Balneário Camboriú ganhará novo marco turístico inspirado em Nova York


New York Food Lounge será uma experiência imersiva com telão interativo, gastronomia mundial e design urbano inédito no Brasil


Empreendimento na esquina das avenidas Brasil e Alvin Bauer promete transportar os visitantes para o coração da Big Apple sem sair de Santa Catarina.
Crédito da imagem: Divulgação New York Food Lounge

Balneário Camboriú, um dos destinos turísticos mais vibrantes do Brasil, está prestes a ganhar uma nova atração que promete se tornar ícone para quem visita a cidade: o New York Food Lounge. Ambientado na estética nova-iorquina e com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano, o empreendimento nasce com a missão de transportar moradores e turistas para o coração da Big Apple — sem que precisem sair de Santa Catarina.
 

Instalado na efervescente esquina das avenidas Brasil e Alvin Bauer, por onde circulam mais de 12 mil pessoas diariamente, o complexo reúne o charme dos mercados internacionais como Chelsea Market, a atmosfera artística do Bronx e do Harlem e a energia inconfundível da Times Square. O projeto já tem 65% das obras concluídas e conta com um investimento global estimado em mais de R$ 50 milhões.

 

Telão de LED com 5 andares permitirá interatividade com pedestres e frequentadores do New York Food Lounge.
Crédito: Divulgação NY Food Lounge

A grande estrela do local será um telão de LED de 110 m², com altura equivalente a cinco andares, que transformará a esquina mais movimentada da cidade em uma verdadeira Times Square brasileira. Mais do que um painel estático, o telão será interativo, permitindo que o público envie conteúdos personalizados por meio de um aplicativo — de declarações de amor a gols históricos do time do coração, passando por vídeos de pets, campanhas sociais e anúncios comerciais. A proposta é ampliar a participação do público e criar um ponto de encontro urbano que funcione como vitrine digital em tempo real.


"Queremos oferecer uma experiência imersiva, que faça o visitante se sentir realmente em Nova Iorque, com toda a efervescência cultural e gastronômica que isso representa. Nosso objetivo é criar um novo marco turístico para Balneário Camboriú", afirma Ana Paula Conti Bastos, sócia-proprietária do empreendimento.
 

Com 1.600 m² de área construída e capacidade para 300 pessoas sentadas, o New York Food Lounge terá 26 operações gastronômicas, entre bares, cafés e restaurantes, priorizando marcas inovadoras e regionais do Sul do Brasil. O complexo contará ainda com espaço kids, área de delivery com acesso direto para motoboys e estacionamento coberto, garantindo conforto e acessibilidade aos frequentadores.

 

Projeto reproduz cenários novai-orquinos

Ambientes reproduzem espaços como as estações de metrô.
Crédito da imagem: Divulgação NY Food Lounge

O projeto arquitetônico, assinado pelos escritórios Studio 041, de Curitiba, e Studio AM, de Balneário Camboriú, aposta no uso de elementos característicos de Nova Iorque como subway tiles (tijolinhos brancos das estações de metrô), grafites artísticos, estruturas metálicas e um mix de mobiliário que pretende transportar o público para a Big Apple. O projeto foi pensado para encantar e gerar conteúdo visual atrativo, atendendo às expectativas de um público cada vez mais conectado e ávido por experiências imersivas.

A inauguração ocorre em sintonia com as comemorações dos 400 anos de Nova Iorque e deve reforçar a imagem de Balneário Camboriú como vitrine de inovações urbanas e como destino turístico. Ano após ano a cidade vem ampliando a atração de visitantes. Em fevereiro de 2025, bateu o recorde de ocupação hoteleira, com 89,1%. A expectativa é que o novo espaço amplie esse fluxo, consolidando Balneário como um polo de experiências culturais, tecnológicas e gastronômicas.

 

“Balneário Camboriú está vivendo um novo momento, com investimentos em urbanismo, cultura e turismo de experiência. O New York Food Lounge é uma materialização desse movimento, oferecendo ao visitante um destino único dentro do próprio destino”, destacam os arquitetos Arthur Massarelli e Rafael Marcondes, responsáveis pelo projeto.

 

A poucos meses da inauguração, o complexo já desperta interesse de operadores gastronômicos e empreendedores criativos de todo o Sul do país. Mas, além do potencial comercial, o projeto se apresenta como uma nova forma de viver e ocupar o espaço urbano, onde gastronomia, arte, tecnologia e turismo convergem em um único lugar.


 

Postar um comentário

0 Comentários