Com inovação e sustentabilidade em seu DNA, a rede de franquias mais internacionalizada do Brasil celebra sua história e segue revolucionando o segmento de piscinas em mais de 50 países.
|
São Paulo, abril de 2025 – O que começou como um desafio familiar, assumido ainda na juventude, tornou-se uma das histórias de empreendedorismo e superação mais admiradas do franchising brasileiro e mundial. À frente da iGUi, a maior fabricante e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do planeta, Filipe Sisson, fundador e CEO, celebra três décadas de uma jornada marcada por inovação, coragem e visão estratégica.
“Somos líder de mercado em todo o mundo e nos destacamos por alguns atributos: a marca tem quase 30 anos de existência com referência em qualidade dos produtos, design, segurança e inovação”, afirma o CEO. Atualmente, a Rede detém as marcas iGUi, Splash Piscinas e TRATABEM (primeira e única microfranquia brasileira focada em manutenção e limpeza de piscinas) e está presente em mais de 50 países, com mais de 1.220 unidades ao redor do mundo.
Em 2024, a iGUi alcançou um faturamento recorde de R$ 2,428 bilhões, sendo R$ 2,205 bilhões no Brasil e R$ 223 milhões no exterior, representando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior.
De um acidente familiar ao comando de um império global
A trajetória de Sisson com o setor de piscinas começou cedo. Ainda na faculdade, atuava como auxiliar de escritório em uma pequena fábrica de piscinas da família no Rio Grande do Sul (RS). Após um acidente com seu pai, foi chamado para assumir temporariamente a gestão da empresa quando tinha 19 anos. O que era para ser uma solução provisória tornou-se o primeiro passo de uma virada de chave: em apenas cinco anos, o jovem quitou todas as dívidas do negócio, multiplicou a produção anual de 700 para 3 mil piscinas e estruturou uma rede exclusiva de revendedores.
Em 1995, após divergências na condução da antiga empresa, decidiu seguir seu próprio caminho. Com o apoio de ex-clientes e parceiros, colocou em prática um projeto que, inicialmente, era para ser temporário. Três anos depois, aceitou o convite para se tornar sócio e assumir a liderança executiva de uma nova marca que surgia na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul: a iGUi.
|
Sisson colocou a mão na massa e, em 1996, produziu a Baía Blanca, primeira piscina da marca e então carro-chefe das vendas, que mede 10 metros de comprimento e 4,40 metros de largura.
Água como fonte de vida e negócio
A sustentabilidade sempre esteve no DNA da marca. “iGUi”, em tupi-guarani, é uma das formas de se referir à água, elemento primordial tanto à vida quanto às piscinas. E para preservar o meio ambiente, a marca não utiliza cloro livre – que é altamente tóxico e poluidor – e é liberado no Brasil, diferentemente do que acontece em países da Europa, nos Estados Unidos e na Austrália. Para substituir o cloro a, iGUi desenvolveu o Clorador, um equipamento que de forma segura, eficaz e automática transforma o sal em cloro, e o Solo, um superdesinfetante orgânico que combate os microrganismos causadores de doenças e previne o desenvolvimento de bactérias que possam aparecer na água, além de manter cabelos e pele hidratados, não irritar os olhos, entre outros benefícios.
Além disso, o sistema de filtragem inovador da iGUi consome menos energia elétrica e evita o desperdício de água. Isso porque os filtros reutilizam a água da piscina, impedindo que essa água seja despejada, por conta do processo de retrolavagem. Desta forma, não é necessário encher a piscina com frequência. Esta economia pode chegar a mais de 30 mil litros/mês para piscinas residenciais e o dobro em litros/mês para piscinas de condomínios. Os filtros iGUi já estão na sexta geração, G6 Comfort e G6 Conceito.
Outra iniciativa da marca em prol do meio ambiente é a iGUi Ecologia, em parceira com o Instituto BW e sediada em Araruama, no Rio de Janeiro. Atualmente, o projeto conta com iniciativas científicas estudantis e animais resgatados, como 150 aves, mais de 235 mamíferos e 32 répteis - que já foram atendidos no único CRAS da região dos Lagos, Rio de Janeiro.
