Colégio Marista Santa Maria: 120 anos dedicados à educação

 

 

Instituição de ensino celebra aniversário em 12 de fevereiro com o lançamento de uma programação festiva que se estenderá durante todo o ano

Fachada do Colégio Marista Santa Maria em 1905, ano em que foi inaugurado o primeiro "Ginásio" do interior do RS, com matrículas para o externato e o internato (Foto: Arquivo/Divulgação Colégio Marista Santa Maria)

No dia 12 de fevereiro de 2025, o Colégio Marista Santa Maria comemora 120 anos de história em Santa Maria (RS). Para celebrar esse momento, a instituição de ensino preparou uma programação especial, que inclui missa e carreata na próxima quarta-feira, data do aniversário, eventos abertos à comunidade e atividades que se estenderão ao longo do ano. 

A procissão que abre as comemorações terá início às 09h e parte do Estacionamento do Colégio, seguindo até o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, onde será rezada a missa em homenagem à chegada dos Irmãos Maristas à cidade. Toda a comunidade santa-mariense está convidada a participar.

História e tradição 

Os primeiros Irmãos Maristas chegaram ao município da região central do Rio Grande do Sul em meados de 1900. Na localidade, antes chamada de Santa Maria da Boca do Monte, fundaram a Escola São Luiz, que, posteriormente, transformou-se em Colégio Marista Santa Maria. Em 12 de fevereiro de 1905, foi inaugurado, oficialmente, o primeiro “Ginásio” do interior do Estado, com matrículas para o externato e o internato. 

Aos poucos, o Colégio foi adquirindo novos terrenos, melhorando as suas instalações e ampliando a oferta de cursos. Atualmente, conta com mais de 18 mil metros quadrados, no Centro de Santa Maria, e atende cerca de mil estudantes da Educação Infantil (a partir dos 2 anos) até o Ensino Médio.

Nesta publicação do Irmão Rudi Hahn, de 2021, constam dados importantes da trajetória dos Irmãos Maristas na cidade, além de curiosidades históricas, lendas e o trabalho dos líderes cristãos e estudantes na construção de espaços físicos e na concepção de iniciativas culturais e esportivas que contribuíram para a identidade da instituição.

Banda Marcial Irmão Leão, fundada em 1955, teve seus tempos áureos até o início da década de 1970 (Foto: Arquivo/Divulgação Colégio Marista Santa Maria)

Educação, esporte e arte 

Um dos marcos da história do Colégio Marista Santa Maria foi a atuação da Banda Marcial Irmão Leão, que animava a comunidade com suas apresentações e conquistou, em 1972, o 1º lugar no Concurso Nacional de Bandas, na categoria marcial, bem como o Coral dos Pequenos Cantores, cuja regência ficava a cargo do Irmão Bruno Klein. O grupo Ginástica Rítmica Desportiva também marcou época, sendo lembrado até hoje por suas conquistas. 

“Fui aluna do Colégio Marista de 1977 até 1985. Durante esse período, sempre aproveitei as oportunidades que a escola oferecia, principalmente no esporte e na arte. Fiz parte do Coral dos Pequenos Cantores e integrei a equipe da Ginástica Rítmica, com a qual fui campeã municipal dos jogos escolares por sete vezes e campeã estadual. O grupo era incrível e dali surgiram amizades que cultivamos até hoje”, relembra a dentista e professora universitária Roselaine Pozzobon.

Para a atual diretora da escola, Maria Angela Baldi, celebrar 120 anos de uma trajetória comprometida com a formação integral de milhares de crianças e jovens é motivo de imenso orgulho. “Ao olhar para o passado, refletimos sobre os inúmeros projetos de vida que passaram por nossas mãos e as tantas histórias que tivemos o privilégio de transformar. Esse legado nos inspira a projetar um futuro ainda mais promissor, guiado pelos valores que sustentam nossa missão”, destaca. Para 2025, uma das novidades anunciada pela diretora é a ampliação dos níveis de ensino da instituição, com a implementação da Classe Bebê a partir dos 2 anos de idade. 

“Estamos sempre em contínua transformação, conectados com as necessidades de nossa comunidade, mas sem nos distanciarmos da nossa identidade e carisma Marista. É por isso que somos escolhidos por gerações inteiras de santa-marienses, ex-alunos que trazem seus filhos e netos para estudar aqui, em uma instituição que confiam há muitas décadas”, enfatiza o vice-diretor da instituição, Sergio Adolfo da Silveira. 

A professora universitária Roselaine Pozzobon é uma dessas ex-alunas: seus dois filhos, Lucas e Bruno, estudaram no Colégio Marista Santa Maria. “Eu acredito muito na parceria entre família e escola para construir pessoas melhores e mais preparadas para a vida. Todos os ensinamentos, valores e princípios que aprendi na escola moldaram quem eu sou, então eu quis que meus filhos tivessem essa oportunidade também. Eles foram atletas, se tornaram líderes, são pessoas corretas, justas e humanas. Por tudo isso, nós três temos muito orgulho de ter em nossos currículos o jeito Marista de ser”, finaliza Roselaine. 

Missa e procissão

A programação festiva dos 120 anos do Colégio Marista Santa Maria será lançada na próxima quarta-feira (12), dia do aniversário da instituição, com missa e procissão (carreata) aberta à comunidade de Santa Maria.

Data: 12 de fevereiro
Horário da procissão: 9h, saindo do Estacionamento do Colégio pela rua Serafim Valandro
Horário e local da missa: 10h, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira
Convidados: Família Maristas, educadores Maristas, Irmãos Maristas, ex-alunos e a comunidade santa-mariense
Dúvidas pelo telefone/whatsapp: (55) 99671-8230

Marista Brasil

O Colégio Marista Santa Maria integra o Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 97 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.

Postar um comentário

0 Comentários