Infraestrutura de ponta
A instituição de ensino superior – que fica no Noroeste do Paraná – tem uma clínica veterinária que se dedica aos cuidados dos grandes animais há mais de 15 anos. O espaço é um dos poucos que têm laboratório de exames de raio-x, ultrassom, faz aplicação de vacinas e medicamentos e o Vet Check – também conhecido por Exame de Compra, que fornece ao negociante informações que atestam a saúde animal.
A clínica veterinária do Integrado tem ainda local para internação de grandes animais, ambiente monitorado 24 horas por dia, infraestrutura para realização de cirurgias de rotina e emergenciais e atua com intensivismo [cuida de animais em situações de emergência, doenças graves ou cirurgias complexas].
Nos últimos dois anos, cerca de 120 atendimentos a cavalos e ovelhas foram realizados pelos estudantes e professores de Medicina Veterinária que atuam no local, com custos mais acessíveis do que os praticados no mercado.
Dicas de cuidados com animais de grande porte
Mas para quem deseja intensificar os cuidados com seus próprios animais de grande porte, o professor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Integrado, Denis Steiner, listou cinco dicas práticas. Confira!
1) Alimentação adequada: Ofereça uma dieta balanceada e rica em nutrientes, de acordo com a espécie (capim, feno, ração, silagem, suplementos). Evite mudanças bruscas na alimentação para não causar problemas digestivos. Garanta sempre água limpa e fresca para não haver desidratação.
2) Acompanhamento veterinário regular: Realize consultas veterinárias periódicas para avaliar a saúde do animal. Mantenha as vacinas em dia e faça a vermifugação regularmente para afastar doenças e parasitas.
3) Condições de ambiente e bem-estar: Forneça abrigo contra chuvas, frio, ventos ou calor excessivo. Mantenha o local limpo, bem ventilado para evitar acúmulo de sujeira e a proliferação de doenças.
4) Cuidados com a locomoção e contenção: Use técnicas de manejo adequadas para diminuir o estresse e acidentes com os bichos. Evite sustos e barulhos excessivos durante a lida com os animais. Mantenha cascos e patas bem cuidados para prevenir problemas locomotores.
5) Monitoramento de comportamento e sinais de doença: Fique atento às mudanças de comportamento como falta de apetite, isolamento ou agressividade. Observe sinais de doenças como febre, tosse, feridas e dificuldades para andar. Em caso de qualquer suspeita, procure um médico veterinário imediatamente.
Serviço
O quê: Clínica Veterinária do Centro Universitário Integrado faz atendimento para grandes animais com foco em equinos, bovinos, ovinos e suínos com custos mais acessíveis
Onde fica: Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II, Campo Mourão (PR)
Serviços que realiza: Atendimento clínico e de emergência 24 horas por dia - inclusive nos fins de semana e feriados, no próprio local ou nas propriedades rurais de todo Paraná - cirurgias variadas, práticas odontológicas e exames laborais
Informações em horário comercial: tel. 44-3518-2559 ou 44-99926-0893 WhatsApp
Plantão 24 horas: tel. 44-99940-9928 e 44-99999-6112
Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.
Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.
Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância - incluindo Direito, Medicina e Odontologia - e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.
Sugestão de legenda
Para manter a saúde dos animais de grande porte, criadores devem ficar atentos ao comportamento dos bichos
Crédito das fotos
Freepik
0 Comentários