LATAM recebe no Brasil primeira aeronave abastecida com Combustível Sustentável de Aviação (SAF)

 


Novo A320neo foi incorporado à frota da companhia após voo da fábrica da Airbus em Toulouse (França) para Fortaleza (Brasil) utilizando 30% de combustível sustentável produzido com óleo de cozinha usado


Chegada da aeronave é mais um passo na estratégia da LATAM para ter uma das frotas mais modernas e eficientes da América do Sul, com mais de 100 aeronaves da família A320neo até 2030

Santiago (Chile), 14 de julho de 2023 - O grupo LATAM e a Airbus realizaram o primeiro voo de entrega de aeronave (Ferry Flight) utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O novo A320neo da frota da LATAM realizou o trajeto entre a fábrica da Airbus em Toulouse (França) e Fortaleza (Brasil) com 30% de SAF produzido a partir de óleo de cozinha usado e misturado ao combustível convencional. A chegada da aeronave representa mais um passo da companhia para redução do uso de combustível e das emissões de CO2. 


Até 2030, a LATAM prevê ultrapassar a marca de 100 aeronaves da família A320neo em toda a sua operação. Até o final de 2023, o grupo deve ter pelo menos 31 aeronaves do modelo em operação, alcançando uma frota de 323 aviões no total. As novas aeronaves complementam a frota de última geração da LATAM, tornam a companhia em uma das mais modernas e eficientes da América do Sul e ampliam ainda mais sua conectividade. Atualmente, o grupo opera 1.500 voos diários para 147 destinos em 24 países.


O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. O montante de 30% de SAF incorporado ao combustível utilizado no voo possui um fator de redução de aproximadamente 80% do ciclo de vida do CO2 na comparação com o combustível convencional, de acordo com o Default Life Cycle Emissions Values for CORSIA Eligible Fuels, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). 


"Este voo é resultado da sinergia de trabalho entre LATAM e Airbus, e representa um dos avanços mais concretos do grupo em sua agenda de uso do SAF. No ano passado, anunciamos nosso interesse de alcançar 5% de uso de SAF até 2030, privilegiando a produção na América do Sul. Esta decisão está baseada na nossa convicção de que os combustíveis sustentáveis de aviação serão importantes para a descarbonização de toda a nossa indústria", afirma Ramiro Alfonsín, CFO do Grupo LATAM


O executivo complementa: "a quantidade de SAF disponível a nível mundial atualmente é limitada, e o acesso a este combustível na América do Sul continua sendo um dos grandes desafios que enfrenta a descarbonização da indústria. A América do Sul tem um grande potencial de produzir o SAF, e com ele trazer contribuições significativas à ação climática. Por isso, é importante avançar em uma agenda que envolva os diferentes setores para promover sua produção em nossa região"


O A320neo oferece economia de combustível de 15% se comparado à tecnologia anterior da Airbus, podendo chegar a 20% em voos longos. De acordo com dados da fabricante, desde sua chegada ao mercado, a família A320neo evitou a geração aproximada de 20 milhões de toneladas de CO2 e uma redução de até 50% de poluição sonora. 


Em 2021, o grupo LATAM lançou uma nova estratégia de sustentabilidade com metas desafiadoras: quer que o SAF responda por 5% de todo o combustível consumido em suas operações até 2030, alcançar a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, eliminar o plástico de uso único até 2023 e ser um grupo zero resíduos para aterros sanitários até 2027 com a finalidade de contribuir com a proteção dos ecossistemas da América do Sul pelos próximos 30 anos.

Novo A320neo foi incorporado à frota da companhia após voo da fábrica da Airbus em Toulouse (França) para Fortaleza (Ceará) utilizando 30% de combustível sustentável produzido com óleo de cozinha usado (Imagem: Divulgação LATAM)

Sobre o Grupo LATAM


A LATAM e as suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe.


O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas cargueiras do grupo LATAM, com uma frota combinada de 18 aeronaves cargueiras, que aumentará gradativamente para um total de até 19 até 2024. Essas afiliadas cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.


Mais informações financeiras em www.latamairlinesgroup.net

www.latam.com

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