"Um ano depois da enchente, o Rio Grande do Sul voltou a sorrir", celebra o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese


Diplomata retornou ao estado depois de um ano e das visitas em meio à tragédia gerada pelas enchentes em 2024


Da dor e do sofrimento ao momento de reconstrução, um ano se passou entre as visitas ao Rio Grande do Sul do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. E os sentimentos antagonistas foram ressaltados pelo diplomata no seu retorno ao estado nesta semana. Cumprindo vasta agenda na Serra e em Porto Alegre ao lado do cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso, Cortese se emocionou ao celebrar a recuperação em tão curto espaço de tempo protagonizada pelos gaúchos.

 

Durante os compromissos que celebraram a cultura do vinho, tanto no Incontro con Bacco, na segunda (5), quanto na abertura do Wine South America, na terça (6), ambos em Bento Gonçalves, ele ressaltou a felicidade pelo reencontro. "Hoje, em apenas um ano, vivemos o triunfo da alegria. É incrível como regiões como a Serra e região metropolitana enfrentaram uma situação impossível e, mesmo assim, o estado voltou a ser a locomotiva do Brasil. Todos estão de parabéns", apontou o embaixador, apontando que a superação é ainda mais simbólica por vivermos a comemoração dos 150 anos da Imigração Italiana no RS em 2025.

 

Em maio do ano passado, o país europeu ajudou os atingidos pelas chuvas com mais de 25 toneladas de produtos de primeira necessidade, enviando um avião de carga lotado com suprimentos. Cortese acompanhou a chegada. O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, também esteve em Porto Alegre, no mês de julho, reforçando a solidariedade ao povo gaúcho. "Por tudo que fizeram no último ano e por tudo que vamos fazer juntos pela frente, vibro a amizade entre italianos e gaúchos, e reforço nosso compromisso para ajudar o RS no que pudermos fazer", finaliza.

 

Anfitrião do embaixador e compartilhando o mesmo entusiasmo com as agendas, o cônsul-geral Caruso completa o relato de Cortese, salientando a força das comunidades na superação de tudo que foi enfrentado. "Quando passaram por algo tão pesado, os gaúchos mostraram do que são capazes, e esse espírito, parecido com os italianos que chegaram aqui há 150 anos, é o que possibilitou tamanha virada de cenário, e a possibilidade de agora estarmos felizes e comemorando juntos, como também gostamos muito de fazer", avalia o cônsul-geral.

 

Os compromissos do embaixador no estado se encerraram com a reunião-almoço na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) nesta quarta-feira (7). Na oportunidade, empresários e lideranças ouviram da dupla os planos econômicos entre Itália e Rio Grande do Sul para os próximos meses, e as oportunidades mútuas de negócios projetadas.

 

 



Foto 1
Legenda: Em Monte Belo do Sul, Cortese inaugurou a Rota dos Capiteis
Créditos: André Majola

Foto 2:
Legenda: Na Wine South America, Cortese foi acompanhado pelo governador Eduardo Leite e o cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso
Créditos: Dieisson Polis


Postar um comentário

0 Comentários