Luciana Rique abre “Sólido Volátil” em São Paulo


“Untitled 2”

Itinerante, exposição solo exibida em 2024 no Rio de Janeiro, chega a São Paulo com obras inéditas

 

“Sólido Volátil”, exposição da artista Luciana Rique que foi exibida no Leblon, Rio de Janeiro, no ano passado, chega a São Paulo revista e ampliada. A mostra, que abre em 13 de março no Espaço Fonte, vai apresentar cerca de 15 obras inéditas, além das exibidas na mostra do Rio. “Em sua itinerância para São Paulo, ‘Sólido Volátil’ foi revista pela artista e ganhou novas obras que aprofundam a pesquisa, sobretudo, com novas inserções que convocam a tridimensionalidade que já estava latente nas obras expostas em 2024”, pontua o curador Eder Chiodetto.

 

“Exploro a ideia de construção, desconstrução, reconstrução. Assim como a saída do plano bidimensional para o plano tridimensional. Crio ilusões especulares utilizando outros materiais como fórmica, vidro jateado, recortes em vidros e riscos em vidro; um labirinto para o olhar”, comenta a artista.

Esses elementos aplicados sobre as obras saem do lugar de proteção e passam a integrar os trabalhos a serem apresentados na mostra. Vidros jateados criam jogos de luz e sombra e manifestam a volatilidade e a vulnerabilidade desse sólido. Desse modo, para Eder Chiodetto, “a fotografia passa a ser objeto, o vidro se torna obra, o reflexo e a opacidade revelam como as luzes incidentais moldam nossa percepção do mundo.”

 

Luciana é enfática acerca das criações. "Meu trabalho tem a fotografia como linguagem, onde meu inconsciente é visualmente acessado. Ele é sensorial, espiritual, reflexivo e atemporal. Uso a câmera como meu pincel, traduzindo emoções que não consigo expressar verbalmente. Minhas obras transcendem esse universo que habitamos e conhecemos. Elas revelam o que está escondido dentro de cada um de nós. Quando internalizamos essa imagem, ela é uma representação muito potente de alguns estados de ânimo, do que está represado e de repente ganha espaço. Transmito a ideia de investigação, de buscar o não-sabido, de desvendar mistérios. Cada um tem sua interpretação, seu ponto de vista e todos estão corretos”, finaliza Luciana Rique.

 

Sobre Luciana Rique - @lucianariquephotography

Luciana Rique, 46, é formada em economia pela New York University (2011). Sua ligação com a fotografia começou ainda em Nova York onde fez diversos cursos sobre o ofício e, já com algum conhecimento na bagagem, mudou-se para Paris onde se formou em fotografia na Speos e trabalhou como assistente do fotógrafo Jean Pierre Dutilleux.

Apaixonada por artes, natureza e esportes, Luciana é mãe de Catarina. Atualmente, a artista vive e atua entre Londres e o Rio de Janeiro, onde possui ateliês. Sua pesquisa artística, que tem a fotografia como linguagem, se baseia em investigações acerca de percepções em geral não visíveis e insondáveis.
 

Exposição Sólido volátil

Vernissage: 13 de março 

Local: Espaço Fonte - @residenciafonte

Rua Mourato Coelho, 751 – Vila Madalena

Período expositivo: de 14 de março a 13 de abril

Horário de visitação: De terça a quinta-feira das 14h às 19h. Sexta-feira das 14h às 18h e sábados das 14h às 15h

Postar um comentário

0 Comentários