Ao todo, nove equipes irão para o mundial de robótica nos Estados Unidos, em abril. Essa edição do maior torneio de robótica do Brasil reuniu mais de 2,5 mil estudantes de todo país
Mais uma temporada do Torneio SESI de Robótica chegou ao fim nesse sábado (15) e nove equipes conseguiram se classificar para etapa mundial que acontecerá em Houston (EUA), entre 16 e 19 de abril. As competições são realizadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) há 13 anos. Nesta edição, mais de 2,5 mil estudantes estavam reunidos em Brasília (DF) durante os quatro dias de torneio.
Quem vê de fora fica impressionado, pois crianças e adolescentes desenvolvem e automatizam robôs. Eles podem ser pequenos robôs de LEGO, miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs médios e até os de porte industrial, com 1,5m de altura e quase 60 kg. E quem conversa com os alunos fica ainda mais surpreso. Eles demonstram confiança, têm uma oratória impecável e apresentam projetos científicos, sociais e de empreendedorismo bem estruturados. Quem são essas crianças? A resposta é simples: essa é a galera da robótica!
“É a primeira vez que a gente ganha. E, sendo a pilota do robô é uma emoção inexplicável, principalmente ganhando duas partidas seguidas. Meu sonho era pilotar e deu muito certo. Com muito treino, a gente conseguiu chegar até aqui. O coração já está a mil para o mundial. Se Deus quiser, a gente vai arrasar lá também”, comemora a integrante da equipe #7563 SESI SENAI MEGAZORD de São Paulo, Lavínia Melo, classificada na categoria mais avançada, FIRST Robotics Competition (FRC).
Veja, a seguir, quem são as equipes que se classificaram para o torneio mundial de robótica nos EUA!
FIRST LEGO League Challenge:
- SESI HEROES, do SESI 021, Jundiaí (SP)
- BIOTECH, do Centro Educacional SESI – CE263, Barra Bonita (SP)
FIRST Tech Challenge
- #24557 SESI SENAI SC UNIMATE, São José (SC)
- #26914 ROBOTECH FTC, Aracaju (SE)
- #23059 FALCONS, São Luís (MA)
FIRST Robotics Competition
- #7563 SESI SENAI MEGAZORD, Jundiaí (SP)
- #9199 SESI SENAI SHARKS, Taubaté (SP)
- #1156 UNDER CONTROL, Marista de Novo Hamburgo (RS)
Além disso, três equipes de F1 in Schools se classificaram para a competição mundial da categoria.
- SESI SENAI SC ALPHA, da Escola S – SESI SENAI Criciúma (SC)
- GEAR ONE, SESI CIVIT (ES)
- HYOKU, do Eurico de Aguiar Sales - SESI Linhares (ES)
O evento está programado para ocorrer no segundo semestre de 2025, em um país ainda a ser definido. Historicamente, o país anfitrião da competição é o mesmo que sedia as finais do Grande Prêmio de Fórmula 1.
Histórico do SESI
Desde que o SESI passou a organizar as competições da FIRST no Brasil, em 2012, mais de 45 mil estudantes participaram dos torneios, acumulando mais de 110 prêmios internacionais apenas na modalidade iniciante (FLLC).
0 Comentários