Como criar assuntos de email marketing com IA?


O e-mail marketing é uma estratégia que envolve o envio de e-mails para uma lista de contatos, com o objetivo de se comunicar com os destinatários para alcançar os objetivos de marketing.

O disparo costuma ser realizado por ferramentas de automação e com isso a empresa consegue estabelecer uma comunicação direta com os consumidores, sem as interferências comuns de outras plataformas.

Muitas pessoas acreditam que o e-mail ficou para trás, mas isso não é verdade, afinal, ele é a base do funcionamento da internet. Por exemplo, para que o usuário possa criar um perfil nas redes sociais, precisa ter uma conta de e-mail.

Qualquer ação que uma pessoa deseje tomar na internet, como se cadastrar em um blog para se manter atualizado, também exige uma conta de e-mail.

A tendência é que esse canal de comunicação continue crescendo nos próximos anos, por isso, o e-mail marketing vai continuar em alta e uma das melhores estratégias de comunicação para as marcas, independentemente do segmento.

Para melhorar seus resultados, a organização pode usar Inteligência Artificial (IA) com a estratégia, por isso, o texto vai explicar alguns aspectos importantes dessa união.

Ele vai mostrar como a IA cria o assunto do e-mail, o que considerar ao desenvolvê-lo, como a tecnologia aumenta as taxas de abertura e como pode ajudar a aumentar os cliques.

Usando IA no assunto do e-mail

Para criar assuntos de e-mail com Inteligência Artificial, é necessário definir os objetivos e o público da campanha. Isso depende de um plano de marketing bem desenvolvido para identificar o comportamento da audiência.

Essa tecnologia ajuda a criar o assunto da mensagem por meio de uma ferramenta, mas existem várias opções. Para escolher, o ideal é criar temas fictícios para teste e usar o mesmo prompt em várias plataformas.

Uma clínica especializada em internação para gatos também precisa consultar relatórios antigos para ver qual é o assunto de e-mail mais bem-sucedido entre o público, assim, vai fornecer o direcionamento adequado.

A grande questão com a Inteligência Artificial é sua capacidade de aprender com os erros e acertos, por isso, a empresa pode direcionar a ferramenta para que reconheça padrões e preferências do público. É assim que as sugestões serão mais precisas.

Os parâmetros de Inteligência Artificial também estão relacionados a palavras-chave, gatilhos de venda e outros elementos que colaboram com a personalização e que estejam de acordo com as características do público.

Sabendo de que maneira criar o assunto do e-mail, é possível solicitar para que a ferramenta refaça o processo, mudando alguns pontos que ainda não correspondem à expectativa.

Um fabricante de abraçadeira tipo união vertical pode obter várias respostas, mas deve analisar cada uma delas para avaliar o potencial de sucesso.

Quando o e-mail estiver pronto, é o momento de verificar os detalhes por meio de testes A/B, usando algumas variações de título e determinar aquela que é mais eficaz.

Fatores considerados ao criar assuntos

A Inteligência Artificial combina criatividade, relevância e estratégia para criar assuntos de e-mail marketing, além de levar em conta os seguintes fatores:

  • Personalização;

  • Segmentação de público;

  • Tendências;

  • Testes;

  • Clareza.

A tecnologia é capaz de analisar o comportamento do usuário para personalizar o assunto do e-mail, além de levar em conta o histórico de compras, preferências e interações anteriores para que as mensagens sejam relevantes.

Também usa algoritmos para segmentar a audiência de acordo com as características demográficas, comportamentais e geográficas, além de criar assuntos direcionados e compatíveis com os interesses do segmento.

Pode monitorar tendências e padrões de comportamento online para integrar elementos atuais nos assuntos, e com isso chamar a atenção do público.

Essa ferramenta também consegue realizar testes A/B automáticos para avaliar o desempenho de diferentes temas e aprender com os resultados para aprimorar sugestões futuras.

Um fabricante de rotulo laminado pode usar o recurso tranquilamente porque também considera o desempenho de assuntos anteriores, e analisa a taxa de abertura para ajustar a abordagem e maximizar o envolvimento.

O negócio pode avaliar a extensão dos assuntos, levando em conta a preferência geral do público, e com isso priorizar clareza e concisão para que a mensagem seja compreendida.

A ferramenta também consegue analisar o uso de palavras emocionalmente envolventes e gatilhos de urgência, para incluir elementos persuasivos que incentivam uma ação por parte do usuário.

