O impacto do marketing sensorial na experiência do cliente



Marketing sensorial é uma estratégia que se baseia no uso de diferentes sentidos, tendo como propósito conquistar a atenção dos clientes. Ajuda a criar uma atmosfera ideal para as vendas, trabalhando de maneira subjetiva e personalizada.

Cada um dos sentidos do corpo humano contribui para desenvolver o clima de vendas e trabalhar o funil de maneira mais focada.

As estratégias de marketing que existem hoje em dia têm como objetivo tornar o processo de compra mais natural e oferecer mais autonomia para o cliente. Um exemplo disso é o marketing de conteúdo, mas o marketing sensorial é uma boa alternativa.

Quando a marca explora os sentidos das pessoas, aumenta as chances de fechar negócio e gera resultados muito melhores. Isso porque durante o processo de compra, o cliente tem contato com o produto de maneira mais complexa e impactante.

A venda não se limita apenas a mostrar a oferta, por meio de um anúncio online ou na gôndola do supermercado. A estratégia vai mais além, mas é necessário conhecer alguns aspectos sobre ela.

Este artigo vai mostrar os elementos sensoriais mais importantes, como os clientes reagem a eles e por que o uso desses elementos é eficaz na hora de construir a experiência do cliente.

Estímulos sensoriais mais impactantes

O marketing sensorial tem como objetivo estimular os 5 sentidos do corpo humano, que são:

  • Audição;

  • Visão;

  • Tato;

  • Paladar;

  • Olfato.

Eles ajudam a construir uma atmosfera positiva para as vendas e constrói um processo subjetivo. A audição, por exemplo, é uma ferramenta de associação subjetiva e transforma a experiência em algo mais agradável.

Por exemplo, na sala de espera de uma clínica de psiquiatria, a música ambiente, por meio de uma playlist bem elaborada, deixa o momento mais agradável e o paciente se sente menos ansioso.

A mesma coisa acontece em uma loja, mas para trabalhar a audição, é necessário considerar alguns aspectos como o tipo de música, volume e disposição das caixas e como isso vai ser feito.

O tato é um sentido que parece um pouco mais difícil de ser explorado, principalmente em alguns segmentos de atuação. Mas no caso de uma loja de móveis, os clientes podem tocar as peças para sentir seu conforto.

Mas ele também pode ser trabalhado na recepção de uma empresa, com um sofá confortável para quem está aguardando uma reunião ou qualquer outro visitante.

A visão é o sentido mais trabalhado, principalmente durante as vendas. A imagem ajuda a criar uma unidade para a marca, por meio de elementos como cores, formas e fontes.

Dentro de um centro recuperação dependência químico, é muito importante trabalhar com unidade de marca na fachada, na sala de espera, no local onde os visitantes dos internados se reúnem e até mesmo nos aposentos.

O paladar é muito bem aproveitado na demonstração de produtos em um supermercado, em uma padaria que oferece uma degustação, pelos restaurantes e assim por diante.

Mas ele também pode ser trabalhado por outros segmentos, por exemplo, em um salão de beleza que oferece café e um lanche para o cliente.

Por fim, o olfato é um sentido que pode ajudar a criar uma lembrança, e se for bem trabalhado, a associação acontece instantaneamente por parte do cliente.

Empresas do ramo alimentício, como restaurantes, lanchonetes e padarias, têm mais facilidade para trabalhar o olfato, mas uma loja de roupas pode fazer a mesma coisa.

Uma das maiores marcas de calçados do mundo tem um cheiro característico, que além de ser uma de suas características, consegue atrair as pessoas.

Como os clientes reagem?

Trabalhar o marketing sensorial é trabalhar sentidos diferentes, algo que está além da visão, que costuma ser a primeira coisa pensada pelo vendedor.

Uma empresa especialista em consultoria ambiental consegue até mesmo criar uma impressão positiva para a sua marca, e a reação dos clientes é bem variada.

Isso porque eles podem se identificar com a companhia, despertar o desejo de compra e voltar mais vezes para comprar. As pessoas sentem que estão tendo uma experiência única com a marca e passam a enxergá-la como inovadora.

Também criam lembranças que são ativadas toda vez que são expostos a algum estímulo sensorial. É exatamente por isso que esse tipo de marketing é uma ótima alternativa aos modos tradicionais de divulgar produtos e serviços.

