Redes Sociais: como criar posts que engajam?


As redes sociais são necessárias, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Elas agilizam a comunicação e a tornam horizontal, fazendo com que seja mais direta entre as marcas e os consumidores.

Diante dessa realidade, as organizações precisam se esforçar para falar a linguagem do público e responder às demandas dos potenciais clientes com agilidade.

Plataformas como Facebook, Instagram é o WhatsApp são indispensáveis para qualquer organização, principalmente para as plataformas e-commerce que precisam divulgar seus produtos e serviços exclusivamente nos meios digitais.

Não se sabe quando exatamente as empresas perceberam que esses canais são verdadeiras ferramentas para aumentar as vendas, pois se trata de é algo que já faz parte do mercado atual.

Tanto é que os negócios precisam ter uma equipe competente e preparada para trabalhar com as redes sociais e usá-las como algo que vai além de uma simples ferramenta de comunicação.

Mas as empresas precisam saber o que publicam nesses canais se realmente quiserem alcançar bons resultados.

Pensando nisso, este texto vai explicar os tipos de publicação que mais engajamento nessas plataformas, como criar conteúdo relevante, ferramentas que ajudam nesse processo, como definir as melhores práticas e como analisar o desempenho dos posts.


Tipos de posts que mais engajam

Existem diferentes tipos de publicações que engajar mais usuários nas redes sociais, entre os principais estão:


  • Perguntas;
  • Bastidores do negócio;
  • Vídeos;
  • Sorteios e concursos;
  • Listas.

Se a marca quiser saber o que as pessoas acham de seu produto ou serviço pode perguntar diretamente a elas. As perguntas abertas abrem espaço para que os usuários deem sua opinião e isso fortalece os laços com os consumidores.

Uma clínica especializada em aplicação de botox no nariz pode usar as redes sociais para mostrar o dia a dia dos bastidores e despertar a curiosidade da audiência.

Mostrar o dia a dia no escritório, divulgar fotos de uma palestra ou evento, entre outros acontecimentos do cotidiano ajuda a humanizar a marca.

Os vídeos são o formato mais visualizado na internet e não é necessário adquirir equipamentos profissionais para produzir conteúdo dessa forma.

Esses conteúdos podem falar sobre os produtos e serviços, responder perguntas e até fornecer a opinião sobre determinado assunto. Seja qual for a pauta abordada, é um tipo de material que agrega muito e aumenta o engajamento nas redes sociais.

Os consumidores gostam de participar de sorteios e concursos, e as redes sociais são excelentes canais para promover esse tipo de conteúdo. Basta escolher um prêmio que esteja de acordo com a expectativa da audiência e estabelecer as condições.

Uma escola que oferece curso para aeromoça pode promover listas, uma vez que esse tipo de material é fácil de acompanhar, monitorar e compartilhar.

As marcas podem trabalhar com os bullet points para gerar engajamento e oferecer um tipo de material fácil de assimilar.


Como criar conteúdo relevante?

As redes sociais precisam ser atualizadas com conteúdos relevantes para os seguidores, e existem várias estratégias que ajudam a produzir esses materiais da melhor forma.

O primeiro passo é estabelecer um objetivo, que pode ser capturar mais leads, gerar tráfego orgânico para as redes sociais ou site institucional, aumentar o engajamento, entre outras possibilidades.

Depois de definir o que a empresa quer alcançar, é necessário construir a persona da marca. A persona é um personagem semi fictício que reúne as características do cliente ideal, como nome, idade, profissão, escolaridade, estado civil, problemas e desejos.

É interessante seguir os concorrentes para saber quais são os conteúdos que eles produzem, assim, o negócio pode se inspirar nos temas e produzir materiais na mesma linha de segmento.

A empresa pode produzir um tema por dia da semana, por exemplo, na segunda-feira, ela pode dar dicas, na terça-feira oferecer tutoriais, mostrar os bastidores do negócio na quarta-feira e assim por diante.

As redes sociais que uma creche para bebê vai usar dependem das características do público-alvo. É necessário saber quais são os canais que essas pessoas usam para publicar os conteúdos dentro deles.

Depois de compartilhar o conteúdo na internet, é natural que ele receba comentários dos usuários, e esses comentários precisam de resposta para que a marca consiga interagir com os seguidores.

É importante estar atento porque eles podem sugerir temas ou fazer perguntas, e se não obtiverem a resposta, isso pode descredibilizar o negócio.

