O site institucional é um elemento muito importante porque ajuda a construir a presença online da empresa.
Por meio dele, as pessoas conseguem encontrar informações sobre a empresa a qualquer momento e de qualquer lugar.
Mas ele precisa de visibilidade, por isso, o artigo vai mostrar algumas estratégias para aumentar a visibilidade do site, por que investir em SEO, a importância das redes sociais para promovê-lo e as métricas para avaliar a estratégia.
Aumentando a visibilidade do site em 3 passos
Existem algumas estratégias indispensáveis para aumentar a visibilidade do site na internet, e entre elas estão:
Criar conteúdo de qualidade
É indispensável produzir conteúdo de alta qualidade e relevante para o público-alvo, e ele pode assumir vários formatos, como:
Textos no blog;
Vídeos;
Infográfico;
Artigos.
É fundamental se certificar de que o conteúdo é informativo, envolvente, bem pesquisado e que se aprofunda no tema proposto.
Participar das redes sociais
As empresas precisam estar ativas nas redes sociais relevantes para sua audiência, mantendo os perfis sempre atualizados com conteúdos relevantes.
Uma empresa de portaria virtual Campinas, por exemplo, procura interagir com as pessoas por meio de publicações e outras estratégias que envolvem o site.
Investir em SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que ajuda o site a aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Uma de suas ações mais importantes é a pesquisa de palavras-chave, que nada mais é do que os termos usados pelos usuários para pesquisar as informações que precisam.
O design da plataforma deve ser responsivo para que o usuário possa acessar suas páginas por meio de qualquer tipo de dispositivo, tanto um computador quanto um celular.
Por que investir em SEO?
Investir em SEO é crucial para que o site institucional atenda às exigências do Google e com isso possa ser bem ranqueado nos resultados de pesquisa.
Ele consegue impactar a visibilidade da empresa porque a página vai aparecer entre as primeiras colocações e, com isso, vai permitir que mais pessoas conheçam o negócio.
Também é a melhor forma para que uma empresa especializada em rastreamento de frotas com tecnologia GPS possa obter tráfego orgânico e reduzir as despesas com estratégias pagas, como os anúncios.
Além de aumentar a visibilidade, as estratégias de SEO também conseguem transmitir mais credibilidade e confiança para as pessoas, além de alcançar o público-alvo ideal do negócio.
O papel das redes sociais
As redes sociais ajudam a promover o site porque aumentam a visibilidade, afinal, quando uma marca compartilha seus conteúdos nessas plataformas, consegue expor os materiais para uma quantidade maior de pessoas.
Publicar links para artigos, materiais de blog, produtos e serviços do site nas redes sociais vai direcionar tráfego relevante para as páginas correspondentes. Isso é muito importante porque quanto maior o número de visitas, mais chances de conversão.
Esses canais também são muito úteis porque permitem que a empresa se envolva com a audiência e interaja por meio de comentários, curtidas, compartilhamentos e mensagens.
Ao longo do tempo, o relacionamento entre a companhia e seus visitantes vai incentivar o consumo dos conteúdos e as conversões.
As redes sociais também são ótimas plataformas para promover conteúdos de maneira estratégica, depois um fabricante de portão basculante com social pode postar artigos, infográficos e vídeos que chamam a atenção da audiência.
Métricas que devem ser monitoradas
Para avaliar o desempenho do site, existem algumas métricas que precisam ser monitoradas pela empresa. Uma delas é o tráfego total e está relacionada ao número de visitantes que acessaram o site em determinado período.
Também é interessante avaliar o tráfego orgânico, depois ele mostra o número de visitantes que chegam ao site com a ajuda dos buscadores.
A taxa de rejeição também é indispensável porque mostra as pessoas que saíram do site após visualizar uma página rapidamente, sem realizar nenhum tipo de ação.
Para um fabricante de portão de correr lateral, é uma forma de descobrir se existe algum elemento na página que não está funcionando adequadamente.
Também é interessante avaliar o tempo médio de permanência, que mostra quanto tempo as pessoas passaram dentro da página e indica o nível de envolvimento do usuário com o conteúdo.
Considerações finais
O site institucional é uma plataforma imprescindível para qualquer negócio que queira construir uma presença online positiva.
Pode-se dizer que ele é a base de todas as outras estratégias de marketing digital, portanto, deve fazer parte do planejamento.
Mas além de construir um site, é indispensável investir em estratégias para aumentar sua visibilidade na internet.
A visibilidade é primordial para aumentar o número de visitantes e com isso ter mais chances de conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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