Foi para celebrar a diversidade, a qualidade e a paixão pelo cafezinho nosso de cada dia que a Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) e a ICO (International Coffee Organization) decretaram o dia 14 de abril como o Dia Mundial do Café. A bebida é a segunda mais consumida no mundo, só perde para água.
O Brasil é o maior produtor de café no mundo e o segundo maior consumidor do planeta, em média, cada brasileiro consome de 3 a 4 xícaras por dia, sejam elas preparadas em pó, cápsulas e nas mais diferentes técnicas como, por exemplo, o coador de pano, prensa francesa, café turco, moka italiana entre outros.
Os cursos na área também estão em alta e atrai um público com diferentes propósitos. “O curso de Barista recebe um público que realmente quer se aprofundar no assunto café. Temos notado que o perfil é bem variado, desde empreendedores que buscam montar seu negócio, curiosos e apaixonados pela bebida” explica Concetta Marcelina, docente dos cursos da área de barista do Senac São Paulo, que indica equipamentos, acessórios e a técnica para fazer um bom cafezinho em casa.
Café é especial
- Escolha o café brasileiro de sua preferência que tenham atributos sensoriais diferenciados, como doçura, aroma e sabor. A extensão territorial e a diversidade de clima do Brasil garantem qualidades únicas aos cafés, como, por exemplo, a doçura dos frutos de maturação natural e tardia dos cafés da região mogiana; o cítrico dos cafés do cerrado mineiro; os cafés florais e frutados da chapada diamantina e os frutados do sul de minas.
- Adoce o café com moderação, mas se puder evite consumi-lo com açúcar.
Acessórios para garantir sabor e aroma
- A escolha da cafeteira é pessoal e pode variar conforme o método de preparo.
- Compre um moinho para garantir o sabor e o aroma. Você pode escolher entre os modelos manuais (mais precisos, com lâmina de cerâmica) ou modelos elétricos que trituram os grãos.
- Adquira uma balança grama a grama para melhor precisão das medidas do café e água.
Passo a passo para fazer um café muito especial
- Escolha o método e café preferidos (coador de pano, prensa francesa, café turco, moka italiana...)
- Use sempre água filtrada e faça a proporção entre quantidade de grãos e água.
- Aqueça a água até ferver. Depois desligue o fogo e espere que o movimento da água acalme antes de usar.
- Moa o café na hora do preparo.
- Nos métodos filtrados, sempre escalde o porta filtro. A água quente aquecerá a jarra que vai receber a bebida, sem perder caloria.
0 Comentários