Brincadeiras tradicionais e ancestrais recheiam a programação “15ª Semana Mundial do Brincar” do Espaço Alana

 

Crédito: Divulgação.



 ‌‏‎‍  

Nos dias 25, 27, 28 e 29 de maio, Espaço Alana vira palco de brincadeiras, jogos, mediação de leitura e painel formativo voltado aos educadores, para uma sensibilização sobre a importância do brincar
 ‌‏‎‍  

Brincadeiras tradicionais ou populares como roda, ciranda e cantigas, são passados de geração em geração. Estes jogos, nos geral, envolvem música, movimentos corporais e carregam diversas características culturais em suas regras ou forma de jogar. Resgatar essas brincadeiras, a partir do mote “Vem pra Roda, no Ritmo do Brincar”, é o intuito da 15ª Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa da Aliança pela Infância. O Espaço Alana - sede do Instituto no Jardim Pantanal, no extremo leste de São Paulo - realiza uma série de atividades, nos dias 25, 27, 28 e 29 de maio, para celebrar a semana junto com crianças, adolescentes, famílias e educadores.
 

Durante esses quatro dias, a sede do Espaço Alana será uma praça para encontros, brincadeiras tradicionais, jogos ancestrais e mediação de leitura. Os educadores também estão contemplados na programação, com o painel “Brincadeiras cantadas: infâncias, ritmo e ancestralidade”, que traz a importância do brincar e da musicalização na educação de crianças e adolescentes, da cultura e ancestralidade manifestadas nas brincadeiras, cantigas e no repertório das infâncias.
 

A escolha das brincadeiras, danças circulares, das rodas de conversa como tema para esta edição tem uma razão especial: a roda gira em torno de seu próprio eixo, mas não volta sempre para o mesmo lugar. Esse movimento é uma metáfora para a união e o afeto, pois girar coletivo representa um espaço inclusivo que movimenta a vida e dá sentido ao ato de brincar.
 

“A Semana Mundial do Brincar de 2024 é um convite para que todos participem ativamente da construção de um mundo mais amoroso para as crianças, reconhecendo o brincar como um direito fundamental. Todas as ações que faremos no Espaço Alana visam valorizar e fortalecer essa prática ancestral, promovendo a ideia de que o brincar é um elemento vital e essencial para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva”, diz Kedma Delmondes, coordenadora do Espaço Alana.
 

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância. As atividades no Espaço Alana são realizadas pelo Alana e Espaço Alana. 
 

Confira a agenda completa da 15ª Semana Mundial do Brincar no Espaço Alana:
 

Dia 25 (sábado), das 14h às 16h
A tarde de sábado será voltada para os educadores. O Espaço Alana organiza o painel formativo “Brincadeiras cantadas: infâncias, ritmo e ancestralidade”, um bate papo sobre a importância da musicalização na educação. Participam da conversa Magda Pucci, musicista, antropóloga e pesquisadora de músicas do mundo; e Tião Carvalho, educador e mestre das culturas tradicionais, com mediação de Silvanny Sivuca, percussionista, musicista, educadora e produtora musical. A participação é gratuita e haverá certificado de participação, mas é necessário uma inscrição prévia.
 

Dia 27 (2ª-feira), das 14h às 17h
A abertura da semana já começa recheada: a primeira atividade, às 14h, será a mediação de leitura do livro “Ciranda”, de Arlene Holanda, que traz cantigas e cantares tradicionais, levando as crianças a um reencontro com a nossa cultura. Na sequência a criançada se diverte com o show musical “Borboletrando”, com a Trupe BorboLetras, que anima a tarde com um repertório que vai do baião ao rock and roll, mesclando com brincadeiras que valorizam a cultura popular brasileira. E para encerrar o dia, haverá um jogo musical! Aqui, as crianças vão brincar de “ABC dos copos”, uma brincadeira de roda feita com a utilização de copos, mãos e com cantigas.
 

Dia 28 (3ª-feira), das 14h às 17h
O segundo dia de programação começa com mais diversão para as crianças, claro! A monitora cultural e contadora de histórias, Sarah de Jesus, apresenta diversas brincadeiras, como Meu Cuscuz (Pernambuco); Ponte do Rio Vermelho (Bahia) e algumas de origem africana, como Cabra Cega (Mamba / África do Sul) e Teca Teca, uma amarelinha com origem em Moçambique. Logo após, a professora Nina Dias e o grupo “Mulheres Maravilha” organizam uma ciranda e carimbó intergeracional. E, por fim, as crianças participam de um circuito de brincadeiras de roda e cantigas populares, que incluem Lencinho branco; A canoa virou ; Salada, saladinha; Pula pé e Ciranda, cirandinha.
 

Dia 29 (4ª feira), das 14h às 15h30
Para finalizar a programação com muita energia, o encerramento da SMB no Espaço Alana fica por conta da animada Banda Alana, com uma apresentação repleta de músicas e brincadeiras.
 

Serviço
Semana Mundial do Brincar no Espaço Alana
Data: 25, 27, 28 e 29 de maio, a partir das 14h
Local: Espaço Alana - Rua Erva do Sereno, 642, Jardim Pantanal, São Paulo
‌‏‎‍  
‌‏‎‍  
Sobre o Alana
Alana é um grupo de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar. O Alana é um ecossistema de organizações interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.
 

Postar um comentário

0 Comentários