Gerdau reforça compromisso com a reconstrução do Rio Grande do Sul com doação de 30 toneladas de aço para pontes essenciais

 



Cerimônia realizada nesta segunda (17), nos municípios de Santa Tereza e Encantado, simboliza a entrega das obras pela companhia e empresas parceiras

 

Rio Grande do Sul, 17 de março de 2025 - A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e reconstrução do Rio Grande do Sul ao doar 30 toneladas de aço para a reconstrução de pontes essenciais nas regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari, realizada pela Randoncorp. Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (17), foram inauguradas 11 estruturas viárias, resultado de uma ampla mobilização entre organizações privadas, poder público e entidades regionais. A companhia forneceu mais de 30 toneladas de aço, incluindo perfis estruturais essenciais para a montagem das pontes.

A iniciativa faz parte do esforço coletivo para recuperar a infraestrutura da região após as enchentes ocorridas em maio de 2024. A Gerdau contribuiu para a reconstrução de cinco pontes que restabelecem conexões vitais entre os municípios, garantindo a mobilidade de mais de 13 mil pessoas. Entre as estruturas beneficiadas estão as pontes: Linha Miguelzinho - Putinga, Linha Arroio do Laje - Coqueiro Baixo, Linha Usina - Ilópolis, Linha Sangão Doutor Ricardo e Canhada Funda - Pouso Novo.

Essa ação se une aos investimentos de R$ 51,4 milhões que a Gerdau já destinou à recuperação do Rio Grande do Sul, abrangendo não apenas infraestrutura, mas também apoio humanitário, habitação, educação e a reconstrução de comunidades.

“A Gerdau tem uma relação histórica e profunda com o Rio Grande do Sul, tendo sido fundada no estado há 124 anos, e onde mantém operações estratégicas e uma conexão forte com a economia local. Como empresa genuinamente brasileira, seguimos comprometidos em apoiar a população gaúcha, em um momento que ainda é desafiador”, explica Jean Peluso, gerente executivo da Riograndense, unidade da Gerdau em Sapucaia do Sul. “A reconstrução das pontes é fundamental para garantir a mobilidade das pessoas, a retomada da rotina e o fortalecimento da economia. Temos orgulho de contribuir com esse processo, reafirmando nossa atuação com o estado e em busca de um futuro mais resiliente para todos”, afirma.

 

Inauguração das pontes

Pela manhã, em Palmas, na Linha São Jacó, município de Encantado, ocorreu um evento que marcou a entrega de 10 estruturas para os municípios de Putinga, Ilópolis, Dr. Ricardo, Pouso Novo, Anta Gorda, Relvado, Arroio do Meio, Travesseiro, Coqueiro Baixo e Encantado. Além da realização da Randoncorp, a entrega contou com o apoio Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Federasul, Gerdau, Metasa, Reconstrói RS, Simon Engenharia e Usiminas.

 

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Postar um comentário

0 Comentários