Instrumental Sesc Brasil encerra o ano com destaques femininos da música instrumental

 

 

As convidadas são a violeira pernambucana Laís de Assis, vencedora do Prêmio Profissionais da Música
em 2020 e 2023, na categoria Violas e Violeiros, e a violonista mineira Ana Clara Guerravencedora do
22° BDMG Instrumental. Laís Guerra também realizará uma masterclass no dia seguinte ao seu show  
 

Laís de Assis (foto: José de Holanda) e Ana Clara Guerra (foto: Daniela Paoliello)
 Imagem divulgação: LINK 


 

Para encerrar a temporada de shows de 2023, o Instrumental Sesc Brasil (ISB) realiza duas apresentações protagonizadas por mulheres no mês de dezembro. Os shows ocorrem no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, sempre às terças-feiras, 19h; e também são transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do ISB.  

 

A primeira convidada é a violeira Laís de Assis, no dia 5, que se apresenta em trio de viola, percussão e tuba, e traz o repertório de seu disco autoral mais recente, "Ressemântica", além de releituras de músicas de Lia de Itamaracá, Moacir Santos, e de frevos clássicos. Além da apresentação musical, Laís de Assis também ministrará uma masterclass gratuita, no dia 6, sobre técnica interpretativa e composição para a viola de 10 cordas.

 

Na semana seguinte, dia 12a violonista Ana Clara Guerra apresenta com seu quarteto, que integra violão, flauta transversal, bateria e contrabaixo, um show que mistura choro, samba, baião e influências das manifestações do Congado do interior de Minas Gerais. Este será o último show do ano e contará com a participação especial da pianista Luísa Mitre como convidada da noite.

 

As apresentações são gratuitas e abertas ao público. Para assistir ao show, basta retirar o ingresso no dia de cada apresentação, a partir das 12h, online, no site Central de Relacionamento Digital ou App Credencial Plena Sesc SP, e a partir das 14h, presencialmente, nas bilheterias das Unidades do Sesc.

 

O Instrumental Sesc Brasil é um projeto pioneiro de música instrumental do Sesc São Paulo, criado há mais de 40 anos, e promove o encontro de artistas das mais variadas vertentes musicais.

 

Acompanhe as informações completas da programação.

 

Instrumental Sesc Brasil 

Terças, 19h
Teatro Anchieta (Sesc Consolação)
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do ISB

 

5/12 
Laís de Assis 

A violeira pernambucana Laís de Assis apresenta o repertório do disco autoral lançado em 2021, "Ressemântica", além de releituras de músicas de Lia de Itamaracá, Moacir Santos, e de frevos clássicos. Laís é acompanhada pelos músicos que formaram a banda base do disco: Alex Santana (tuba) e Gilú Amaral (percussão); os três são postos em um diálogo sonoro, buscando diferentes texturas timbrísticas a partir dos elementos da música nordestina e explorando o improviso. 

 

Laís de Assis é violeira, violonista, arranjadora, pesquisadora e arte-educadora. Formada em viola de dez cordas e violão popular, ela é graduada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco, e mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba. A artista tem como maior fonte de inspiração o universo da música popular nordestina e suas ancestralidades; a partir disso, busca construir diferentes imagens sonoras, experimentando diversos ponteados e abordagem do improviso traduzidos para o instrumento. Participou de diversos festivais como a Oficina de Música de Curitiba (2023), Festival Internacional de Garanhuns (2022), entre outros. Recebeu o Prêmio Profissionais da Música em 2020 e 2023, na categoria Violas e Violeiros.

6/12 

Masterclass com Laís de Assis 

 
A violeira Laís de Assis realiza masterclass no dia 6, quarta, às 20h, pelo Centro de Música do Sesc Consolação. Nesta atividade, Laís conversa sobre sua técnica interpretativa e de composição para viola de 10 cordas. A atividade oferece uma prática coletiva para participantes que trouxerem seus instrumentos. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, no Centro de Música. 

 

12/12 

Ana Clara Guerra  

 

A violonista mineira Ana Clara Guerra, vencedora do 22° BDMG Instrumental, mostra sua diversidade estilística com choro, samba, baião e influências das manifestações do Congado do interior de Minas Gerais. Além de suas composições premiadas e inéditas, Ana Clara apresenta obras da convidada Luísa Mitre, pianista e compositora de Belo Horizonte, conhecida por sua pesquisa na música popular brasileira. Ana Clara Guerra é acompanhada por Jack Will (bateria), premiado nesta edição do BDMG como melhor instrumentista, Gabriel Rimoldi (flauta transversal) e Eduardo Coelho (contrabaixo).

 

Ana Clara é uma violonista e compositora com graduação e mestrado em Música pela Universidade Federal de Uberlândia. Sua obra tem maior ênfase na música eletroacústica, trilhas sonoras e composições instrumentais. Recebeu o Prêmio Jovem Instrumentista BDMG em 2020, venceu o Concurso Sons da Cidade de Belo Horizonte em 2021 e conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Música das Minas Gerais em 2022. Ela também é membro da Associação Internacional de Violonistas Compositoras (AIVIC).

 

Transmissão ao vivo e interação com o público         

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil . Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.         

       

Inscreva-se também no canal Link e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.       

       

Instrumental no SescTV          

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.         

       

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30, no canal do SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.    

   

Para sintonizar o SescTV:       

Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.     

Nas redes sociais: @sesctv      

       

Teatro Anchieta        

Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) - uma das maiores pianistas brasileiras da história - em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.       

    

Sesc Consolação       

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo         

Metrô Higienópolis-Mackenzie       

Informações: (11) 3234-3000       

Site Sesc Consolação      

Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao       

Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do ISB

  

Horário de Funcionamento         

Terça a sexta, das 10h às 21h30  

Sábados, 10h às 20h

Domingos e feriados, das 10h às 18h

Postar um comentário

0 Comentários