Toda programação é gratuita e precisa de inscrição prévia dos participantes
A Semana do Meio Ambiente está presente na programação de junho dos museus da Fundação Energia e Saneamento. A agenda inclui o aniversário do Museu de São Paulo, lives, trilha na Mata Atlântica e mediação lúdica sobre energia e sustentabilidade. As atividades são gratuitas e parte delas exige inscrição prévia. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho.
A data foi criada em 1973 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para alertar sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. O tema ganhou maior relevância nas últimas décadas com os impactos negativos de ações humanas sobre a natureza e a mudança climática. A preservação dos recursos naturais é também missão da Fundação Energia e Saneamento, que promove uma série de atividades em seus museus para marcar a Semana do Meio Ambiente.
São Paulo
O Museu da Energia de São Paulo a comemoração do aniversário do museu, a ser realizada no dia 10 de junho, das 14h às 17h, com uma visita temática, mostra de curtas sobre ciências para crianças e adolescentes e ação educativa. O Museu completa 18 anos no dia 7 de junho. Todo o evento será baseado no tema principal do Museu: energia, com abordagens científicas e históricas, através dos curtas e da ação educativa. A atividade busca estimular uma visão crítica dos visitantes a partir da história do Museu e da energia elétrica. As inscrições, para até 20 vagas, podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição.
O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em 7 junho de 2005, é um espaço aberto à comunidade. Em suas salas, equipamentos interativos e atividades como jogos e projeções de filmes convidam os visitantes de todas as idades a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. A história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos também está presente nas salas do museu.
O edifício-sede do Museu é outra atração. Construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade, o palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.
Salesópolis
O Museu da Energia de Salesópolis vai promover duas lives, com convidados especiais, e uma trilha por trecho remanescente da Mata Atlântica para celebrar a Semana do Meio Ambiente. As lives sobre o tema “Sustentabilidade: O que sua região tem feito?”, nos dias 6 e 7 de junho, são abertas a todos os interessados e poderão ser acompanhadas pelo canal do Museu no YouTube.
As lives têm como proposta apresentar exemplos de ações e projetos viáveis de sustentabilidade implementados na região do Alto Tietê, além de tratar da atual situação e de projetos futuros dos resíduos sólidos. Foram convidados para participar do encontro online profissionais da área que têm feito a diferença na região do Alto Tietê, levando ao público informações importantes sobre sustentabilidade, para que torne-se uma pauta constante no calendário de todos.
No dia 6 de junho, às 16h, a live terá como convidada especial a diretora de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, representante do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e suplente na Câmara Técnica de Meio Ambiente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Solange Wuo. O debate será mediado por Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis.
Já no dia 7 de junho, às 11h, a live terá participação da pedagoga e cofundadora da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa, e do secretário municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agronegócio e Regularização Fundiária de Salesópolis, Douglas Batista. O encontro será mediado por Fernando Maia, educador do Museu da Energia de Salesópolis.
Também na Semana do Meio Ambiente a unidade de Salesópolis realiza a Trilha da Fenda, no dia 10 de junho, às 10h. Os participantes vão se aventurar por trechos remanescentes da Mata Atlântica, onde poderão interagir e contemplar a natureza, rumo a uma fenda natural entre áreas rochosas, onde está a Cachoeira dos Freires, formada pelas águas do Rio Tietê. O passeio busca promover uma reflexão sobre a importância da preservação da mata, os benefícios de conservá-la, além de proporcionar uma caminhada em meio à natureza. As inscrições, para até 15 pessoas, devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org
Programação de junho
Museu da Energia de São Paulo
Comemoração do Aniversário do Museu da Energia de São Paulo
10 de junho
14h
Público livre
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição
Museu da Energia de Salesópolis
Live “Sustentabilidade: O que sua região tem feito?”
6 de junho às 16h
Convidada Solange Wuo, mediadora Simone Villegas
7 de junho às 11h
Convidados Roseli Barbosa e Douglas Batista, mediador Fernando Maia
Trilha da Fenda
10 de junho
10h
Público a partir de 7 anos
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
CESP
PATROCINADOR MASTER
CTG Brasil
APOIADOR
Bayer Brasil
Instagram: @museudaenergia
Facebook: Link
YouTube: Link



0 Comentários