Pela primeira vez nas convenções da rede, o lixo reciclável foi separado no complexo do Hot Beach Olímpia, em São Paulo. Resíduos secos foram coletados e todo o lixo reciclável gerado no evento foi levado à Reciclagem Franceschini. As tampinhas plásticas das garrafas de água da iGUi (feitas de papel reciclável) foram doadas à ONG Instituto Educa Eco, de São José do Rio Preto, por meio do projeto Tampinha que Salva, para castração de animais.
Marca brasileira reconhecida internacionalmente
Referência no setor de franquias, a iGUi é reconhecida como a marca brasileira mais internacionalizada, segundo o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com as marcas iGUi, Splash Piscinas e TRATABEM, a rede não apenas lidera o mercado de piscinas, mas também se destaca pela formação de profissionais especializados, inovação tecnológica e pela solidez de seu modelo de negócios.
Desde o início, a empresa apostou na personalização de produtos, no atendimento próximo aos clientes e no modelo de franquias como estratégia de expansão. Hoje, são 40 fábricas e centros de distribuição estrategicamente instalados em países como Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos, atendendo as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.
“A concorrência deixou de ser nossa preocupação há muito tempo. O que fazemos é transformar vidas. Cada piscina que instalamos é um sonho realizado, e nossos números, prêmios e a história que construímos juntos comprovam isso”, destaca Sisson.
30 anos: um marco na história
Toda trajetória da marca e do executivo foi o centro das homenagens durante a Convenção iGUi 30 Anos – De Água, Vida e História, realizada entre os dias 6 e 9 de abril, no Hot Beach Olímpia, no interior de São Paulo. O evento reuniu mais de 5 mil pessoas, entre franqueados, colaboradores, parceiros e familiares, movimentando a cidade de Olímpia e reforçando o protagonismo da marca.
O encontro também foi prestigiado por lideranças políticas, empresários e representantes do setor de franchising, consolidando a relevância da iGUi não apenas como potência global, mas como um dos grandes cases de sucesso do empreendedorismo nacional. A festa final ficou por conta dos sertanejos Michel Teló e a dupla Fernando & Sorocaba.
Sobre a iGUi
A iGUi é a maior produtora de piscinas pré-fabricadas do mundo e está presente com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) em mais de 54 países, sendo uma das marcas mais internacionalizadas do Brasil. Criada em Gravataí, região metropolitana da capital gaúcha Porto Alegre (RS), em junho de 1995, em 2008 a marca foi franqueada e sua sede transferida para Cedral, região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Sinônimo de piscina e tendo a inovação em seu DNA, a iGUi revolucionou o mercado com seu novo modelo de piscina, personalizada, conectada, revestida com a exclusiva Cerâmica Atlas, que atende as necessidades de arquitetos, engenheiros, designers de interiores e outros profissionais da área de construção civil. Com esse novo modelo de piscina, veio o novo conceito de loja. Lançada em 2022, com a iGUi Conceito a marca passou a realizar parcerias com construtoras, ingressando em condomínios verticais. Atualmente, com 30 anos de mercado, a Rede conta com mais de 1.200 unidades, em todo o mundo, entre fábricas, centros de distribuição e lojas iGUi, além de franquias e lojas Splash e TRATABEM no País. São 40 fábricas e centros de distribuição estrategicamente instalados no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania. Mais informações, acesse o site (igui.com).
Sobre a TRATABEM
A microfranquia TRATABEM foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, por meio de cursos específicos realizados na própria iGUi e com todo suporte da marca. A franquia TRATABEM realiza os seguintes serviços com excelência: limpeza, aspiração, manutenção, assistência técnica e tratamento de água de todos os tipos de piscinas, além de soluções e serviços de reparo em piscinas de fibra, alvenaria e vinil. O franqueado e profissional TRATABEM identifica e relata defeitos na piscina e equipamentos, assim como analisa e instrui o cliente sobre como cuidar bem de sua piscina, e efetua a venda de produtos químicos, acessórios e piscinas. Mais informações, acesse o site.
0 Comentários