Os consumidores passam a se relacionar com a empresa de maneiras diferentes e a ação ainda consegue fazer com que essas pessoas voltem mais vezes para comprar.

Impactos na experiência do cliente

Os elementos sensoriais são muito eficazes para construir a experiência do cliente, isso acontece porque ele cria vínculos emocionais com o consumidor, explora as ofertas de maneira diferenciada, além de fidelizar e encantar os clientes.

Para um fabricante de grua bichinhos, é uma forma de estimular o desejo de compra, sem empurrar os produtos, além de desenvolver uma identidade única e inovadora para o negócio.

Investir em uma propaganda de TV é algo que, além de carro, pode ser substituído por outras estratégias, como no caso do marketing de influência.

Também existe o fato de que a transformação digital aumentou muito a competitividade no mercado e as organizações perceberam a necessidade de trabalhar com estratégias voltadas para atração e retenção de clientes.

Muitos negócios se perguntam como conquistar a confiança do público na era da informação, e a resposta para isso é criar experiências genuínas.

O vendedor precisa apresentar o produto e falar sobre os seus benefícios, mas a empresa como um todo também deve se encarregar de fazer com que suas soluções sejam compreendidas pelas pessoas, antes mesmo de conhecerem as ofertas.

Se a recepção de uma clínica de psicólogo infantil especialista tdah souber transmitir uma sensação de aconchego, positividade e bem-estar, acaba criando uma atmosfera favorável para seus pacientes.

As organizações devem desenvolver ambientes e situações propícias para que as pessoas se lembrem delas em qualquer lugar. São lembranças que acontecem quando o público ouve uma música, sente um cheiro ou visita um lugar.

São lembranças instantâneas e constantes que fazem toda a diferença para os resultados, mas isso só acontece se a organização souber aplicar o marketing sensorial.

Dicas de marketing sensorial

É possível explorar o marketing sensorial de várias maneiras. Por exemplo, a visão é trabalhada pela própria mercadoria dentro da loja, mas o ponto de venda precisa ser preparado para atrair o cliente.

A organização deve chamar a atenção das pessoas para o que é mais relevante em sua jornada de compra, e isso se faz com intensidade, contraste, movimento e incongruência.

Mas uma clínica de aplicação de toxina botulínica preventivo também pode usar uma playlist para trabalhar a audição dos seus clientes.

Músicas clássicas transmitem uma imagem de prestígio e são capazes de aumentar o ticket médio, mas uma loja voltada para a classe C também pode usar uma playlist com músicas populares e que estão fazendo sucesso no momento.

A música é uma excelente alternativa para fazer o cliente se lembrar de alguma coisa, por exemplo, um feriado próximo, uma viagem de férias, entre outras.

Os estabelecimentos comerciais também precisam procurar sua identidade olfativa, compreendendo a filosofia da marca, sua imagem e a mensagem que deseja passar para o cliente.

Até mesmo uma empresa prestadora de serviços construção civil pode aromatizar os ambientes onde recebe os clientes porque, de acordo com pesquisas, isso pode aumentar em quase 15% o desejo de consumo.

Também faz com que o cliente permaneça mais tempo no local, uma vez que ele associa aroma com marca e isso fica marcado em sua mente.

Embora o tato esteja diretamente relacionado com as mãos, a pele toda pode sentir o toque de um produto. Poder provar uma peça de roupas é uma prova disso e até mesmo o chão pode trazer uma sensação mais agradável.

Por fim, estabelecimentos que vendem ou não alimentos podem explorar o paladar, oferecendo café, chá, doces, sucos e água.

Essa estratégia é tão eficiente que muitos salões de beleza e barbearias começaram a unir seus serviços com a disposição de alguns alimentos e bebidas para os clientes.

Considerações finais

Um consultório de acupuntura para gatos que tenha uma recepção agradável, com sofá confortável, música ambiente e café é capaz de fazer com que os clientes voltem mais vezes, e isso se repete com outros segmentos de negócios.

O marketing sensorial não foi desenvolvido à toa, pois os 5 sentidos do corpo humano também podem se transformar em estratégias para atrair os clientes e aumentar as vendas.

Por meio de ações simples, a marca consegue criar uma imagem positiva, atrair os consumidores e melhorar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 


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