Mercadão 115 anos: História, tradição e berço de uma das maiores empresas do Brasil



 

Além de aromas e sabores, o centro de compras de Campinas tem em sua história a origem da Companhia DPaschoal


 

Inaugurado em abril de 1908, um dos maiores patrimônios históricos de Campinas está comemorando 115 anos nesta semana. O Mercado Municipal, tradicional centro de compras da cidade, que oferece temperos, ervas, produtos naturais, além de aromas e sabores de todas as partes do mundo, é também o berço de uma das maiores empresas do setor automotivo do Brasil: a Companhia DPaschoal.


Em uma banca dentro do Mercadão, como o centenário espaço é carinhosamente conhecido, Miguel Paschoal servia café para seus clientes e era conhecido pela sua dedicação e carinho com aqueles que procuravam, além de uma xícara de café, um atendimento diferenciado, o que é até hoje um dos diferenciais das 123 lojas, instaladas em oito estados e mais de 100 municípios do Brasil, da Rede DPaschoal.

 

Anos mais tarde, Miguel fundou o Posto Bonfim, no bairro de mesmo nome, e seu filho Donato, quando assumiu o comando, notou a grande quantidade de pneus em estoque e passou a visitar os pontos de táxi da cidade, oferecendo sua mercadoria aos taxistas. Foi então que, em junho de 1949, Donato inaugurou a DPaschoal & Cia Limitada, apresentando então, o nome fantasia de Casa dos Pneus.

 

Posto Bonfim, fundado por Miguel Pascoal

 
Um dos primeiros anúncios da Casa dos Pneus, em publicação da época

 


Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado pelo então Prefeito Orozimbo Maia, o Mercado Municipal de Campinas segue estilo neomouristico e foi construído para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela Estrada de Ferro Funilense. Tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas), o Mercadão foi um dos primeiros pontos do comércio de Campinas e também foi, por muitos anos, ponto de encontro da elite artística e intelectual da cidade.

 

Depois de algumas reformas e restaurações, o Mercado Municipal de Campinas, que resiste bravamente ao avanço dos supermercados, comemora seus 115 anos esbanjando suntuosidade em seus 73.110 m² de área construída e seus 143 boxes que oferecem desde naftalina, fumo de corda, verduras, legumes frescos, queijos, temperos a equipamentos para pesca, artigos religiosos, sapatos, utensílios de cozinha e muitos outros.

 

O Presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal, destaca a importância do Mercadão de Campinas para o surgimento da empresa e para o princípio das lojas da Rede DPaschoal: o bom atendimento ao cliente. “O Mercadão de Campinas comemora 115 e para nós, da Companhia DPaschoal essa data tem muita importância, pois foi lá que tudo começou. Foi do Mercadão que veio a premissa que seguimos até hoje em todas as lojas da Rede DPaschoal e também nas outras empresas da companhia, que é a excelência no atendimento ao cliente. O Mercado Municipal é a história viva de Campinas, que resiste bravamente ao aumento no número de supermercados pela cidade. Quem não conhece o Mercadão, não conhece a história de Campinas, suas tradições, seus cheiros e seus aromas. Parabéns ao Mercadão pelos seus 115 anos!”, exalta Luis Norberto.

 

O Presidente da Companhia DPaschoal, Luis Norberto Pascoal


 

Sobre a Companhia DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER -- Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 123 lojas em oito estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna, o Maxxi Trainning e o CTTi - Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.

 

Postar um comentário

0 Comentários