E-mail Marketing eficiente: conversões em destaque

 


Diante das novas dinâmicas digitais, uma série de demandas passaram a fazer parte das estratégias das empresas. Por isso, é essencial que haja uma compreensão a respeito da capacidade de conversão que há dentro do E-mail Marketing.

Com o passar dos anos, algumas dinâmicas foram sendo incorporadas pelo mercado, tornando-o cada vez mais complexo e fundamentado em perspectivas que, até os dias de hoje, acabam surpreendendo por suas capacidades de lidar com resultados.

O primeiro elemento a ser pensado é o marketing, elevando suas capacidades para uma lógica cada vez mais objetiva, baseando-se em uma série de dados e outros pontos que podem fazer toda a diferença em um segmento.

Crescer com base nessas estratégias passou a ser uma ordem natural do mercado, o que fez com que as empresas sempre tivessem que estabelecer algum tipo de vínculo com os elementos midiáticos mais diversos.

No primeiro momento, o marketing estava destinado a uma lógica de elaboração de impulsos de consumo, mas, com o passar dos anos, esses pontos foram mudando cada vez mais.

Atualmente, ele é representado a partir de uma série de ferramentas que possibilitam o reconhecimento de uma marca em um segmento de mercado e, também, suas fundamentações de crescimento.

Esses elementos possuem uma fundamentação histórica bastante importante, já que não há como pensar em outros elementos que conseguiram fazer com que as empresas tivessem um crescimento tão grande.

O fato é que do rádio até a televisão, o marketing tradicional cumpriu o seu papel com maestria, elaborando as mais diversas possibilidades de interações com o mercado e, agora, é a vez do mundo digital mostrar a que veio.

Marketing digital e a personalização

Durante muitos séculos, o comércio manteve sua base bastante restrita a uma cobertura pequena, mas de extrema personalização, conseguindo lidar com os clientes de forma bastante objetiva.

Esse é um elemento que ainda se manifesta em comércios de bairro ou em empresas que lidam com o atendimento presencial, como é o caso de uma oficina mecânica que lida com aplicação de película veicular.

No entanto, com o surgimento das mídias de ampla cobertura, o que era uma possibilidade de elaborar bons impactos, passou a ser um fator bastante complexo, uma vez que, quanto mais pessoas eram atingidas, menor era a personalização.

Sendo assim, um comercial de televisão que, via de regra, poderia aparecer para uma série de pessoas, não conseguiria ter um impacto tão qualificado dentro das subjetividades de cada espectador.

Logicamente, algumas posturas foram sendo assumidas a fim de modificar esses elementos, como é o caso da segmentação em canais à cabo ou em programações específicas com audiências menores, porém mais qualificadas.

Desse modo, alguns canais passaram a se especializar em venda de artigos para o lar, o que deu sustentação para uma série de anúncios que poderiam abranger cortina persiana, tapetes ou móveis.

Com o surgimento da internet, o desafio de unificar a cobertura alta com a personalização passou a ter algumas perspectivas de resolução, o que, nos dias de hoje, já pode ser percebido de forma mais ampla.

Nesse contexto, é possível pensar em uma série de ferramentas que conseguem ter uma segmentação específica, mas sob uma lógica mais abrangente, o que pareceria impossível em outros tempos.

Isso se dá, sobretudo, por causa da capacidade que as ferramentas digitais têm de lidar com um amplo número de usuários, mas de forma mais objetiva, o que pode gerar personalização de anúncios até mesmo para um exame para gatos.

Qual o papel do E-mail Marketing?

Baseando-se em todos esses pontos, uma das ferramentas que acabam se destacando dentro desses padrões é, justamente, o e-mail como um mecanismo de personalização de impacto, mas sob uma ótica de alta cobertura.

Essa afirmação pode parecer estranha, uma vez que essa é uma ferramenta que acaba sendo bastante específica. No entanto, hoje em dia, há uma série de mecanismos que podem otimizar milhares de envios em poucos segundos.

Seja como for, o e-mail ainda é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo digital, uma vez que ele é a base de uma série de logins e de formalizações das mais diversas naturezas.

Dessa forma, o E-mail Marketing consiste em envios bastante direcionados para os clientes, podendo interferir de forma bastante objetiva em algumas dinâmicas de conversão de leads.

Como foi dito anteriormente, o mundo digital possui uma série de ferramentas para atrair os clientes, o que, via de regra, acaba apelando para algumas perspectivas importantes, como é o caso da necessidade de conversão frente aos investimentos feitos.