Também existem filtros que evitam palavras e frases que possam ser consideradas como spam, tornando os assuntos autênticos, além de evitar práticas indesejadas.

Como a IA aumenta a taxa de abertura?

Um dos maiores desafios para as empresas que investem em e-mail marketing é garantir uma boa taxa de abertura, mas a Inteligência Artificial também pode ajudar nesse sentido.

Uma empresa de mão de obra temporária pode usar a tecnologia para analisar o comportamento do usuário, seu histórico de compras e interações anteriores, e assim basear os assuntos do e-mail nesses dados.

A mensagem pode ser muito mais relevante se integrar informações específicas do destinatário no campo assunto, e as ferramentas de Inteligência Artificial também ajudam a fazer isso.

O recurso utiliza algoritmos avançados para segmentar a audiência em grupos mais precisos, e com base nesses dados, vai direcionar assuntos específicos para cada segmento.

Os algoritmos de análise preditiva da Inteligência Artificial conseguem identificar padrões e tendências no histórico de engajamento. São informações que permitem antecipar as preferências do usuário e gerar assuntos que despertam seu interesse.

Como falado anteriormente, a plataforma realiza testes A/B automatizados que permitem comparar o desempenho de diferentes assuntos em tempo real.

Com base nos resultados obtidos, a IA vai ajustar as sugestões de assuntos para que esteja de acordo com as preferências da audiência.

Já uma clínica de reabilitação para alcoólatras pode usar algoritmos que analisam os padrões de atividade dos destinatários para determinar quais são os melhores horários de envio.

É interessante que a mensagem chegue quando o usuário estiver propenso a abrir, assim, as taxas de abertura podem aumentar consideravelmente.

Outra coisa que a Inteligência Artificial faz é monitorar mudanças nas tendências de comportamento online em tempo real. Por conta disso, é capaz de reagir rapidamente, ajustar o assunto e manter o interesse do usuário.

Indo além das informações estáticas, o recurso também consegue incorporar elementos dinâmicos nos assuntos, como ofertas personalizadas, produtos recomendados ou eventos específicos.

Como a IA aumenta a taxa de cliques?

Assim como não é tão fácil aumentar a taxa de abertura dos e-mails, aumentar a taxa de cliques também exige muito trabalho por parte das empresas, mas a Inteligência Artificial pode ser muito útil nesse sentido.

Com ela, um fabricante de fita de cetim para sublimação poderá contar com algoritmos sofisticados que analisam dados comportamentais e criam conteúdo personalizado.

Ao adaptar o conteúdo do e-mail de acordo com as preferências individuais, as chances de cliques são muito maiores.

A tecnologia também possui algoritmos de recomendação que analisam históricos de compras e comportamentos de navegação, então, podem sugerir produtos e conteúdos compatíveis com os interesses dos destinatários.

Se a empresa está abordando exatamente aquilo que seu contato deseja, então é natural que a relevância do e-mail seja muito maior para ele.

Todo o processo de segmentação é muito dinâmico, por isso, as categorias são ajustadas de acordo com a revolução no comportamento do usuário.

Para uma oficina especializada em troca de disco de embreagem, isso é muito interessante porque os conteúdos serão direcionados e capazes de atender às necessidades das pessoas que mudam constantemente.

Além dos testes A/B, a IA realiza outros para analisar elementos como chamada para ação, textos e imagens. Esses recursos ensinam a tecnologia em tempo real e aumenta sua capacidade de maximizar as taxas de cliques.

Essas ferramentas contam com algoritmos de análise preditiva que identificam padrões para indicar as chances de um usuário clicar em determinado tipo de conteúdo.

São previsões úteis para personalizar os conteúdos e assim receber mais cliques em qualquer link que esteja dentro da mensagem.

Uma empresa especializada em demarcação de vagas para estacionamento pode usar o recurso para ajustar o layout das mensagens e fazer com que a experiência seja mais consistente e atraente.

É algo que melhora a usabilidade, portanto, também eleva as chances de cliques nas campanhas realizadas pela empresa.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias de marketing digital, além de ser acessível para negócios de todos os portes e segmentos.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, ficou mais fácil desenvolver conteúdos e assuntos que realmente interessam ao público-alvo das campanhas.

Isso torna os investimentos muito mais assertivos, ou seja, a empresa não desperdiça seu orçamento com estratégias falhas ou que não trazem os resultados esperados. Desse modo, os retornos financeiros serão muito mais satisfatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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