Além de se preocupar com a relevância e a qualidade dos materiais, é primordial seguir um cronograma de publicação para estabelecer uma periodicidade. A constância dessa estratégia é imprescindível para manter o engajamento.


Ferramentas para criar posts impactantes

Existem algumas ferramentas muito úteis para criar publicações impactantes nas redes sociais, e uma delas é o Adobe Photoshop.

Esse editor de imagens pode ser usado por uma loja de móveis planejados para sala de jantar para editar as fotos que serão postadas nas redes sociais, criar interface de usuário e editar vídeos.

Embora seja uma ferramenta paga, oferece 7 dias gratuitos e os usuários podem testar filtros neurais, usar uma ampla variedade de pincéis, preencher conteúdos e até usar uma versão para dispositivos móveis.

Outro recurso popular é o Adobe Illustrator, uma ferramenta de design que ajuda a criar vários produtos, como logotipos, embalagens, banners, ilustrações e ícones.

A maior vantagem desse recurso é o sistema de edição vetorial com gráficos de pontos, linhas e curvas que se baseiam em fórmulas matemáticas, e que ajudam a redimensionar as criações, sem prejudicar sua qualidade.


Como definir boas práticas de social media?

Para definir boas práticas dentro das redes sociais, primeiro é necessário saber quais são os objetivos de marketing da organização. A empresa pode aumentar o tráfego por meio dessas plataformas, entre outras possibilidades que vão ditar as estratégias.

Em seguida, um negócio especializado em reforma de mesa de snooker vai reunir informações sobre o público-alvo para saber quem são essas pessoas, quais são seus gostos, o que elas compartilham nas redes sociais, entre outros dados relevantes.

É importante lembrar que nem todas as redes sociais são adequadas para o público, então é necessário ter cuidado ao selecioná-las para estabelecer uma comunicação efetiva.

Os conteúdos precisam ser relevantes e para aumentar a visibilidade deles, a companhia precisa saber usar alguns recursos como as hashtags. Mas seu uso não deve ser excessivo, priorizando apenas palavras relevantes e significativas para o conteúdo.

A marca deve analisar e ajustar sua estratégia, por meio de ferramentas de monitoramento, pois só assim conseguirá alcançar seus objetivos. Entre as métricas mais importantes que precisam ser analisadas está o envolvimento, o alcance e as conversões.


Como analisar o desempenho dos posts?

O desempenho das publicações da marca nas redes sociais é feito por meio de métricas específicas, e entre as mais importantes está a taxa de engajamento.

Se o objetivo de um fabricante de brindes corporativos alto padrão for se tornar uma marca querida entre os clientes, precisa estar sempre atenta à taxa de engajamento e desenvolver ações que as aproxime de seu público.

Para calcular a taxa de engajamento, é necessário considerar o número de interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos, e dividir pelo número de impressões que trata do alcance.

Outra métrica essencial é o alcance orgânico, tendo em vista que as redes sociais permitem publicações orgânicas e pagas.

A taxa de alcance orgânico obtida por uma empresa de café da manhã mostra quantas pessoas foram impactadas pelas publicações naturalmente, sem que a empresa tenha que pagar anúncios que as promovam.

Trata-se de uma métrica relacionada com os algoritmos das redes sociais e eles definem se determinado material é relevante e se realmente deve ser entregue para os usuários.

As organizações também devem considerar a taxa de rejeição, pois se trata da quantidade de usuários que realizaram uma sessão de uma página e aqueles que bloquearam o conteúdo no feed, deixaram de seguir a empresa ou denunciaram como spam.

Uma empresa de locação de espaço para debutantes precisa analisar essa informação porque ela mostra quantos usuários estão rejeitando ou se incomodam com as publicações nas redes sociais.

Se essas ações forem muito frequentes, é sinal de que os compartilhamentos de conteúdo precisam ser elaborados para que a experiência do usuário seja positiva.


Considerações finais

As redes sociais precisam fazer parte do planejamento de marketing da empresa para que ela possa alcançar um número maior de consumidores.

Esses canais são ótimos para interagir com o público, estabelecer um relacionamento promissor e divulgar conteúdos interessantes e relevantes.

Para alcançar bons resultados com as redes sociais, é imprescindível estabelecer uma boa estratégia de marketing e criar materiais ricos.

As organizações podem contar com diferentes plataformas e estratégias que ajudam a estruturar os conteúdos que serão compartilhados para obter os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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