Fórum do Museu do Jardim Botânico recebe representante do Ibama em especial sobre o pau-brasil


Felipe Bernardino Guimarães falará sobre a inclusão da árvore nativa da Mata Atlântica no Anexo I da CITES

Museu do Jardim Botânico. Créditos: Renato Mangolin


Felipe Bernardino. Divulgação
Rio de Janeiro, 30 de abril de 2025 - Em celebração ao Dia do Pau-brasil, comemorado em 3 de maio, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove uma edição especial do Fórum de Biodiversidade com a presença de Felipe Bernardino Guimarães, analista ambiental do Ibama e referência nacional na identificação anatômica de madeiras. A atividade será realizada na terça-feira, 6 de maio, das 14h30 às 16h30, na Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico, com entrada gratuita, mediante lotação.

 

O tema da palestra será a proposta de inclusão do pau-brasil (Paubrasilia echinata) no Anexo I da CITES – a lista que reúne as espécies mais ameaçadas de extinção, cujo comércio internacional é permitido apenas em circunstâncias excepcionais. “Vou tratar também das fraudes e ilícitos ambientais envolvendo a indústria de arcos de violino, que foram descortinadas pela Operação ‘Dó Ré Mi’, do Ibama”, explica o palestrante.

 

Espécie nativa da Mata Atlântica e árvore nacional do Brasil, o pau-brasil é atualmente classificado como ameaçado de extinção. Com ampla experiência na fiscalização do comércio ilegal de madeiras e no controle da exportação de espécies protegidas, Guimarães atua como autoridade administrativa da CITES no país e tem dedicado sua trajetória à capacitação de agentes públicos no combate a crimes ambientais relacionados à madeira.

 

O Fórum de Biodiversidade é voltado para especialistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube (youtube.com/jardimbotanicodoriodejaneiro), com emissão de certificado de participação para o público presencial e online.

 

Realizado mensalmente no Museu do Jardim Botânico, o Fórum de Biodiversidade é coordenado por um conselho de especialistas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e promove o debate sobre conservação da biodiversidade e temas ambientais essenciais.

 

Sobre o convidado

Felipe Bernardino Guimarães é biólogo, graduado e mestre em Biologia Vegetal com ênfase em Anatomia da Madeira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Analista ambiental do Ibama, atua na Superintendência de Santa Catarina, na área de controle de exportação de madeiras e como autoridade administrativa CITES. Ministra cursos de identificação anatômica de madeiras para agentes do Ibama e de outras instituições públicas envolvidas no controle da cadeia de custódia da madeira. Possui ampla experiência na fiscalização de madeiras utilizadas na fabricação de arcos para instrumentos musicais, com destaque para o pau-brasil (Paubrasilia echinata). Em 2022, foi reconhecido com o Prêmio Espírito Público por sua atuação na capacitação de servidores públicos na área.

 

Museu do Jardim Botânico conta com patrocínio master da Shell Brasil e gestão do idg - Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Inaugurado em março de 2024, o novo espaço apresenta ao público, por meio de exposições, conteúdos interativos e programação cultural para todas as idades, o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro para o conhecimento e conservação da flora brasileira.

 

Serviço
Fórum de Biodiversidade: 06/05 (terça-feira)
Horário: 14h30 às 16h30, na Sala Multiuso - 1º pavimento do Museu
Vagas: 50, por ordem de chegada
Transmissão ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube.
 

Museu do Jardim Botânico
Visitação: quinta a terça-feira (fechado às quartas) / 10h às 17h (permanência até as 18h)

Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo site Link
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico.

Postar um comentário

0 Comentários