Portanto, um cliente que entrou em um site para comprar esquadrias de alumínio, mas saiu, ao receber um e-mail, pode ter uma dinâmica mais objetiva de impactos, garantindo-lhe uma dinâmica de conversão.

É possível, com isso, apontar para uma série de benefícios que é possível ter a partir do E-mail Marketing:

  • Maior conversão;

  • Redução de custos;

  • Relacionamento com o cliente;

  • Fidelização.

Esses são elementos que possuem a capacidade de lidar de forma contínua com as dinâmicas mais objetivas dos clientes, o que pode ser um fator bastante relevante.

Qual o papel da personalização?

A personalização é um dos pontos centrais para elaboração de um bom E-mail Marketing, uma vez que ela consegue lidar de forma bastante objetiva com o cliente, mostrando um certo cuidado da empresa.

Assim, ao entender que um determinado público pode ter um interesse a respeito dos métodos da psicopedagogia, é possível garantir uma abordagem que consiga lidar com essas demandas de forma mais específica.

Nesse sentido, a personalização não funciona apenas como uma elaboração do nome do destinatário, mas, sim, a partir de uma percepção de que o remetente teve um cuidado ao abordar aquela estratégia.

Esses são pontos que podem fazer a diferença na hora de pensar nessas estruturas e, portanto, é necessário que haja uma orientação que consiga lidar com esses elementos de personalização.

Como pensar em um bom CTA?

Garantir uma dinâmica de personalização pode ser fundamental, mas é preciso que a empresa consiga ir além, garantindo uma orientação do cliente para algumas ações.

O Call to Action, também conhecido como CTA, pode ser representado por uma série de gatilhos que podem levar o cliente a alguma interação específica.

Sendo assim, frases como “visite a nossa página”, “solucione seus problemas” e outros mecanismos podem ajudar.

Nesse sentido, é imprescindível que essas interações sejam orientadas por uma perspectiva persuasiva, principalmente dentro de uma dinâmica de copywriting.

Portanto, um escritório que trabalha com emissão de laudo de estanqueidade central de GLP pode deixar o assunto mais fluido e interessante para o cliente.

Métricas: um fator determinante

É essencial, também, o pensamento que consiga lidar com as métricas, uma vez que elas acabam representando os indicadores mais adequados para entender os rumos de uma campanha.

Do ponto de vista do marketing digital, há uma série de elementos que podem ser pensados para estruturar uma boa avaliação, o que, em grande medida, pode funcionar, também, para o e-mail.

Acaba sendo fundamental para uma companhia que está enviando proposta de serviços a respeito de um LTCAT construção civil que haja uma compreensão a respeito dos retornos que aquela postura está trazendo. Por isso, alguns elementos podem ajudar:

  • Taxa de abertura;

  • Taxa de conversão;

  • ROI;

  • Retenção.

Cada um desses indicadores acabam funcionando como uma espécie de elaboração que, via de regra, pode lidar com uma análise precisa de resultados.

Quais são os elementos essenciais de um e-mail?

A partir do momento que o e-mail entrou na caixa de entrada do cliente, a decisão de abri-lo ou não acaba dependendo de alguns fatores essenciais.

Por isso, é essencial perceber quais são esses elementos que irão trazer o cliente para as dinâmicas esperadas.

Um bom título

O assunto do e-mail, nesse caso, pode ser encarado como título, também, e, por isso, é essencial que ele seja atrativo o suficiente para atrair um clique.

Conteúdos bem elaborados

Além disso, os conteúdos precisam estar de acordo com o que se espera dessas empresas, uma vez que o cliente precisa ter algum tipo de conexão com aquele material.

Nesse contexto, se ele pesquisou por uma piscina sob medida preço, é possível que um conteúdo sobre esse tipo de assunto possa interessar.

Consentimento

Esse é um fator que acaba funcionando em duas frentes, uma que ocorre antes do primeiro e-mail e uma que vem depois.

Então, para capturar os dados do cliente, é indispensável que fiquem claras as intenções da empresa e, além disso, depois, o cliente precisa ter meios para poder cancelar seu cadastro.

Considerações finais

As dinâmicas digitais do marketing, de fato, conseguiram modificar as mais diversas orientações empresariais.

Por esse motivo, torna-se essencial que haja uma percepção de como elaborar uma boa lógica de E-mail Marketing.

A garantia de que esses pontos poderão incidir em uma personalização, por exemplo, pode ser fundamental para um bom impacto.

Portanto, munir-se de todas as complexidades dessas estratégias acaba sendo determinante para uma boa dinâmica de impacto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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