fora da Garrafa

Horário: 11h às 13h
 

Atração: Oficina

Horário: 13h às 14h

 

Atração: Recreação / Movimento vem Brincar

Horário: 14h às 16h
 

Atração: Oficina de Pintura

Horário: 16h às 17h

 

Atração: Recreação / A Tribo Recreativa

Horário: 17h às 19h
 

Atração: Oficina de Balangandã

Horário: 19h às 20h
 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa


A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.







Postar um comentário

0 Comentários