O Inbound Marketing é um conjunto de ações com foco em atrair, converter e encantar os clientes da marca. Diferentemente do marketing tradicional, seu foco são as estratégias de marketing de conteúdo, SEO e ações nas redes sociais para atrair pessoas.
Ele se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para o público, para que a empresa possa conquistar a permissão de se comunicar com os potenciais clientes e criar um relacionamento duradouro.
Também conhecido como marketing de atração, ele faz com que os clientes cheguem até à empresa, atraídos pela mensagem. Com isso, fica mais fácil apresentar os produtos e serviços e transformar os compradores em promotores da marca.
Essa estratégia ajuda a marcar a vender mais porque trabalha com o funil de vendas, direcionando a produção de conteúdo e o atendimento. Com isso, o consumidor terá o suporte necessário dentro da jornada de compra até adquirir um produto ou serviço.
Para aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, é necessário conhecer um pouco mais seus principais aspectos e aplicações.
Pensando nisso, este texto vai explicar como criar e distribuir conteúdo relevante, quais são as principais ferramentas de Inbound Marketing, como otimizar as campanhas e de que maneira integrar essa estratégia com outras ações de marketing.
Como criar e distribuir conteúdo relevante?
Para criar conteúdo relevante, o primeiro passo é fazer um planejamento, por meio de uma análise detalhada do mercado e com isso obter as informações necessárias para produzir os materiais.
Primeiro a empresa precisa saber quem é seu público para depois criar o perfil desejado de cliente que quer atingir.
É necessário que a empresa de aluguel touro mecânico preço entenda o comprador, saiba quais são as suas principais dificuldades e como poderá superá-las.
Com base nas informações do cliente ideal, a empresa pode começar a escolher os assuntos que chamam o interesse dele. Os materiais precisam educar o público e mostrar que a organização domina seu segmento de atuação.
Lembrando que eles precisam estar sempre atualizados para construir oportunidades de relacionamento e vendas.
É fundamental focar nos resultados e trabalhar com métricas que ajudem a compreender se a estratégia está trazendo os resultados esperados ou se precisa de algum ajuste.
Os materiais produzidos precisam ser voltados para o público e não para quem está desenvolvendo o conteúdo ou para o Google.
Também é importante seguir as diretrizes do buscador para alcançar um bom posicionamento, mas sem deixar de pensar no usuário que é quem vai realmente consumir o material.
Um espaço de trabalho compartilhado deve divulgar seus horários, locais e informações em meios de comunicação adequados para audiência.
Por exemplo, se essas pessoas são usuárias assíduas das redes sociais, então essas plataformas devem ser usadas para informar o público.
Ferramentas mais usadas no Inbound Marketing
Para aproveitar todos os benefícios que as estratégias de Inbound Marketing podem trazer para o negócio, é essencial usar as ferramentas certas. Entre as melhores opções estão:
- SEMrush;
- Máquina de Títulos;
- Google Keyword Planner;
- Google Analytics;
- RD Station;
- Trello;
- MailChimp.
Uma das principais ferramentas de marketing de atração é o SEMrush, muito útil para avaliar o tráfego mensal, as estratégias dos concorrentes, palavras-chave de ranqueamento e quais sites estão mencionando o blog da marca.
O Máquina de Títulos é muito útil para os momentos em que o desenvolvedor de conteúdo tem algum bloqueio criativo e não consegue criar um bom título para o conteúdo.
O Google Keyword Planner é importante para quem quer fazer uma busca detalhada de palavras-chave, podendo ser integrado ao Google Ads para saber quais são as principais tendências de busca.
Já o Google Analytics monitora sites e blogs, trazendo dados sobre o tráfego, conversões, campanhas de mídia paga e redes sociais.
A RD Station foi desenvolvida por uma empresa brasileira e poderá ser muito útil para que um fornecedor de atacado de Salon Line creme para pentear valores consiga criar fluxos de e-mail que vão nutrir os leads.
Além disso, ela permite criar landing pages, realizar testes A/B, entre outras possibilidades importantes para o acompanhamento e desenvolvimento de estratégias.
O Trello é um recurso essencial para organizar as ideias, lembrar quais são as tarefas do dia e desenvolver projetos. Ele funciona por meio de cartões de atividade com prazos e outros membros da equipe podem ser incluídos.
