Pinacoteca de São Paulo realiza segunda edição da festa junina no próximo domingo


 

A Pina Junina acontece no dia 29.06, na praça do edifício Pinacoteca Contemporânea; evento gratuito conta com atrações musicais, praça de alimentação e brincadeiras juninas

 

Data: 29.06 - das 13h às 20h
Praça da Pina Contemporânea | Evento gratuito

 



A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza a segunda edição de sua festa junina no edifício Pinacoteca Contemporânea. Dando fôlego à programação cultural do museu, a Pina Junina acontece no domingo, 29.06, das 13h às 20h. O evento é gratuito.

 

Este ano a festa contará com o set da DJ Evelyn Cristina, das 13h às 16h, apresentação de forró com o Trio Mana Flor, das 16h às 17h, e o projeto Som na Rural, das 17h às 19:30h. O projeto leva música e performances de forma itinerante para diversas cidades há 15 anos e se tornou patrimônio imaterial de Pernambuco em 2024, fazendo sua última parada na Pina Junina após circular por diversos espaços culturais na cidade de São Paulo.

 

A praça de alimentação, com comidas e bebidas típicas, ficará por conta do projeto Pão do Povo da Rua, iniciativa do Instituto de Pesquisa da Cozinha Brasileira que atua no território da Luz na distribuição de marmitas para os moradores do entorno. À 15h acontece o bingo.

 

SOBRE O SOM NA RURAL

Som na Rural é um projeto itinerante de ocupação artística e cultural que transforma uma antiga rural modelo em palco móvel, levando música, poesia, performances e intervenções para as ruas, praças e comunidades. Fundado e realizado pelo artista Roger de Renor e Nilton Pereira, o projeto nasceu em Recife e tem como base a valorização da cultura popular pernambucana, dialogando com suas raízes e misturando tradição e contemporaneidade.

 

Em 2024, o Som na Rural completou 15 anos de estrada e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife, uma afirmação da cultura pernambucana como força viva, pulsante e em constante reinvenção.

 

SOBRE O TRIO MANA FLOR

Trio Mana Flor é um grupo composto de três mulheres que celebram a força feminina e a riqueza da cultura nordestina por meio do forró e de outros ritmos tradicionais. Formado por Cimara Gomes Ferreira Fróis (sanfona e triângulo), Talita Del Collado Larcipretti (zabumba) e Carolina Bahiense Guimarães (sanfona e triângulo), o trio foi criado em 2008 e se destaca por ser o primeiro trio de forró composto exclusivamente por mulheres no Brasil.

 

SOBRE O PÃO DO POVO DA RUA

O Pão do Povo da Rua é um projeto realizado pelo Instituto de Pesquisa da Cozinha Brasileira (IPCB), e que diariamente produz 3.000 pães e bolos conceituais, nutritivos e saborosos, destinado à distribuição para as pessoas em situação de rua, no centro de São Paulo. Esses pães e bolos são produzidos por pessoas que estavam em situação de rua e que, acolhidas pelo projeto, ingressaram no programa de capacitação em panificação.

 

SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

 

Serviço:

Pina Junina

Período: 29.06.2025 – das 13h às 20h

Curadoria: Clarissa Ximenes

Evento gratuito

Local: Edifício Pinacoteca Contemporânea – Praça do museu

De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

Postar um comentário

0 Comentários