Por fim, o MailChimp é uma plataforma de mim o marketing conhecida por ser fácil de usar, muito eficaz e barata. A empresa vai usá-la para gerenciar sua estratégia, como automação de marketing, abandono de carrinho, entre outras possibilidades.
Como otimizar as campanhas de Inbound Marketing?
Para otimizar as campanhas de Inbound Marketing e melhorar o retorno sobre os investimentos (ROI), a empresa pode usar diferentes estratégias. Entre elas estão os testes A/B.
Esse teste envolve o uso de duas versões de uma mesma página para testar qual delas traz os melhores resultados.
Por exemplo, para impactar os usuários que estão pesquisando sobre banho e tosa perto de mim preço , um pet shop pode testar diferentes combinações de cores, ícones e imagens dentro de sua landing page.
Outra estratégia útil é comparar o retorno sobre os investimentos e usar indicadores para mensurar diferentes resultados nas campanhas.
Se a empresa quiser medir o resultado de sua estratégia de marketing digital, precisa acompanhar alguns números, pois é necessário entender quais são os resultados da campanha. Sem isso, fica difícil descobrir o ROI.
Supondo que a marca queira encontrar o ROI de um investimento em marketing sobre as vendas geradas dentro de um período, deve levantar o faturamento total e o valor aplicado em sua campanha no período indicado.
Depois deve calcular o retorno sobre os investimentos, subtraindo o investimento inicial do ganho total e dividindo esse resultado pelo investimento inicial.
Se um fabricante de painel de lona para loja deseja aumentar a quantidade de leads, ele deve investir em marketing de conteúdo. Para se ter uma ideia, empresas que possuem um blog conseguem gerar 126% mais leads do que as demais.
O canal é muito útil para trabalhar o marketing de conteúdo e essa estratégia chega a ser 62% mais barata do que o marketing convencional, ao mesmo tempo em que proporciona 3 vezes mais retorno.
Outra dica é melhorar a qualificação e a nutrição dos leads para que realmente possam ser convertidos em clientes. A nutrição costuma acontecer pelo e-mail marketing para manter os potenciais clientes informados sobre a empresa como um todo.
Integrando Inbound Marketing e outras estratégias
Para integrar o marketing de atração às outras estratégias de marketing, a empresa precisa entender qual é o plano geral de marketing e seus objetivos.
Uma assistência de manutenção TV LG também deve saber com quais meios a audiência está envolvida, e a melhor forma de descobrir é definir a buyer persona.
A marca não deve se basear em achismos e achar que compreende os clientes, visto que o ideal é perguntar diretamente para as pessoas.
Ela pode perguntar quais são os canais de TV, jornais e programas de rádio que esse público costuma ouvir quando estão no trânsito ou realizando outras atividades.
É comum encontrar alguns meios que se repetem, e mesmo que não seja uma situação extremamente comprovada, ainda assim traz uma ideia sobre quais são os melhores canais para investir.
Um consultório de psiquiatria pode usar a publicidade para reforçar sua imagem, mesmo porque, quanto mais pessoas conhecerem ou falarem sobre a clínica, mais chances de se lembrarem dela quando precisarem de seus serviços.
Mas os anúncios possuem um propósito específico e devem ser usados para induzir visitas à página ou à loja física, assim como fazer uma oferta por tempo limitado.
Embora o marketing tradicional seja muito útil para as empresas, não é possível acompanhar as conversões dos anúncios da marca, pelo menos não da mesma forma como a organização consegue fazer com o marketing de atração.
Nesse sentido, uma empresa de aluguel de escavadeira bobcat pode realizar algumas ações que contribuem nesse sentido. Uma delas é inserir um número de telefone específico para o anúncio.
Outra opção interessante para os anúncios no rádio ou na TV é verificar o volume de chamadas pelo telefone, pelas redes sociais ou por e-mail no momento em que são transmitidos.
Considerações finais
O marketing digital traz diversas possibilidades para as organizações e entre as melhores estratégias está o Inbound Marketing.
Suas ações ajudam a atrair os consumidores naturalmente para o negócio, além de construir um relacionamento promissor com o público da marca.
Independentemente do segmento de atuação da companhia, ela pode trabalhar essas estratégias para alcançar as pessoas certas e fazer vendas naturalmente.
Todo o trabalho é realizado com ferramentas e recursos que facilitam os resultados e ajudam o negócio a chegar onde deseja.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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